Para saber ainda mais

Três livros e dois textos para entender a cultura da paz

Confira uma seleção de obras para se aprofundar no tema e ajudar no planejamento de suas aulas

Veja livros de Angie Thomas, Marshall B. Rosenberg e textos selecionados:

O Ódio Que Você Semeia
Angie Thomas, Editora Galera Record
A obra de ficção conta a história de Starr, jovem negra que, depois do assassinato de seu amigo por um policial, decide fazer algo para mudar essa realidade.

Comunicação Não Violenta: Técnicas para Aprimorar Relacionamentos Pessoais e Profissionais
Marshall B. Rosenberg, Editora Ágora
Esse manual ensina meios para construir um mundo com mais empatia, com base em novas formas de comunicação. O autor é referência em Comunicação Não Violenta e estratégias para resolução de conflitos.

Saúde Mental na Escola: O que os educadores devem saber
Gustavo Estanislau e Rodrigo Bressan, Editora Artmed
Esse livro foi organizado pelos psiquiatras Gustavo Estanislau e Rodrigo Bressan, do Projeto Cuca Legal, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Paz, Como se Faz? Semeando Cultura de Paz nas Escolas
Publicação gratuita produzida pela Unesco com práticas e conceitos sobre cultura de paz

Protocolo de Intervenção Após Casos de Violência Dura em Contextos Escolares
Roteiro produzido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem), da Unesp e da Unicamp, com propostas de ação para professores e gestores, explicando vários passos e sugestões de atividades para estudantes em casos de violência na escola.