Sugestão de Atividade

História afro-brasileira: Conhecendo o Samba de Roda do Recôncavo Baiano

Dirigida para o 3º ano, atividade explora a riqueza desse patrimônio imaterial da humanidade

Desvende a potência dessa manifestação cultural na sugestão de atividade do professor João Gabriel Nganga. Ilustração: Ana Cardoso/NOVA ESCOLA

Manifestação cultural que envolve música e dança, o samba de roda nasce da expressão de negros e negras escravizadas no estado da Bahia, mais especificamente na região do Recôncavo Baiano, ainda no período do Brasil Colônia. Os primeiros registros oficiais dessa tradição datam dos anos de 1860.

Em 2005, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconheceu o Samba de Roda do Recôncavo Baiano como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, importante marco de reconhecimento dessa expressão cultural. 

A atividade a seguir elaborada pelo professor João Gabriel do Nascimento Nganga, doutor em História Social e pesquisador associado do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), trabalha a potência desse patrimônio imaterial da humanidade e propõe uma reflexão sobre a influência negra na criação, difusão e preservação dessa expressão cultural. 

Confira, a seguir, o passo a passo elaborado com apoio da consultora Sherol dos Santos, historiadora, especialista do Time de Autores de NOVA ESCOLA e professora da rede estadual do Rio Grande do Sul.

ATIVIDADE: SAMBA DE RODA DO RECÔNCAVO BAIANO

Trabalhe o ritmo e a história do patrimônio imaterial


Indicado para: Turmas do 3º ano 

Materiais necessários: Para realização em sala de aula: computador, acesso à internet, projetor multimídia e caixa de som (pode ser pequena). Para realização por meio do ensino remoto: computador, acesso à internet e plataformas síncronas (como Google Meet e Zoom). 

Na BNCC: 

EF03HI04 - Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.

EF03HI03 - Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.


PASSO A PASSO

1. 
Prepare-se para a atividade: Para saber mais sobre o tema e preparar o planejamento da atividade, acesse e leia, previamente, o material produzido pelo  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) sobre o Samba de Roda do Recôncavo Baiano. A sugestão é de que você leia as páginas 16 a 25 do documento, disponível neste link. Pesquise também sobre as manifestações culturais de seu município ou região: essas referências serão importantes para o desenvolvimento da aula.


O que é o Samba de Roda do Recôncavo Baiano?

O Samba de Roda do Recôncavo Baiano é tocado por um conjunto de instrumentos musicais: viola, pandeiro, atabaque e chocalho. E é acompanhado por canções e palmas dos “sambadeiros”, nome dados aos participantes. Para alguns pesquisadores, o samba carioca tem parte de suas origens no Samba de Roda do Recôncavo Baiano. E mais: o Samba de Roda do Recôncavo Baiano tem algumas semelhanças com a dança de roda nomeada como “Coco”, que surgiu em Pernambuco no período colonial e tem como influência as culturas africanas (por meio dos africanos escravizados no país) e as culturas indígenas daquela região.


2. Certifique-se de que a turma tenha noções básicas sobre o que é patrimônio cultural (material e imaterial): Retome ou apresente para as crianças o conceito de patrimônio cultural. Você pode saber mais sobre o tema acessando gratuitamente os materiais informativos no site do Iphan. No caso, o Samba de Roda do Recôncavo Baiano é considerado um patrimônio cultural imaterial, definido pela Unesco na Convenção para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, de 2003, da seguinte maneira: 

“Entendem-se por 'patrimônio cultural imaterial' as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural. Este patrimônio cultural imaterial, que se transmite de geração em geração, é constantemente recriado pelas comunidades e grupos em razão de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade e contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana. Para os fins da presente Convenção, será levado em conta apenas o patrimônio cultural imaterial que seja compatível com os instrumentos internacionais de direitos humanos existentes e com os imperativos de respeito mútuo entre comunidades, grupos e indivíduos, e do desenvolvimento sustentável." 

Convenção para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, pág. 4. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Convencao%20Salvaguarda%20Patrim%20Cult%20Imaterial%202003.pdf. Acesso em: 13 de novembro de 2020.

