FUNDAMENTAL 2

Da maquete aos custos, professor Luiz Felipe Lins leva a construção de casas para a Matemática

Inspirado na própria curiosidade dos alunos, o projeto Construção e Geometria ampara-se no trabalho em grupo e na busca coletiva por soluções

O Professor Luiz Felipe Lins, autor do projeto Geometria e Construção. Foto: Nidiacris Ribeiro/Trupe Filmes

A mudança da paisagem nos arredores da Escola Municipal Francis Hime, no bairro Taquara, na capital fluminense, virou assunto entre os estudantes do 7º ano em 2019. A construção de moradias populares na região, que poderia não passar de papo de corredor, inspirou o professor de matemática Luiz Felipe Lins a criar um novo projeto. A experiência deu certo e ele se tornou um dos vencedores do Prêmio Educador nota 10 deste ano. 

A turma, dividida em grupos, usou a construção dessas moradias na aprendizagem de matemática, com foco nas unidades temáticas de geometria e números. Entre outras tarefas, os estudantes tiveram de analisar uma planta baixa, idealizar uma casa e produzir sua maquete, além de calcular áreas e o custo para colocar o piso nos ambientes.

“Ensina-se geometria de forma hipotética, através de modelos. Quando o aluno traduz na prática aquilo que é apresentado, a aprendizagem passa a fazer sentido”, destaca Luiz Felipe, que afirma se sentir motivado ao trabalhar com alunos em etapas diferentes de aprendizagem. “Acredito que podemos avançar a partir das especificidades de cada um. Cada um é de um jeito, aprende no seu tempo, precisa ser olhado e respeitado a partir de suas individualidades, dificuldades e potencialidades”, define o professor. 

Ao considerar a escola lugar de acolhimento e respeito às habilidades individuais, o projeto de Luiz Felipe privilegia a aprendizagem horizontal, com a discussão em grupo favorecendo a troca de conhecimento. “Eu parto do princípio de que todos os meus alunos têm de aprender: não há exceções. Eles chegam com níveis de conhecimento diferentes que precisam ser considerados. Este projeto surgiu justamente de um processo de escuta, quando percebi que a construção do conjunto habitacional tinha chamado atenção dos alunos”, conta. 

Trabalho em grupo e respeito à diversidade

Foi justamente o respeito às diferentes formas de aprender e a eficiência em fazer o conhecimento circular entre os grupos que chamou atenção de Lilian Ceile, a educadora selecionadora do projeto. “O professor Luiz Felipe faz algo que, infelizmente, ainda é pouco comum: orienta o trabalho em grupo e respeita a diversidade. É um professor que divide tarefas, reconhece as diferentes habilidades,  acompanha alunos com habilidades diferentes para que assumam diferentes papéis”, resume. Outro ponto de destaque do projeto é que Luiz Felipe busca contextualizar o ensino de matemática a partir da experiência dos próprios alunos. “Ensinar de forma contextualizada ajuda os alunos a atribuírem sentido ao que estão aprendendo”, finaliza Lílian. 

O projeto Geometria e Construção ocorreu no ano passado, nas aulas presenciais. Agora, as demandas são outras. “Primeiro tive de aprender a usar a câmera: não acho o foco, fica embaçado, escuro... Se não fossem as crianças me ajudando, acredito que não estaria realizando as videoaulas”, conta o professor. Para além dos desafios pessoais, há os estruturais. Segundo Luiz Felipe, menos de 40% dos alunos conseguem acompanhar o ensino remoto. “Os pais optaram por cancelar a internet e priorizar a alimentação, o que é correto.”

O professor segue, porém, adaptando-se e inovando. Levou para os estudantes da rede pública ferramentas que conheceu lecionando na rede privada, como o Google Sala de Aula. Neste ano, na Francis Hime, ele está com turmas do 8º ano. Dentro das habilidades EF08MA10 e EF08MA11, utilizou um pudim para ensiná-los o que é um algoritmo e como se constrói um fluxograma. “Para despertar o interesse, mesmo de longe, propus que eles fizessem o mesmo: que preparassem o doce que mais gostam, filmassem e depois montassem um fluxograma para apresentar à turma. Foi sensacional”, conta. 

Este conteúdo está aberto para todos os educadores como um presente de NOVA ESCOLA, outras caixas de Nova Escola Box são exclusivas para assinantes. Caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossas ofertas :) 

Quero assinar!

