Teste seus conhecimentos

10 perguntas sobre o Sol

Confira o quiz para avaliar o que você e as crianças sabem sobre o astro-rei e aprendam, juntos, informações interessantes sobre ele

Animação de alunos pesquisando em livros e artigos informações sobre o sol.
Ilustração: Ana Carolina Oda/NOVA ESCOLA

Do que o Sol é feito? Como ele pode ser uma estrela se o vemos durante o dia? Como ele queima há tanto tempo sem apagar? Essas, dentre outras, são algumas das curiosidades que as crianças têm sobre o astro.

"Estudar sobre o Sol, a Terra e o universo encanta as crianças porque envolve imaginação e impacta coisas do dia a dia. Elas observam o astro quando estão indo e voltando da escola, se maravilham com as cores de um entardecer e sentem as estações do ano", explica Roberta Braga Manes da Silva, coordenadora pedagógica do Colégio Santa Helena, na capital paulista, e autora de planos de aula de NOVA ESCOLA.

Para instigar a curiosidade dos estudantes sobre o Sol, que está, ao mesmo tempo, tão distante e tão presente em nossa vida, preparamos um quiz com dez perguntas que apresentam informações interessantes e importantes sobre a estrela mais próxima de nós. Softwares de astronomia, como o Stellarium, e visitas presenciais ou virtuais a planetários são outros recursos que podem enriquecer o trabalho sobre o tema.