Para usar offline

Sem conexão? Existem possibilidades para usar o GeoGebra mesmo assim

Se a escola não tem internet ou a velocidade é ruim, basta ter um computador ou smartphone e um projetor

Animação abstrata de aluna apoiada sobre um cubo.
Ilustração: Juliana Blanc/NOVA ESCOLA

De acordo com pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 94% das escolas brasileiras, entre públicas e privadas, têm meios de acesso à internet. No entanto, nem sempre a conexão está disponível na hora ou no local da aula.

A pesquisa mostra, por exemplo, que em 45% dos casos não há possibilidade de acesso através dos dispositivos dos alunos, reduzindo as chances de trabalho on-line. E quem é professor e já ficou sem conexão na hora de uma atividade especial, sabe como é difícil retomar do ponto onde parou e, muitas vezes, a animação inicial da turma se perde.

Seja por falta de acesso, seja por problemas técnicos no momento da aula, evite distúrbios ao usar o GeoGebra fazendo o download do software com antecedência nos computadores da escola.

Uma vez instalado e configurado para o nível de conhecimento adequado da turma, é possível seguir com as atividades no software sem interrupções. “Por se tratar de um software livre e de código aberto, é permitido baixá-lo em quantas máquinas for necessário”, diz Sérgio Dantas, professor de Matemática na Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Para quem não tem conexão, a saída é instalar o programa e preparar as aulas para uso off-line. O GeoGebra pode ser salvo em um pen drive e instalado nos computadores a serem usados na aula. O ideal é fazer isso com tempo suficiente para testar e configurar o programa antes de a turma colocar a mão no mouse.

Outra opção sugerida por Dantas nos casos em que o acesso aos equipamentos é ainda mais restrito, é usar apenas um computador e projetar a interação em uma tela. Nesse caso, é interessante criar uma dinâmica de estações rotativas: os alunos acessam a plataforma em pequenos grupos, fazendo um rodízio com outras atividades.

Ou, ainda, optar por uma aula expositiva, projetando na tela a atividade e permitindo que os estudantes interajam com o mouse de vez em quando, por exemplo.

Confira três caminhos para uso do software sem conexão.

divisória

1. Aplicativo para computadores. Atualmente, estão disponíveis para download as versões Clássico 5 e Clássico 6, que reúnem todos os recursos do GeoGebra em um só pacote. É possível usar com Windows, Linux ou Mac. Se a escola não tiver internet, acesse em outro local e baixe o arquivo de instalação. Depois, basta salvar em um pen drive e instalar na máquina onde a atividade será realizada.

2. Aplicativo para smartphones. Para quem vai usar o programa no celular, é preciso se conectar à rede e entrar na loja de aplicativos, onde deverá buscar por GeoGebra. Nesse formato, porém, existem mais opções e é preciso escolher entre uma lista de aplicativos que se adaptam melhor à sua proposta. Dentre as opções para baixar, você encontra quatro tipos de calculadoras (científica, gráfica, 3D ou CAS) e também um aplicativo de geometria. Depois de instalado, o uso pode ser feito sem conexão.

3. Versão off-line para navegador. Nessa opção, não é preciso baixar o software. Esse caminho é mais complexo do que os anteriores, mas pode ser uma saída para reduzir o tempo de preparo antes de uma aula. Para começar, é preciso acessar o site em um computador com conexão e, então, pesquisar e abrir uma atividade de seu interesse. Uma vez aberta, aparecerá no lado superior direito da tela um ícone de três pontos verticais. Selecione o ícone e clique em “Copiar atividade”. Uma nova tela será aberta, com possibilidade para renomear ou adequar algum elemento necessário, por exemplo. Novamente, será preciso selecionar o ícone dos três pontos verticais. Ali aparecerá a opção “Baixar”. Antes de prosseguir, é necessário aceitar os termos da licença de uso não comercial e escolher a opção adequada para o download. Nesse caso, selecione o “Arquivo para uso offline”, que simula a página html da internet mesmo sem a conexão. Esse será um arquivo em formato .zip, que precisa ser descompactado antes de usar. Por fim, salve a pasta já descompactada em um pen drive e use para abrir o arquivo principal diretamente nos navegadores comuns, como o Chrome e o Firefox. O site salvo vai rodar normalmente, como se estivesse conectado, e permitir que o aluno faça a atividade durante a aula.

divisória