Sobre o projeto que lhe deu o prêmio, Luiz Felipe diz ter aprendido que as crianças surpreendem quando estão no papel de investigadoras, de autoras do próprio conhecimento. “Meu lugar de fala é de quem está há 25 anos em sala de aula, com alunos de classes menos favorecidas em todos os sentidos, em um modelo de escola excludente, organizada por seriações sem respeitar o tempo de cada indivíduo. É o que temos para hoje, mas o dia a dia quem faz sou eu”, reflete. 

Conheça mais detalhes do projeto no passo a passo abaixo.

PROJETO GEOMETRIA E CONSTRUÇÃO

A curiosidade dos alunos pela construção de moradias traz o ensino de matemática para o cotidiano dos alunos


Escola: EM Francis Hime 

Cidade: Rio de Janeiro (RJ)

Componente currricular: Matemática

Indicado para: Turmas do 7º ano, mas pode ser adaptado para os demais anos do Fundamental 2

Materiais: Nas aulas presenciais: isopor, cola, tesoura, régua, tinta e estilete; e no ensino remoto, os materiais podem ser substituídos por sucata e embalagens que os alunos tiverem em casa.

Na BNCC: O projeto dialoga com o letramento matemático e contempla as oito competências da BNCC, em especial as habilidades EF07MA12, EF07MA21 e EF07MA31

PASSO A PASSO

1. Conhecendo um projeto imobiliário. Divida a turma em grupos e apresente um folheto de empreendimento imobiliário em que conste a planta baixa de um dos apartamentos. 

2. Mostre como desenhar a planta baixa. Esta etapa já envolve tópicos da geometria, tais como escalas, unidades de medida de comprimento e o uso de instrumentos geométricos. Se houver acesso, é possível utilizar o autoCAD para o desenho da planta baixa e estimular os estudantes a desenharem a planta de suas casas, o que pode ser interessante como exercício no ensino remoto. 

3. Questione os alunos sobre a área e os custos. Pergunte: quanto piso é necessário para revestir a casa que foi desenhada? Isso os leva ao cálculo de áreas de figuras planas e suas unidades. Na sequência, questione: qual o custo para revestir o imóvel? Estimule os alunos a fazerem pesquisa de preços do material necessário no comércio local.

PONTO DE ATENÇÃO: No ensino remoto, a pesquisa de preços pode ser feita pela internet.

4. Entrevistando profissionais da construção. Peça aos alunos que busquem em suas famílias e amigos que sejam pedreiros, arquitetos ou engenheiros que possam fazer um relato sobre seus projetos e orçar o custo com a mão de obra para a realização do trabalho. Podem perguntar, também, sobre outros materiais necessários para a colocação do piso (argamassa, rejunte, espaçador etc.). Ao ter a informação sobre o quanto de material é necessário, é possível trabalhar o conceito de proporcionalidade.

PONTO DE ATENÇÃO: Elabore em conjunto com os alunos um cronograma de planejamento com as ações a serem desenvolvidas ao longo do projeto. Ao final de cada etapa, faça uma análise conjunta dos resultados obtidos para validá-los ou não. As etapas do projeto podem ser filmadas para haver um registro a ser apresentado no final da atividade. 

5. Criando uma maquete. Cada grupo constrói a maquete da casa planejada. No ensino remoto, a construção é individual. 

PONTO DE ATENÇÃO: As dificuldades econômicas impostas pela pandemia, especialmente a alunos da rede pública, dificultam a construção da maquete no contexto remoto. Mas é possível convidar os alunos a construírem algo, mesmo em escala bem reduzida, com materiais disponíveis em casa, como papelão, caixa de ovos, massinha, tábuas etc. A família pode auxiliá-los nesse desafio.

6. Apresentação das maquetes. O modelo final de cada grupo é apresentado para toda a sala, assim como os orçamentos em planilhas e um vídeo contendo todas as etapas da criação. 

7. Sistematização. Peça aos alunos uma autoavaliação que aponte as dificuldades enfrentadas, as aprendizagens adquiridas e onde eles viram a aplicação da Matemática. Para além da aprendizagem de matemática, é importante que os alunos reflitam sobre o que foi aprendido e se apropriem do conhecimento.

Este conteúdo está aberto para todos os educadores como um presente de NOVA ESCOLA, Outras caixas de Nova Escola Box são exclusivas para assinantes. Caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossas ofertas :)

Quero assinar!

Mais sobre esse tema