4 estratégias para melhorar o listening em Inglês
Veja como a professora Arabelle Calciolari investiu em diferentes maneiras para ampliar o vocabulário e melhorar a pronúncia da turma
 
Nada do tedioso "preencha as lacunas do texto". Para apurar o ouvido de seus alunos para a pronúncia e ampliar o vocabulário, a professora Arabelle Calciolari investiu em maneiras diferentes de deixar seus alunos atentos. Confira a seguir:
 1. Anote tudo o que puder
1. Anote tudo o que puder
A professora apresentou em aula o vídeo da música Hello, Goodbye. Após assistir ao vídeo, peça às crianças para anotar no caderno todas as palavras que conseguiram entender. Logo depois, faça a checagem da lista e repasse a pronúncia e a escrita para ver se está tudo correto.É importante considerar que entender que os alunos são capazes de identificar muitas palavras mostra o quanto já sabem.
 2. Está ou não está na música?
2. Está ou não está na música?
Outra canção que a professora Arabelle usou em aula foi Blackbird. Para trabalhar essa música, você precisa preparar algumas coisas: imprimir cópias da letra da música assinada por Lennon e McCartney e recortar pequenos cartões nos quais você vai escrever palavras que constam ou não da letra. Ao começar a aula, explique como será feita a atividade: eles terão de identificar se aquelas palavras aparecem ou não na letra da música. Peça aos alunos para formarem duplas e distribua os cartões para os grupos. Reproduza a música e acompanhe enquanto os estudantes decidem se aquela palavra está ou não está na música. Ao final, distribua a letra da canção para que eles possam ouvir novamente e acompanhar, riscando as palavras que não pertencem à música.
 3. Organize as estrofes
3. Organize as estrofes
Para esta atividade, você precisa imprimir várias cópias da letra e depois separar as estrofes em várias partes (filipetas). Peça aos alunos para formarem duplas e entregue a cada dupla as estrofes cortadas. Peça aos alunos para que coloquem as estrofes na ordem certa, enquanto escutam a música. Ao final da atividade, faça as correções devida e explique sobre o vocabulário que eles não entenderam.
 4. Agora em português
4. Agora em português
Em outra atividade, entregue folhas com as estrofes da canção em português, fora da ordem, na coluna da esquerda. E na coluna da direita, as estrofes em inglês, numeradas, na ordem de escuta. Peça então aos alunos para colocar o número correspondente nas estrofes traduzidas, usando para isso o vocabulário que eles já conhecem.
Mais sobre esse tema
 
       
       
       
       
       
             
             
             
             
            