Para usar

Na ponta do lápis: dicas para organizar suas atividades diárias + modelo de planner

Numa realidade que mistura no mesmo espaço casa e trabalho, apostar em ferramentas de controle do tempo é essencial para organizar a rotina

Ilustração feita a partir de colagens digitais de mãos anotando em planners e planilhas.
Ilustração: Rafaela Pascotto/NOVA ESCOLA

Organizar a rotina é desafio antigo dos docentes, mas ganhou novos contornos quando a casa se tornou também local de trabalho em 2020. 

Se antes o malabarismo das professoras era dividido em dois espaços físicos distintos – com métodos próprios de organização para casa e escola –, a pandemia derrubou essas barreiras. Como será que as professoras estão se organizando – no papel ou no computador – para tirar o melhor proveito da situação? 

Denise Jardim, diretora pedagógica da Fábrica Escola de Humanidades, em São Paulo (SP), avalia que estamos vivendo uma realidade inusitada e cheia de desafios. Para enfrentá-la, é necessário criar soluções alternativas. 

“Entender que as aulas remotas não são as aulas presenciais dadas na frente de um computador é fundamental, lidar com a rotina da família estando todos em tempo integral dentro de casa é um desafio, e, além disso tudo, ter tempo incentivo e recursos para estudar é admirável”, reconhece a educadora. Mas como dar conta de tudo? 

Organização do tempo como chave 

O maior desafio, segue Denise, passado o susto de conhecer os recursos tecnológicos, é organizar o tempo. “Quando mergulhamos nesse trabalho virtual, onde as aulas e as reuniões se iniciam e se encerram sem você ter saído da cadeira, o tempo passa diferente”, avalia. “Portanto, ter um objetivo claro para cada trabalho, ou colocar limite de tempo para início e término das atividades remotas pode ser uma grande ajuda.”

Para organizar o trabalho docente, a homologia de processo pode ser de grande ajuda. A metodologia, desenvolvida em processos de formação dos professores, reconhece o docente como um autor dos processos de ensino-aprendizagem que, a partir de suas experiências, conhecimentos e contextos, elabora novas experiências com os alunos. 

“Assim, é fundamental que o professor realize no seu planejamento as atividades que serão propostas aos alunos, principalmente as que se utilizam das metodologias ativas para o ensino híbrido. Os aplicativos de jogos, de pesquisas, de produção de textos etc. precisam ser explorados, antecipando possíveis problemas”, afirma Denise.

Em casa ou na escola, o trabalho em equipe é imprescindível. A divisão de tarefas em casa é uma grande ajuda, nada como uma boa planilha de divisão de funções na porta da geladeira. “Não é simples compartilhar atividades, precisamos saber delegar e compreender que existem diferentes maneiras de enfrentar uma situação. Mas, com certeza, achar que é possível dar conta de tudo é, no mínimo, um pensamento ingênuo”, conclui Denise. 

Caderninhos, listas e registros para facilitar: a experiência da professora Marta 

Marta Lacoma, professora de Fundamental 1 do Colégio Oswald de Andrade, em São Paulo (SP), conta que há anos procura aperfeiçoar seus métodos de registro para facilitar a prática docente. Com o tempo, ela foi desenvolvendo os sistemas de organização em cadernos de planejamento. 

“No início registrava as aulas de forma descritiva, explicitando para mim mesma os detalhes e procedimentos”, conta. Aos poucos, a professora começou a introduzir elementos que tornaram os registros mais ágeis e eficientes, especialmente com o uso de planilhas de anotações.

Caderno de registros da professora Marta Lacoma.
Crédito: Arquivo Pessoal/Marta Lacoma
Páginas do caderno de Marta Lacoma dedicadas ao uso como agenda.
Crédito: Arquivo Pessoal/Marta Lacoma

No ensino remoto, porém, Marta sentiu necessidade de adaptar seus registros. “O caderno preparado para a rotina presencial não fazia mais sentido, a necessidade de lidar com o tempo com mais rigidez e planejar a duração de sua aula, quando terminar um encontro e iniciar o outro, se tornou presente”, explica.

Caderno adaptado pela professora Marta Lacoma para uso como planner.
Crédito: Arquivo Pessoal/Marta Lacoma

Para 2021, Marta preparou um caderno que atenda às necessidades desta nossa realidade, onde toda rotina é construída a partir do tempo:

Colagem com fotos do caderno adaptado para as necessidades de organização da professora Marta Lacoma.
Crédito: Arquivo Pessoal/Marta Lacoma

A professora Marta Lacoma compartilhou com NOVA ESCOLA o arquivo que usa como planner para organizar suas atividades diárias com base nos horários de execução, sejam atividades profissionais, sejam pessoais. 

Clique no botão abaixo para abrir e fazer o download.

BAIXE A PÁGINA DE ORGANIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO

Mais sobre esse tema