PARA USAR COM OS ALUNOS

Atividade de Ciências: O que os dinossauros têm em comum com os animais de hoje?

Estimule a investigação e o levantamento de hipóteses em uma proposta ao ar livre e incentive a turma a comparar seres ancestrais com aqueles que fazem parte do seu cotidiano

Ilustração de fósseis e ossadas de dinossauros.
Ilustração: Letícia Moreno/NOVA ESCOLA

Imaginar como era o planeta Terra há milhões de anos é sempre um tema fascinante, que desperta a curiosidade, o questionamento e a imaginação das crianças. Falar sobre seres do passado, como os dinossauros, é uma excelente oportunidade para estimular que os alunos se envolvam com processos de investigação sobre as mudanças que ocorreram na natureza ao longo do tempo. 

Para trabalhar essa temática, Marluci Turquiai Goulart, integrante do Time de Autores de NOVA ESCOLA, adaptou seu plano de aula Como eram os seres do passado? para uma atividade que permite aos alunos desenvolverem as habilidades de investigação e de observação em locais ao ar livre.

“O professor aproveita o espaço aberto e o contato com a natureza e proporciona momentos de silêncio para que os alunos possam escutar os elementos da natureza, o vento batendo nas folhas, os sons dos galhos balançando e, quem sabe, escutar uma cigarra ou um pássaro”, imagina Marluci.

Confira abaixo a sugestão de atividade proposta por Marluci para turmas de 3º ano. Nela, os alunos são convidados a resolver uma situação-problema, de modo a perceberem como a ciência busca explicar como eram os seres vivos que habitavam a Terra há milhões de anos.

divisória de atividade

ATIVIDADE: COMO ESPÉCIES ATUAIS LEMBRAM OS DINOSSAUROS

Leve a turma para a área externa para investigar e observar animais que lembram os gigantescos répteis de outros tempos


Indicado para: Turmas de 3º ano

Materiais: Caixa de papelão (pode ser caixa de sapato), papel de embrulho, fita adesiva e um elemento da natureza à sua escolha (sementes, algum galho caído no chão etc.).

Na BNCC: EF03CI06 - Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bicos, garras, antenas, patas etc.)


PASSO A PASSO

1. Preparação da atividade. Antes do início da atividade, separe um elemento do espaço em que os alunos estão reunidos, como sementes ou galhos recolhidos do chão, e o coloque dentro da caixa de papelão. Em seguida, a embrulhe de modo que impeça os alunos de identificarem o objeto no interior.

2. Conversa sobre o conceito de “ancestral”. No local aberto escolhido para realizar a atividade, faça uma roda com os alunos e leve algumas cópias da reportagem Encontrado Dinossauro Brasileiro Ancestral das Aves (confira aqui), em papel sulfite, para que o texto possa passar de mão em mão. 

Faça a leitura do título e pergunte aos alunos se eles sabem o que é um ancestral. Caso ache necessário, explique que ancestral é um ser que veio antes de outro ser. Dê o exemplo de animais que surgiram antes das aves, como é o caso dos dinossauros.

3. Leitura de reportagem. Leia a reportagem com eles e esclareça possíveis dúvidas de vocabulário. Se desejar, você pode iniciar um glossário científico com a classe. Utilize as palavras desconhecidas por eles para construir esse glossário. Após a leitura, pergunte quais as características do animal apresentado na reportagem. Deixe eles apresentarem suas observações e, em seguida, pergunte quais animais vivem nos dias de hoje e têm alguma(s) característica(s) em comum com as do animal descrito no texto.

4. Sonde sobre dinossauros. Pergunte se eles sabem como eram os seres vivos que viveram há milhões de anos aqui na Terra. Questione-os como é possível saber como estes seres eram de fato. Você pode lembrá-los que não havia tecnologias disponíveis à época, como câmeras de vídeo, celulares. Deixe que pensem e respondam. Se desejar, faça anotações das respostas para, posteriormente, retomar o que foi falado no momento da sistematização.

5. Hora de investigar. Explique aos alunos que agora eles vão fazer um trabalho de investigação para desvendar um problema. Apresente a caixa preparada antes do início da atividade aos alunos e peça que eles descrevam o que acham que possa estar dentro dela. Dê tempo para que eles apresentem suas hipóteses. Passe a caixa de aluno para aluno, mas oriente-os sobre o manuseio, que deve ser feito com cuidado, porque o material dentro pode ser frágil. Pergunte novamente o que eles imaginam que possa estar dentro dessa caixa. Fale para a turma que eles devem analisar seus registros sobre a caixa e formular uma hipótese final sobre o que há dentro dela. Peça que apresentem suas opiniões e abra a caixa para desvendar o mistério.

6. Faça perguntas sobre o conteúdo da caixa. Após desvendar o mistério, faça as seguintes perguntas:

- Foi fácil descobrir o que havia dentro da caixa?

- Antes de analisar a caixa, é possível saber com certeza o que há dentro dela?

- É fácil para os cientistas saberem como os seres vivos do passado eram?

- O que precisam para ter certeza de como eles eram?

O professor pode concluir com a seguinte reflexão:

Na atividade da caixa misteriosa, não é possível afirmar com toda certeza o que há dentro da caixa sem analisá-la e levantar hipóteses. Quando conseguimos levantar hipóteses através da análise das PISTAS (barulho, peso, cheiro etc.), estamos buscando por EVIDÊNCIAS do que possa estar lá dentro. Assim como a atividade da caixa, os pesquisadores também não podem afirmar com toda certeza como eram os seres vivos do passado sem antes descobrir evidências. Essas evidências são, geralmente, fósseis. Os fósseis são vestígios ou restos de seres que viveram no passado e que geralmente são encontrados em rochas sedimentares. Somente a partir da descoberta e da análise dos fósseis é possível descrever características dos seres vivos do passado.

7. Comparando seres do passado aos atuais. Para finalizar, mostre as duas imagens abaixo (em uma folha sulfite) e peça que eles passem de mão em mão. Pergunte quais as características presentes em cada uma das figuras. Algumas respostas possíveis são: rabo, quatro patas, coluna vertebral, asas, duas pernas e bico.

Peça que os alunos citem nomes de animais que podem viver no espaço em que eles estão tendo a aula (ou em outras áreas externas) e que tenham alguma das características listadas anteriormente, ao observar as imagens dos fósseis.

Fóssil de um lagarto aquático de milhões de anos encontrado no Brasil

Fóssil de um lagarto aquático de milhões de anos atrás encontrado no Brasil
Crédito: Museu Nacional

Fóssil do dinossauro Archaeoptérix, que significa “ave original”

Fóssil do dinossauro Archaeoptérix, que significa “ave original”
Crédito: Wikimedia Commons

divisória de fechamento

Mais sobre esse tema