Parceria:
E-book: Apresente a matriz energética brasileira aos alunos
O Brasil é referência em fontes renováveis de energia, com destaque para a hidráulica. Eólica e solar são apontadas como promissoras para a geração de energia elétrica
O Brasil possui uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo. A grande disponibilidade de recursos naturais renováveis moldou a matriz brasileira com características que a diferenciam bastante da matriz mundial. Enquanto em todo o planeta o uso de fontes renováveis soma apenas 14%, no Brasil essa porcentagem é de 48,4%. Este perfil mais sustentável deve-se ao desenvolvimento de sistemas energéticos que usam, sobretudo, biomassa e energia hidráulica como fontes.
Segundo o Plano Decenal de Expansão de Energia 2030, que indica as perspectivas de expansão do setor no horizonte de dez anos (2021-2030), a meta brasileira é ampliar o uso de fontes renováveis alternativas, como a eólica e a solar, e diminuir o uso de fontes não renováveis, como petróleo e carvão mineral, para conquistar índices menores de emissões de gases que aceleram o efeito estufa.
Para entender melhor a composição da matriz energética brasileira, suas potencialidades e gargalos, preparamos o e-book abaixo. Boa leitura!
Acesse aqui a página especial do projeto Energia que Educa e conheça todos os conteúdos da parceria entre a Nova Escola e Neoenergia Coelba, Neoenergia Pernambuco, Neoenergia Cosern, Neoenergia Elektro e Neoenergia Brasília, por meio do programa de Eficiência Energética, regulado pela ANEEL.
Mais sobre esse tema