Sugestão de Atividade: Projetando o futuro em obras de arte
Convide as turmas que irão para o Ensino Médio a materializar aspirações coletivas em um livro de artista
Indicada para o 8º e o 9º ano, esta sugestão dá continuidade à atividade Backup para o futuro (você pode conferir o passo a passo clicando aqui). Ela foi adaptada para ser desenvolvida também durante o ensino remoto. Se na primeira atividade os estudantes relembraram memórias sobre a trajetória estudantil, aqui eles compartilharão com os colegas as impressões sobre o exercício. Em seguida, a turma, dividida em grupos de trabalho, planejará a construção de livros de artistas coletivos para representar as projeções e os sentimentos coletivos em relação ao futuro. Por fim, vão tirar o planejamento do papel e realizar as produções artísticas de forma colaborativa.
Nova Escola Box ouviu o educador Samuel Andrade, autor deste plano de aula, sobre como adaptá-lo para o ensino remoto. Confira:
ATIVIDADE - PROJETANDO O FUTURO EM OBRAS DE ARTE
Produção colaborativa de livros de artista para refletir sobre o que virá é a proposta desta atividade
Indicado para: Turmas do 8º e 9º ano
Materiais: Folhas, canetinhas, cola, tesoura, revistas para recorte e outros materiais de Arte diversos para que os estudantes construam os livros de artista. Como a atividade será realizada em casa, é importante que os alunos sejam avisados com antecedência para que providenciem os materiais. Os alunos podem ser estimulados a utilizar materiais alternativos encontrados em casa, como embalagens pet ou papelão, por exemplo.
Na BNCC: EF69AR01, EF69AR05, EF69AR06, EF69AR07 e EF69AR31. Competências Gerais: 3, 4, 6 e 8.
PASSO A PASSO
1. Retome a atividade anterior: Envie um áudio ou mensagem (por WhatsApp ou outra ferramenta de sua escolha), explicando aos alunos que o assunto da atividade anterior será retomado. Explique que, por isso, os estudantes complementarão os backups a partir de uma dinâmica que buscará apoiá-los no desenvolvimento da autoestima. Em seguida, apresente quais serão os próximos passos da atividade. Dessa forma, a turma realizará as ações de maneira mais intencional e significativa.
2. Estimule a reflexão sobre a trajetória no Fundamental 2 e sintetize-a: Envie três ou quatro questões pedindo, por exemplo, uma frase que sintetize a vivência do Ensino Fundamental, ou cinco palavras que resumam essa experiência e o que essas palavras significam para ele. Essas reflexões podem ser compartilhadas pelo WhatsApp ou em outro ambiente escolhido por você. Então, não precisa ser um momento de troca e debate na aula virtual, com toda a turma, caso você julgue não ser esse o caminho mais adequado.
3. Dê exemplos de questões para motivar a reflexão sobre a atividade: O que sentiram durante a elaboração de seus backups? Descobriram algo novo sobre vocês nesse processo? O quê? Identificaram algum novo significado aos acontecimentos de suas vidas de estudantes? Como foi produzir um livro de artista? Por que você fez determinadas escolhas para seu livro de artista? Como escolheu o formato, o tamanho, as técnicas que iria utilizar etc.? Acha que essas escolhas têm a ver com a maneira que gostaria de compartilhar as suas lembranças? Por quê? Se você fosse fazer outro livro de artista sobre lembranças, como ele seria?
PONTO DE ATENÇÃO: Decida com antecedência se manterá o gênero livro de artista ou se vai escolher outro gênero textual ou outra manifestação artística. Isso porque o livro remete a uma materialidade que aqui não vai existir. Se você optar por inovar, pode propor, por exemplo, que os estudantes se reúnam em grupos e cada integrante se responsabilize por fazer uma página do livro, que será fotografada para formar um álbum digital.
4. Na aula virtual, apresente as orientações da atividade: Abra também espaço para que as dúvidas dos alunos sejam sanadas.
5. Organize os grupos: Com base em critérios de sua escolha (ordem alfabética, afinidade etc.), divida os alunos em grupos para que eles façam o planejamento de como executarão a atividade. É importante que você ofereça um modelo de planejamento para ajudá-los nessa construção. Os estudantes podem se organizar de forma mais autônoma, seja num grupo à parte no WhatsApp, seja trabalhando a partir de um documento comum, como no Google Drive.
6. Reforce o uso de materiais disponíveis na casa de cada um: Explique que os grupos precisam levar em conta que eles estarão na internet, em contexto remoto, portanto, devem considerar os materiais que eles têm em casa para realizar a atividade.
7. Acompanhe o planejamento: Peça aos alunos que compartilhem com você o que planejaram e dê uma devolutiva sobre o caminho que os grupos escolheram.
8. Oriente o início da produção: Após as devolutivas, é hora de iniciar a produção do material. Chame atenção dos alunos para que eles sigam o planejado. Explique que há espaço para novas ideias, mas que o planejamento é uma bússola para as ações dos grupos.
9. Combine a exibição das obras dos alunos: Combine qual será o modo de compartilhamento do resultado final das produções: será pelo WhatsApp? Um grupo no Facebook? Ou ainda um perfil no Instagram para expor os trabalhos da turma? As produções podem, também, ser exibidas numa aula virtual.
10. Avalie e discuta o que foi preparado pelos alunos: Após as apresentações, é hora das perguntas avaliativas: o que acharam das obras produzidas pela turma? Elas expressam os sentimentos e aspectos do futuro que vocês queriam? Como elas fazem isso? Como foi trabalhar colaborativamente em grupo? Quais foram os pontos mais positivos e os mais desafiadores desse processo? Como foi experimentar uma dinâmica de lideranças e liderados no contexto da atividade?
PONTO DE ATENÇÃO: Se for possível, promova a conversa em uma aula virtual. Senão, envie as perguntas por outro meio para que os estudantes façam a reflexão de forma individual.
Esta Sugestão de Atividade foi adaptada para o contexto remoto do plano de aula Projetando o futuro em obras de arte, produzido por Samuel Andrade, do Time de Autores da NOVA ESCOLA. Você pode acessar o plano original neste link.
Mais sobre esse tema