Para se inspirar

Um roteiro completo para a primeira reunião do ano

Com a implementação da BNCC, é importante criar um espaço de reflexão sobre o novo currículo

Ilustração: Pablo Stanley Humaaans

O ano de 2020 parecia distante, mas chegou. E com ele a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para aproximar os professores dos novos currículos alinhados ao documento, que tal já incluir esse tema na sua primeira reunião pedagógica do ano?

NOVA ESCOLA e Fundação Lemann produziram uma sugestão de roteiro para realizar uma reunião da Semana Pedagógica sobre esse assunto. A formação tem duração aproximadamente 4 horas e está dividida em duas etapas: Conhecendo e discutindo o currículo e O currículo na sala de aula

Para te ajudar a organizar a conduzir a reunião, além do passo a passo a seguir, preparamos uma apresentação de slides que você pode baixar, clicando no botão abaixo:

BAIXE O PPT

Materiais: Computador, projetor, papéis para anotação, canetas, cópias impressas dos textos introdutórios de cada componente da BNCC ou do currículo (você deve providenciar uma cópia por grupo ou dupla) e cópias impressas de alguns planos de aula NOVA ESCOLA (ou computadores conectados à internet).

Objetivo: Conhecer o currículo e vivenciar suas propostas em sala de aula

PASSO A PASSO:

PARTE 1: Conhecendo e discutindo o currículo (tempo sugerido: 2 horas)

1. Apresente os objetivos: Organize os professores em círculo e leia o objetivo do encontro e pergunte: o que vocês já ouviram falar sobre a BNCC? Deixe que alguns comentem e, caso vocês já tenham tido formações ou reuniões sobre a Base ou o novo currículo, relembre-os e incentive que listem os pontos principais desses momentos.

2. Exiba o vídeo sobre as 10 competências da BNCC e peça que cada professor responda às perguntas:

- Considerando as 10 competências, qual é a que eu tenho maior familiaridade?

- Considerando as 10 competências, qual é a que eu tenho menor familiaridade?

3. Reúna os aspectos semelhantes das respostas dadas e faça um resumo com quais competências a equipe mais tem familiaridade e com quais têm menos.  Reserve alguns minutos para o caso de alguém desejar comentar se teve alguma surpresa ao pensar sobre sua familiaridade com as competências.

4. Organize a equipe em duplas ou grupos. É possível organizar esses grupos de trabalho por área de conhecimento ou ano/etapa. Se for possível, tente aproximar professores que não costumam trabalhar juntos, mas têm conhecimentos ou vivências complementares.

5. Peça para que cada grupo faça a leitura do texto introdutório da BNCC ou do currículo e discuta as seguintes perguntas:

- Quais são os três aspectos mais importantes?

- Como eles estão relacionados com a rede e a escola?

6. Reflitam sobre como o currículo dialoga com cada componente curricular: Peça que os professores façam a leitura do texto introdutório do componente curricular de cada grupo. No caso dos professores polivalentes, eles devem eleger um componente por grupo. Eles devem responder às seguintes perguntas:

- Quais são os três aspectos mais importantes?

- Quais deles estão presentes em minha sala de aula?

- Há algum que eu poderia usar no meu dia a dia?

DICA PARA O GESTOR: Reserve um tempo para que os grupos dividam com os demais professores as reflexões.

PARTE 2: O currículo na sala de aula (tempo sugerido: 2 horas)

1. Selecione habilidades ou objetivos da BNCC ou do currículo para que os professores possam planejar uma aula. Lembre-os de que uma habilidade é contemplada em várias aulas e proponha que contemplem o uso de metodologias ativas e do trabalho colaborativo, como eles estão vivenciando neste encontro de formação.

DICA PARA O GESTOR: Enquanto os professores elaboram a aula, circule pelos grupos, procure tirar dúvidas e entender as dificuldades. Anote comentários interessantes dos grupos para compartilhar com os demais no final.

2. Selecione planos de aula de NOVA ESCOLA que contemplem as habilidades que você utilizou na etapa anterior. Distribua os planos impressos ou disponibilize-os em computadores para os professores. Peça que leiam, comparem os planos de aula e discutam as perguntas:

- As propostas de atividades são parecidas?

Há uma adaptação necessária para adequar o plano à nossa realidade e à nossa escola?

- Há algo que poderíamos desenvolver/melhorar?

3. Faça uma lista coletiva das ações que serão realizadas para superar os desafios que surgirem.
DICA PARA O GESTOR: Você pode, por exemplo, contemplar mais formações sobre a BNCC nos horários de trabalho pedagógico-coletivo, eleger planos de aula para que os professores testem e observem aulas uns dos outros, prever a participação em formações que serão realizadas pela secretaria etc.