3. Apresente o tema: Provavelmente, muitas crianças já terão ouvido falar em “samba”. De acordo com o verbete do Dicionário Escolar Afro-brasileiro, de Nei Lopes, o termo samba é definido como:

Nome genérico de várias danças brasileiras de origem africana e da música que acompanha cada uma dessas danças. Modernamente, o nome “samba” designa a expressão musical multiforme que constitui a espinha dorsal e a corrente principal da música popular brasileira. De incontestável origem banta, o termo foi, outrora, usado também no Prata, nas formas samba e semba, para designar o folguedo mais comumente conhecido como candombe. 

Dicionário Escolar Afro-brasileiro, Nei Lopes. Pág. 152. Selo Negro Edições (2015)

A partir disso, a sugestão, caso seja aula presencial, é de que todos devam sentar em círculo (lembrando a forma em que acontece o samba de roda) e que o docente solicite aos alunos que falem o que eles sabem sobre esse estilo musical, essa dança, essa manifestação cultural chamada “samba”. 

Caso o município ou região onde a escola está situada possua grupos de samba, mesmo que não sejam de samba de roda, é interessante apresentar para a turma nesse momento. Se possível, pesquise anteriormente e reproduza algumas músicas e passos desses grupos com a turma.

Em seguida, faça uma explanação geral sobre o que é o Samba de Roda do Recôncavo Baiano. Fale como e onde ele surgiu. Por fim, solicite que os estudantes façam, com o auxílio dos familiares, uma pesquisa sobre essa manifestação cultural.

4. Compartilhando as informações: Na aula seguinte, peça que os estudantes compartilhem os resultados de suas pesquisas. Caso a aula não seja presencial ou síncrona (por videochamada), peça que enviem a pesquisa. Isso pode ser feito por meio de um vídeo curto, contando um pouco sobre o que descobriram, uma redação ou, ainda, um desenho ou outra expressão artística. 

5. Reflita com os estudantes: A seguir, exiba o vídeo Samba de Roda do Recôncavo Baiano como disparador para iniciar o diálogo. Ele está disponível no canal do Iphan no YouTube e também abaixo.

Depois de assistirem, converse com a turma sobre a importância do Samba de Roda do Recôncavo Baiano para a cultura brasileira, principalmente no que se refere à influência ao surgimento de outras manifestações culturais, tais como o samba carioca e a bossa nova. 

Ressalte a influência negra na criação, difusão e preservação dessa manifestação cultural, destaque a importância dos sambas de roda para a integração das comunidades, como forma de lazer e também de transmissão de conhecimento

6. Ao final, abra a roda de samba: Depois de compartilharem as informações, para finalizar a atividade, convide a turma para vivenciar uma roda de samba. O disco a seguir, disponível no YouTube, compila canções tradicionais do gênero e pode ser utilizado na atividade:

Caso você esteja dando aula presencialmente, coloque a música para tocar e solicite que os alunos fiquem todos de pé, em roda, com as mãos dadas.

PONTO DE ATENÇÃO: Este conteúdo foi elaborado em 2020, durante a pandemia de covid-19. Caso a atividade seja realizada ainda no contexto da pandemia, respeite os protocolos sanitários de distanciamento social durante todo o processo. 

Caso a atividade seja desenvolvida no ensino remoto, você pode organizar uma roda de samba virtual. Abra uma videochamada com os alunos e toque as músicas do samba de roda. Dica: você pode fazer a videochamada no seu computador e colocar a música no seu celular ou aparelho de som. Dessa forma, todos podem ouvir as músicas. Peça para que todos se levantem, dancem e curtam a música.


PARA SABER MAIS

Mulheres do Samba de Roda
Documentário, 2017, 55 min
Disponível aqui

O documentário traz a história de 16 mulheres “sambadeiras” do Samba de Roda do Recôncavo Baiano, com suas trajetórias e memórias. Este filme nos possibilita, por meio das vozes destas mulheres, compreender um pouco mais da importância dessa manifestação cultural para o Brasil, em especial, para a população negra dessa parte da Bahia. Isso permite conhecer por meio das memórias relatadas aspectos relevantes dessa prática que hoje é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade reconhecido pela Unesco.

Dicionário Escolar Afro-brasileiro
Livro
Nei Lopes, Selo Negro, 176 págs., R$ 39,90 

Em linguagem acessível, o livro compila verbetes, informações e biografias relacionadas ao universo afro-brasileiro. 

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