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PARA USAR COM OS ALUNOS

Atividade de Geografia: coloque a turma para debater os impactos das hidrelétricas amazônicas

Confira o passo a passo para discutir com os alunos os efeitos de grandes obras como Belo Monte e Jirau na matriz energética, meio ambiente e na sociedade brasileira

Ilustração de menina com um livro em mãos, em pé sobre um rio cheio de peixes.
Ilustração: Paola (Papoulas Douradas)/NOVA ESCOLA

A Bacia Hidrográfica do Amazonas possui cerca de 40% do potencial hidrelétrico do país motivo pelo qual a região inaugurou, na última década, grandes usinas como as de Belo Monte, no Pará, e Jirau e Santo Antônio, em Rondônia, por exemplo.

Ainda que consideradas fontes de energia limpa e representarem importante contribuição para a matriz energética nacional, as hidrelétricas geram inúmeros impactos ambientais e sociais nas regiões onde são implantadas – em especial estas, localizadas no bioma Amazônia. 

Para discutir estes efeitos, Maria Edney Ferreira da Silva, professora de Geografia e integrante do Time de Autores de NOVA ESCOLA, elaborou a atividade abaixo, que reflete sobre os pontos positivos e negativos deste modo de produção de energia. Confira:

Divisória de atividade

Atividade: Impactos socioambientais decorrentes da construção de hidrelétricas na região amazônica

Reflita com os estudantes sobre os prós e contras relacionados à construção das usinas de Belo Monte (PA) e Jirau (RO)


Indicado para: 8º e 9º ano

Materiais:  Acesso à internet, plataformas síncronas (como Zoom e Google Meet) em caso de aula remota, mapa online (Google Maps) e à plataforma Padlet.

Na BNCC: EF08GE15 - Analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina (Aquífero Guarani, Bacias do rio da Prata, do Amazonas e do Orinoco, sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes, entre outros) e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água

EF09GE18 - Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países.


PASSO A PASSO 

1. Apresente o tema da aula: Comece a aula questionando os estudantes sobre as fontes de energia disponíveis na matriz energética brasileira. Para contextualizar esta reflexão, use como apoio o e-book A matriz energética do Brasil. Exiba também o vídeo “Como funciona uma hidrelétrica?”.

2. Contextualize as usinas amazônicas. Apoie-se no infográfico abaixo que traz informações gerais sobre duas usinas amazônicas, Belo Monte e Jirau, para oferecer um panorama sobre as novas construções do sistema energético neste território. Na sequência, encaminhe aos estudantes os links dos vídeos abaixo. Eles listam diversos fatos sobre as duas usinas. Inclua outros materiais que considere pertinente para o embasamento do tema.


Usina Hidrelétrica de Belo Monte

Onde: Vitória do Xingu – PA
Rio Xingu
Inauguração: junho de 2011

2ª maior hidrelétrica do Brasil
- 2 reservatórios com uma área de 478 km²
- Capacidade instalada: 11.233 MW


Usina Hidrelétrica de Jirau

Onde: Porto Velho – Rondônia
Rio Madeira
Inauguração: dezembro de 2016

4ª maior hidrelétrica do Brasil
- Reservatório com uma área de 361,6 km²
- Capacidade instalada: 3.750 MW


Conheça a usina de Belo Monte

Documentário Belo monte: Usina de Problemas

Hidrelétrica de Jirau- ESBR - UHE JIRAU – Institucional

Amazônia Pública: Rio em Fúria

3. Apresente e organize a atividade: Após as exibições, resgate brevemente a discussão sobre a necessidade do uso da energia hidrelétrica na configuração da matriz brasileira e os impactos socioambientais e econômicos decorrentes de sua utilização. Em seguida, peça aos alunos que se dividam em três grupos. O número de participantes em cada equipe pode ser estabelecido a depender do tamanho da turma. Cada equipe terá a tarefa de listar pontos positivos e negativos sobre um tema central. Ao todo, serão 3 blocos temáticos:

- ECONOMIA E INFRAESTRUTURA: questões que tratem sobre os impactos das construções das usinas mencionadas no que diz respeito à geração de empregos diretos e indiretos, movimentação da economia regional, construção de estradas, dentre outras ações voltadas ao desenvolvimento econômico.

- MEIO AMBIENTE: questões sobre os impactos ambientais como a necessidade da mudança no curso de rios, alagamento de áreas, diminuição do número de peixes, devastação da floresta, dentre outros fatores relevantes para a discussão.

- IMPACTO SOCIAL: questões que se relacionam com os impactos decorrentes do deslocamento de populações indígenas, aumento da população local com a chegada de trabalhadores migrantes, crescimento das cidades localizadas no entorno, etc.

4. Medie as apresentações de cada grupo: Cada grupo deverá apresentar os argumentos levantados sobre o tema do seu respectivo bloco para toda a turma. Garanta que, em cada bloco de discussão, os alunos listem os aspectos positivos e negativos decorrentes da construção das hidrelétricas. Aproveite este momento para estimular reflexões sobre temas polêmicos e controversos, porém não se preocupe em encontrar desfechos. O importante é instigar a percepção dos alunos sobre as possibilidades e limites que a relação entre desenvolvimento e meio ambiente impõe à sociedade.

5. Proponha a construção de um mural virtual: Para finalizar, peça aos alunos que retomem suas pesquisas e localizem imagens que representem os argumentos que listaram nas apresentações. Oriente-os para que se certifiquem de que as imagens coletadas são de fontes confiáveis. Em seguida, as imagens devem ser organizadas em um mural virtual. Nesta etapa, poderão ser utilizadas ferramentas digitais gratuitas como o Padlet. Com o mural montado, sintetize com a turma os principais argumentos trazidos pelos grupos sobre cada bloco temático, propondo interseções e uma reflexão final.

divisória de fechamento

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