Para usar com seus alunos

4 estratégias para melhorar o listening em Inglês

Veja como a professora Arabelle Calciolari investiu em diferentes maneiras para ampliar o vocabulário e melhorar a pronúncia da turma

Por Pedro Annunciato

A professora Arabella Calciolari e alguns de seus alunos no submarino amarelo    Foto: Roosevel Cássio

Nada do tedioso "preencha as lacunas do texto". Para apurar o ouvido de seus alunos para a pronúncia e ampliar o vocabulário, a professora Arabelle Calciolari investiu em maneiras diferentes de deixar seus alunos atentos. Confira a seguir:

1. Anote tudo o que puder
A professora apresentou em aula o vídeo da música Hello, Goodbye. Após assistir ao vídeo, peça às crianças para anotar no caderno todas as palavras que conseguiram entender. Logo depois, faça a checagem da lista e repasse a pronúncia e a escrita para ver se está tudo correto.É importante considerar que entender que os alunos são capazes de identificar muitas palavras mostra o quanto já sabem.

2. Está ou não está na música?
Outra canção que a professora Arabelle usou em aula foi Blackbird. Para trabalhar essa música, você precisa preparar algumas coisas: imprimir cópias da letra da música assinada por Lennon e McCartney e recortar pequenos cartões nos quais você vai escrever palavras que constam ou não da letra. Ao começar a aula, explique como será feita a atividade: eles terão de identificar se aquelas palavras aparecem ou não na letra da música. Peça aos alunos para formarem duplas e distribua os cartões para os grupos. Reproduza a música e acompanhe enquanto os estudantes decidem se aquela palavra está ou não está na música. Ao final, distribua a letra da canção para que eles possam ouvir novamente e acompanhar, riscando as palavras que não pertencem à música.

3. Organize as estrofes
Para esta atividade, você precisa imprimir várias cópias da letra e depois separar as estrofes em várias partes (filipetas). Peça aos alunos para formarem duplas e entregue a cada dupla as estrofes cortadas. Peça aos alunos para que coloquem as estrofes na ordem certa, enquanto escutam a música. Ao final da atividade, faça as correções devida e explique sobre o vocabulário que eles não entenderam.

4. Agora em português
Em outra atividade, entregue folhas com as estrofes da canção em português, fora da ordem, na coluna da esquerda. E na coluna da direita, as estrofes em inglês, numeradas, na ordem de escuta. Peça então aos alunos para colocar o número correspondente nas estrofes traduzidas, usando para isso o vocabulário que eles já conhecem.

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