Para usar com seus alunos

Poesia de astronauta e foguete caseiro: inspirações para falar sobre Marte no Fundamental 2

Conheça três sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas com os alunos do 6º ao 9º ano (no ensino remoto ou presencial)

Ilustração de roda de conversa entre alunos e professora em ambiente abstrato com planetas ao redor.
Ilustração: Nathalia Takeyama/NOVA ESCOLA

No Fundamental 2, as possibilidades de trabalhar os temas relacionados a Marte e ao Universo são quase tão ilimitadas quanto o próprio espaço sideral.

Vale desde construir um foguete que é lançado ao ar a partir de uma reação química até conhecer Swati Moha, a engenheira indiana que liderou a missão do rover Perseverance. O importante é instigar a imaginação dos estudantes para que eles formulem suas próprias perguntas e façam suas descobertas.

“Quando eu era aluna, tive de decorar os raios dos planetas, mas essa memorização não me trouxe nada de significativo. A aprendizagem precisa percorrer um caminho de estímulo à curiosidade e fazer relação com os interesses dos alunos e com a nossa vida na Terra”, recomenda Cíntia Diógenes, professora de Ciências da rede de Fortaleza (CE).

Confira abaixo algumas atividades que podem ser realizadas com as turmas de Fundamental 2 no ensino presencial ou remoto.

divisória de atividade

Poesia espacial


Que os engenheiros e cientistas da Nasa são bons de cálculo a gente já sabe. A novidade é que eles também escrevem poemas sobre os planetas e o espaço. Estudar com a turma essa produção é uma oportunidade de ampliar o vocabulário, estudar o gênero literário e ainda discutir os conceitos científicos que eles trazem. Será que a sua turma também se arrisca a escrever um poema sobre Marte? Como inspiração, confira abaixo três poemas escritos por profissionais da Nasa:

Ilustração de objetos usados na atividade 1 de EF2: pemas, lápis e caneta, livros e cadernos.

Rusty red surface
Cratered, layered, rocky plains
Someday we’ll touch Mars

- Tracy Drain, JPL systems engineer

InSight
Heading to Mars, it’s InSight.
For a spacecraft, pretty light!
It launched from the West Coast
Not Florida, like most.
After 300 million miles
Safe landing will bring lots of smiles.

- Lyle Tavernier, JPL education specialist

Sonnet
Shall I compare thee to a Martian day?
Thou art 37 minutes longer and colder
Gentle winds may loft your dusty display
During your summer I would never smolder
Always too intense the radiation does shine
Even when the clouds may cause it to dim
Storms and dust devils appear to align
Seen from orbit, limb to limb
This red majesty can never fade
Iron bound to oxygen, the indubitable rust
A sign of past oceans and atmosphere forbade
Broken magnetic field's trust
So long as humans and robots can see
So long will you always fascinate me

- Fred Calef, JPL data scientist/geologist

Fonte: https://www.jpl.nasa.gov/edu/pdfs/poetry_examples.pdf

divisória

Meu primeiro foguete


Um experimento simples e divertido é construir foguetes de garrafa PET, que são lançados ao ar. Os estudantes vão precisar de alguns itens fáceis de encontrar e um espaço aberto, que pode ser o quintal de casa, o pátio da escola ou uma praça vazia. 

Ilustração de objetos usados na atividade 02 de EF2: garrafas pet, rolhas, bomba, vinagre, bicarbonato, água e filtro de papel.

O canal do YouTube Manual do Mundo explica duas formas simples de fazer um foguete usando poucos recursos. O primeiro, mais simples, utiliza uma garrafa PET, água, uma rolha e uma bomba de encher bola, que é o que faz o foguete disparar pelos ares. O segundo utiliza duas garrafas PET,  uma rolha, filtro de papel, linha, vinagre e bicarbonato de sódio. Aqui, a reação química é a responsável pelo voo.

Após realizarem o experimento, converse com a turma sobre os conceitos de Química e Física envolvidos, e como eles se relacionam com o desafio de lançar um foguete para o espaço.

divisória

A primeira colônia em Marte


Seus estudantes acabaram de chegar a Marte. A porta da espaçonave abre e eles pisam em solo marciano pela primeira vez na história da humanidade: o lugar mais distante em que um ser humano já esteve. E agora? 

O desafio da turma será criar uma história de ficção sobre a colonização do Planeta Vermelho. Ao longo do desenvolvimento de suas narrativas, eles vão precisar pesquisar para criar todo o cenário: por que colonizar Marte? Quem virá para cá? Como será essa colônia? O que precisa ter nela? Como garantir comida, água e ar para todos? E assim por diante. Indique ou forneça sites e reportagens onde eles possam fazer a pesquisa. 

Após a produção dos textos, converse com a turma sobre o que eles aprenderam a respeito de Marte e das condições de vida por lá, e o que isso tem a ver com a Terra e as questões socioambientais.

divisória

Mais sobre esse tema