Documentos, formação e PPP: assuntos da Gestão Escolar que foram destaque em 2021
O ano que se encerra foi desafiador também para coordenadoras pedagógicas e diretoras de escola. Confira os temas que as gestoras escolares mais acessaram em 2021 no Nova Escola Box
Modelos para documentos escolares, revisão do projeto político-pedagógico para o ano atípico de 2021, voltar a organizar momentos de formação presencial com a equipe de professores e, por fim, a importância do trabalho coletivo em prol do antirracismo nas escolas.
Saiba, a seguir, o que as educadoras que estiveram à frente da Gestão Escolar em 2021 mais se interessaram em acessar no Nova Escola Box deste ano.
Modelos de documentos para gestores escolares
O papel da gestora ou do gestor escolar envolve também debruçar-se sobre documentos importantes para a organização do trabalho na escola, como o projeto político-pedagógico (PPP), documento que traz informações que caracterizam a instituição, as diretrizes pedagógicas, os desafios e as indicações de ações para o ano.
Os conteúdos da caixa são bem práticos e trazem modelos para você adaptar para a realidade da escola e usar com as equipes de professores. Além do PPP, você também poderá conferir (ou relembrar) templates para realizar planos de ação, consolidar o projeto institucional e um questionário para mapear o perfil socioeconômico das famílias.
De forma geral, o projeto político-pedagógico (PPP) tem como objetivo descrever os planos de ação pedagógica para alcançar as metas que a escola se propõe, além de consolidar registros sobre o perfil dos alunos e suas famílias e os recursos materiais disponíveis, entre outras informações.
Mas o documento não pode ficar engavetado: ele é mais útil e relevante quando construído de forma coletiva e revisado periodicamente, em especial durante momentos atípicos como o que estamos vivendo com a pandemia de covid-19. Leia, nos conteúdos da Caixa, pontos que não podem deixar de ser considerados nesta construção, bem como orientações, modelos e dicas de especialistas no tema.
Retome a formação da equipe no presencial
Com consultoria pedagógica e apoio da educadora Sônia Guaraldo, doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), organizamos roteiro e materiais para capacitar o coordenador pedagógico e o diretor a organizar os momentos formativos nesta volta ao ambiente presencial. Em especial, para acolher as dificuldades e debater sobre como os docentes deverão lidar com os diferentes níveis de aprendizagem apresentados nas avaliações diagnósticas.
São dois roteiros de formação, orientações e instrumentos para sondar como estão se sentindo os estudantes do 6º ao 9º ano. Ficou com vontade de ler tudo? Clique no link acima e confira.
Avance na Educação antirracista com a equipe
Assim como os professores, os gestores escolares têm papel fundamental no fortalecimento do trabalho com as relações étnico-raciais na escola. Para serem efetivas, porém, as ações precisam de planejamento, tempo, formação adequada e sensibilidade por parte dos educadores.
Além disso, para que se consolide uma Educação antirracista na escola, a intervenção deve ser fruto de construção coletiva e iniciar com a sensibilização de todos para o tema, respaldado também pelas Leis nº 10.639 e nº 11.645. Os conteúdos desta Caixa foram preparados com muito carinho e com apoio da consultora Rosa Margarida, especialista em Estudos Africanos e Afro-brasileiros, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).
Confira, leia e compartilhe os conteúdos clicando no título ou aqui.
Mais sobre esse tema