Para usar com seus alunos

Questionário sobre corpo e autoestima

A lista de perguntas entregues aos alunos é muito importante, vai mapear como sua sala de aula se enxerga. Baixe o PDF com as perguntas

Os alunos do professor Luiz Gustavo Bonatto Rufino reunidos em uma roda de conversa na quadra da escola
Os alunos conversam sobre suas respostas ao questionário do professor Luiz Gustavo Foto: Roosevelt Cássio/Nova Escola

O professor Luiz Gustavo Bonatto Rufino começou seu projeto tentando descobrir como os alunos se enxergavam, se eles se aceitavam ou não. A partir desse mapeamento, ele pode desenvolver as atividades.

Uma parte tão importante do projeto merece ser revisitada por seu autor. “Fiz três perguntas muito simples. Mas, às vezes, se você coloca dessa forma, fica muito direto. Para uma criança pode ser que ela responda ou que ela se sinta um pouco coagida. Talvez até não compreenda onde queremos chegar”, diz.

Por causa disso, dessa vez o professor reproduziu o questionário original, com perguntas mais diretas, e acrescentou uma segunda opção, com uma abordagem mais sutil. “Esse diagnóstico não precisa ser [uma resposta] sim ou não, gosta ou não gosta. Porque você não tira essa informação do aluno, ainda mais se ele for tímido ou tiver problemas de autoestima. Você tem de ir contornando”, explica.

Aqui você poderá baixar o PDF com as perguntas em ambas abordagens e recomendações complementares do professor.

BAIXE O PDF