Diário de Bordo do Astronauta: arquivo para download + instruções para explorar os céus
Escrever observações diárias e descobertas é uma forma diferente de trabalhar a escrita de diários na pandemia no Fundamental 2
O diário de bordo é uma ferramenta importante para todos aqueles que partem em uma expedição. O astronauta Harrison Schmitt, que fez parte da missão Apollo 17 em 1972 e passou horas andando pela Lua, manteve um diário durante sua jornada. Ele registrou problemas técnicos da missão, reflexões pessoais que emergiram ao distanciar-se tanto do planeta Terra e descrições de fenômenos terrestres observados do espaço, como o pôr e o nascer do sol e um arco-íris.
Tal qual um astronauta profissional, a garotada pode experimentar criar um diário de bordo próprio, registrando suas observações e descobertas feitas ao longo do dia. Além de trabalhar o gênero diário, estimular a escrita, a observação e sistematização de informações e dados, essa pode ser uma brincadeira divertida, sobretudo para o período de quarentena, em que as crianças e adolescentes se deparam com uma série de questões e dificuldades.
“É sempre importante trabalhar o lúdico, mas principalmente nesse período de distanciamento, em que as crianças de sentem desmotivadas e, muitas vezes, deprimidas”, observa a professora Denise Chiconato, professora de Ciências na Escola Estadual Victor Maida, em Ibitinga (SP).
O Caderno do Astronauta traz uma página-modelo que pode ser impressa ou replicada em um caderno, com espaço para as crianças anotarem o que julgarem relevante, além de um calendário com eventos astronômicos do ano, dicas de astronautas para lidar com o isolamento social e outros conteúdos.
Mais sobre esse tema