Para tirar dúvidas

GeoGebra sem mistérios: confira respostas a 5 dúvidas de uso do software

Drible o medo de inovar de uma vez por todas! Especialistas que utilizam a plataforma em aulas e formações respondem às questões mais comuns sobre o uso do software

Animação abstrata de aluno interagindo com prismas.
Ilustração: Juliana Blanc/NOVA ESCOLA

Paula Takada, professora dos anos iniciais da Escola Vera Cruz, na capital paulista; Aline De Bona, professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), no campus Osório; e Sérgio Dantas, professor de Matemática na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e um dos organizadores de um projeto de extensão sobre o GeoGebra, respondem a cinco dúvidas comuns sobre o programa. Confira.

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1. É preciso ter acesso à internet para fazer uma atividade no GeoGebra?

Não necessariamente. Para quem não tem conexão, é possível instalar o software e preparar as aulas para uso off-line. Você pode salvar em um pen drive e instalar nos computadores que serão usados pelos alunos durante a aula, sem conexão com a internet. O ideal é fazer isso com antecedência para testar e configurar o programa de modo adequado. Aprenda sobre isso no texto Sem conexão? Existem possibilidades para usar o GeoGebra mesmo assim.

2. Os alunos precisam aprender a usar o software antes de uma atividade?

Não, isso é um mito. Assim como ferramentas tradicionais, como lápis, papel, réguas e calculadoras, o GeoGebra é um recurso didático cujo uso precisa de intencionalidade por parte do professor para fazer sentido. Não gaste tempo ensinando a turma a configurar o programa. Em vez disso, planeje uma atividade que possa ser inserida em um projeto mais amplo ou em uma sequência didática, por exemplo, permitindo aos estudantes experimentarem a matemática em diferentes situações. É importante, ainda assim, que o professor conheça as ferramentas básicas do software para direcionar bem a atividade e ajudar os alunos na hora da construção.

3. Os estudantes têm de aprender a desenhar as figuras geométricas à mão mesmo se tiverem acesso ao GeoGebra na escola?

A transposição de uma plataforma para outra é produtiva para a construção do conhecimento matemático. Não significa, porém, que você precise ensinar um conteúdo primeiramente no papel e somente depois no GeoGebra. A ordem inversa pode ser interessante e ofertar uma releitura para o aprendizado clássico de geometria, por exemplo. Por permitir trabalhar matemática dinâmica (ou seja, proporcionar o entendimento das propriedades matemáticas durante a construção das formas, encontrando as propriedades de um quadrado ao manusear a ferramenta, por exemplo), o programa potencializa a exploração e a construção. No papel, o estudante faz uma forma, erra e apaga para fazer de novo. No GeoGebra, ele faz e pode corrigir o desenho ao arrastar um ponto ou uma reta, observando o resultado ao movimentar novamente e construindo os conceitos de matemática de modo dinâmico. Quando os dois recursos são usados, é possível que a turma compare seus aprendizados e encontre diferentes modos de alcançar um mesmo objetivo.

4. Se os alunos não têm acesso ao GeoGebra, eles vão deixar de aprender alguma habilidade importante?

O uso de uma ferramenta digital permite entender a matemática de modo mais dinâmico. Porém, sem ela, os estudantes podem, sim, aprender todos os conceitos previstos. Talvez, no entanto, demorem mais para assimilar conteúdos que seriam mais fáceis de entender com o uso de recursos visuais. Esse “tempo extra” pode tirar o interesse da turma ao longo das aulas, mas não impede a compreensão de ninguém. A grande vantagem de tecnologias como o GeoGebra e outros softwares educacionais é potencializar o processo de aprendizagem autônomo do estudante, pois ele mesmo pode se dar conta de conceitos ao manusear as formas, antes mesmo de o professor direcionar com perguntas. A ferramenta também ajuda a chegar a conclusões que no papel são mais difíceis de conceituar, como a regra que diz que todo quadrado é um retângulo, mas o inverso não funciona. Essa propriedade pode ser mais difícil de ser assimilada sem a manipulação de um objeto visual. Nesse sentido, o uso do GeoGebra vai ao encontro do que orienta a BNCC ao direcionar as aulas na perspectiva de proporcionar aos alunos um ambiente mais investigativo e dinâmico.

5. Onde encontrar atividades feitas por outros professores?

Ao acessar o site do GeoGebra, clique na área de materiais didáticos. Em seguida, explore os destaques ou selecione conteúdos usando o infográfico animado da página principal. Para uma busca mais específica, digite o nome do conteúdo ou o ano da turma na caixa de busca no alto da página. Além de visualizar exemplos, você pode salvar favoritos ou criar sua própria lista de atividades.

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