PARA APOIAR AS ATIVIDADES

Para baixar: fichas de registro para os alunos observarem e agruparem animais e plantas

Proporcione aos estudantes um contato inicial com a classificação dos seres vivos por meio de materiais que auxiliam a observação de espécies na área externa de sua escola ou em outros espaços abertos

Ilustração de animais que podem ser encontrados no Brasil.
Ilustração: Letícia Moreno/NOVA ESCOLA

A volta ao presencial abre muitas possibilidades para atividades de Ciências na área externa da escola ou em outros espaços abertos. Como forma de estimular, desde os primeiros anos do Ensino Fundamental, a compreensão dos alunos sobre o método científico, é possível incentivá-los a observarem e registrarem as características de seres vivos que vivem em determinado ambiente.

“A biologia trabalha muito com a perspectiva de classificar os seres vivos.  É o que chamamos de taxonomia. Já pensou se a gente não tivesse a classificação dos animais em vertebrados e invertebrados, por exemplo? Seria difícil compreender o mecanismo de funcionamento dos organismos vivos. Por isso, a taxonomia é uma ciência muito importante para o pesquisador e os cientistas”, explica Cíntia Diógenes, mentora de Ciências do Time de Autores de NOVA ESCOLA.

Segundo Cíntia, levar as crianças para observarem espécies e preencherem fichas é uma atividade relativamente comum nas escolas, porém mal explorada. “Poucos professores conhecem a intencionalidade pedagógica dela, que tem a ver com desenvolver a capacidade de classificação.”

Leandro Holanda, especialista em Ciências do Time de Autores de NOVA ESCOLA, ressalta que, embora a taxonomia seja mais complexa em comparação às fichas de categorização dos seres vivos geralmente utilizadas nos Anos Iniciais, o professor pode trabalhar a ideia de agrupamento com os alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental. “Primeiro, os estudantes observam características, discutem e depois começam a trabalhar em cima de agrupamentos para avançar no tema da taxonomia.”

De acordo com o educador, o professor pode pedir que, a partir das fichas preenchidas no local, os alunos criem grupos, seja para as plantas, seja para os animais. 

“Essa habilidade de desenvolvimento da classificação dos seres vivos aparece na BNCC desde os Anos Iniciais e ela é fundamental para o desenvolvimento de outras habilidades no decorrer da escolaridade dos estudantes”, lembra Cíntia.

Abaixo, você encontra dois modelos de fichas, para baixar, que podem ser utilizadas em uma atividade promovida na área externa da escola ou em uma saída com os alunos. A primeira é voltada para a observação de plantas e a outra, para a observação de animais.

Cíntia ressalta que, se o professor achar adequado, poderá orientar os alunos a deixarem em branco algum ponto presente na ficha que eles desconheçam e incentivar que façam uma pesquisa ao retornar à sala de aula ou como tarefa de casa.

BAIXE A FICHA DE PLANTAS

BAIXE A FICHA DE ANIMAIS

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