PARA USAR COM OS ALUNOS

Atividade de Língua Portuguesa: trabalhe o futuro do indicativo em tempos de pandemia

Desenvolva a compreensão sobre os diferentes tempos verbais a partir do que os alunos planejam ou pretendem fazer após o controle da covid-19

Ilustração de aluno se olhando no espelho.
Ilustração: Marilia Goldschmidt/NOVA ESCOLA

Fazer planos e projetar o futuro é a essência do trabalho com Projeto de Vida, em qualquer etapa escolar. E é possível conciliá-lo com componentes curriculares das mais variadas disciplinas, como a sugestão de usar os tempos verbais para provocar os estudantes a imaginarem como será o mundo após a pandemia.

A professora Katiúscia Macêdo Cardoso Brandão leciona, atualmente, a disciplina de Projeto de Vida no Ensino Médio da CETI Professor José Amável, em Teresina (PI), mas há alguns anos desenvolveu planos de aula sobre tempos verbais para suas turmas de 5º ano do Fundamental. Com base nos planos originais, Katiúscia criou uma nova atividade para trabalhar especificamente o futuro do indicativo à luz do desenvolvimento do Projeto de Vida das crianças.

A ideia é desenvolver o tempo verbal fazendo planos para um futuro próximo, pós-pandemia. O resultado é uma carta escrita pelos alunos, para eles mesmos lerem daqui a alguns meses, o que ajudará a conectá-los com o período atual e avaliarem aonde chegaram.

divisória de atividade

ATIVIDADE: TEMPOS VERBAIS NA PANDEMIA

Aproveite as questões ligadas às expectativas do futuro em tempos de isolamento social para trabalhar os tempos verbais à luz da competência da BNCC Trabalho e Projeto de Vida

Indicado para: 5º ano

Materiais prévios: Leitura para o professor: Ainda falta muito? O coronavírus e a infância: o que as crianças compreendem daquilo que ninguém entendeu ainda.

Podcast para os pais e familiares: Como incentivar os filhos a encontrarem um lugar no mundo?

Na BNCC: EF05LP05 - Identificar a expressão de presente, passado e futuro em tempos verbais do modo indicativo.

1. Introduza o tema. Inicie a aula com a seguinte pergunta aos alunos: “Em que tempo estamos?” Ouça a turma e anote algumas frases que representem um pensamento a ser discutido durante a aula. Registre alguns verbos mencionados pelos alunos, com sensibilidade ao sentimento das crianças. Realize a escuta ativa.

2. Questione sobre o presente e o futuro. No quadro da sala ou em uma lousa interativa no Google Meet ou outra plataforma síncrona (no caso de aulas remotas), compartilhe algumas das frases a seguir e peça que os alunos também expressem seus sentimentos atuais.

- Como vocês se sentem nestse momento?

- O que vocês podem fazer daqui para a frente?

Converse sobre o que pensam em fazer daqui para a frente e converse com eles sobre o futuro como tempo verbal.

3. Criando frases em diferentes tempos verbais. Apresente uma linha do tempo com as marcações do passado, do presente e do futuro, como na imagem a seguir. Sugira que os alunos reproduzam a mesma linha em seus cadernos e que criem duas frases sobre o seu passado, seu presente e o que pensam sobre seu futuro.

Gráfico de linha do tempo verbal (passado, presente e futuro).

4. Foque nas frases relacionadas ao futuro. Peça que os alunos compartilhem suas frases e destaque os verbos utilizados por eles na lousa interativa. A partir das formas a serem apresentadas pelos alunos – simples ou composta – do futuro do indicativo, exponha a tabela de comparação - “andarei; vou andar, terei andado ou vou ter andado”. Independentemente da forma, ela expressa um evento que acreditamos que ocorrerá depois do momento da fala.

5. Desenvolvendo novas frases sobre futuro. Apresente o quadro abaixo e peça para que os alunos desenvolvam novas frases a partir das que já haviam imaginado. Por exemplo: se um estudante mencionou querer fazer uma viagem para rever seus avós (um desejo para o futuro), estimule-o a pensar em quais são as ações a serem feitas (comprar as passagens, arrumar as malas etc.) e as condições necessárias para que isso aconteça (chegada das férias, estar saudável e vacinado, fim da pandemia etc.). A princípio, realize a mediação:

- Para viajar, o que seria condição?

- O que fazer daqui para a frente para conseguir seu desejo?

a) Desejo para o futuro b) Ações a serem feitas c) Condições para que aconteça

6. Exercício oral. Realize um exercício oral com a turma para que construam frases a partir do quadro acima. Por exemplo: os estudantes podem pensar na construção “Viajarei (irei viajar) assim que eu estiver saudável e vacinado” ou “Viajaria se a pandemia estivesse encerrada”. Estimule o uso das duas formas. Registre as frases elaboradas pelos alunos no quadro, no chat do Google Meet ou na plataforma que você costuma usar e explique, então, sobre as duas formas de apresentar o futuro: uma ação posterior ao presente (futuro do presente) e sob condições no passado (futuro do pretérito ou futuro do passado).

7. Carta para o fim do ano. Sugira que escrevam uma carta para si mesmos, para ser lida em um futuro próximo. Oriente-os a registrarem seus desejos e os meios para realizá-los. Peça para que enviem o texto para seu e-mail para que elas sejam lidas ao final do ano letivo.

PONTO DE ATENÇÃO: É importante que os alunos já tenham conhecimento do gênero carta. Se necessário, faça uma breve apresentação (saiba mais sobre como trabalhar o gênero aqui).

Para saber mais:

CORÔA, Maria Luiza Monteiro Sales. O Tempo nos Verbos do Português: Uma introdução à sua interpretação semântica. São Paulo: Parábola, 2005.

FERRAREZI JUNIOR, Celso. O Estudo dos Verbos na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2014

divisória