Para se organizar

Prepare-se para a semana pedagógica

Neste ano, a BNCC entra em vigor e os professores precisam estar preparados. Confira três dicas para o planejamento de 2020

Crédito: Pablo Stanley Humaaans

Novos alunos, professores, funcionários e, claro, novos desafios. Mais um ano letivo está prestes a começar, mas 2020 não é um ano qualquer: ele é o primeiro da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por isso, as redes de ensino precisam focar em um planejamento que considere o documento para elaborar seus novos currículos.

Para Joice Lamb, coordenadora pedagógica da EMEF Profª Adolfina J. M. Diefenthäler, em Novo Hamburgo (RS) e colunista de NOVA ESCOLA, a maior dificuldade em planejar uma boa semana pedagógica é a falta de direcionamento. Tanto as secretarias de Educação quanto as escolas precisam ter visibilidade dos desafios e ações prioritárias para o novo ano letivo.

Por causa disso, é importante que os gestores se atentem aos indicadores. Índices de aprovação, reprovação e de abandono escolar podem ser comparados com o ano anterior e, posteriormente, usados para elaborar um diagnóstico que subsidie ações pedagógicas. Além desses índices, é imprescindível que secretários e suas equipes técnicas avaliem os projetos em andamento. “É necessário avaliar tudo o que foi feito no ano anterior para planejar o ano seguinte”, afirma a educadora.

Com a chegada da BNCC, é essencial que as dez Competências Gerais presentes no documento estejam contempladas na semana pedagógica de 2020. A partir disso, é necessário traçar como elas serão colocadas em prática por meio de um projeto que dialogue com toda a rede e que leve em consideração a realidade local. “É difícil abordar a tecnologia ou a alfabetização digital se o acesso ao computador é restrito nas escolas da região”, exemplifica Joice. Por isso, a coordenadora sugere que os gestores considerem o contexto em que estão inseridos. “É preciso pensar nas condições que a rede está dando para que cada escola consiga realmente trabalhar as competências”, completa.

Dicas para colocar em prática
Sônia Regina Guaraldo, consultora do Programa Formar da Fundação Lemann, mantenedora de NOVA ESCOLA, e com experiência em gestão na rede municipal de Birigui (SP), elencou três dicas valiosas para auxiliar o planejamento da semana pedagógica de 2020:

1. Celebre conquistas
Retomar os objetivos alcançados em 2019 e as estratégias utilizadas para atingi-los é um ótimo ponto de partida para fortalecer e institucionalizar processos e ações em desenvolvimento. Por mais que as equipes participem ativamente das ações, pode ocorrer que nem sempre tenham clareza das estratégias utilizadas. Além disso, a celebração das conquistas valoriza os envolvidos, criando significado e pertencimento do grupo.

2. Apoie a implementação do currículo
Com a chegada da BNCC, muitas dúvidas podem surgir ao longo do processo de implementação, o apoio da secretaria é fundamental. Esclareça as possibilidades e canais de apoio para, por exemplo, a revisão dos Projetos Político-Pedagógicos e formação docente.

3. Recepcione os novatos
A forma como os professores são recebidos no início de suas carreiras e o apoio que recebem neste período de adaptação podem definir a forma como seguirão se desenvolvendo como profissionais da Educação. A semana pedagógica pode ser um momento em que as escolas promovem a inserção dos novatos, criando estratégias, tais como o estabelecimento de parceria com professores experientes, observação de aulas de outros colegas, mentoria por parte do coordenador pedagógico. Idealmente, essa pode ser mais do que uma ação pontual no início do ano e se tornar uma ação de política de formação.