Brincadeiras, rotina e volta ao presencial: os conteúdos mais queridos do ano na Educação Infantil
Saiba o que as professoras da etapa mais curtiram ao longo de 2021 e aproveite para relembrar ou conhecer temas importantes para o trabalho com as crianças
Quais temas, conteúdos ou materiais mais mobilizaram as professoras de Educação Infantil ao longo de 2021? O ano dois da pandemia de covid-19 seguiu impactando o campo da Educação e a rotina das crianças e de seus familiares. Com isso, assuntos como brincadeiras (em casa ou no ambiente escolar), competências socioemocionais e organização da rotina na volta ao presencial fizeram sucesso entre as educadoras.
Confira, a seguir, os conteúdos mais lidos do ano na Educação Infantil e os destaques escolhidos pela equipe do Nova Escola Box para você ler, reler, compartilhar, refletir e continuar trabalhando em prol da aprendizagem e dos direitos dos bebês e das crianças no ano que vem. Boa leitura!
Os mais lidos do ano – Educação Infantil
Qual o papel do nome próprio na Educação Infantil?
Ao longo dos conteúdos da Caixa, publicada originalmente em abril, você saberá mais sobre como aproveitar a potência do nome próprio das crianças – elemento-chave na construção da identidade – para trabalhar o desenvolvimento da autonomia e dar os primeiros passos no entendimento a respeito da escrita. Orientações de planejamento das atividades, ideias para aplicar no ensino remoto e presencial e modelos de jogos e cantigas: tudo para você!
Como trabalhar competências socioemocionais com as crianças
Mais do que nunca, no último ano foi bem importante estimular o contato e a reflexão sobre os próprios sentimentos com as crianças. As competências socioemocionais ajudam a organizar o trabalho pedagógico neste sentido, colaborando para promover o pensamento crítico e criativo e para formar pessoas autônomas. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Sandra Dedeschi explica: “É indispensável que o adulto entenda ser necessário reconhecer e legitimar tais emoções, ter uma comunicação mais empática e acolher essas crianças”, completa. Ficou curiosa? Clique no título ou na imagem para acessar a Caixa e saber mais.
Brincadeiras para desenvolver a linguagem e a expressão
Em agosto, quando as crianças começaram a voltar para as atividades presenciais, foi importante criar condições para que os pequenos pudessem expressar suas emoções e sentimentos, um dos direitos de aprendizagem garantidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e também dar vazão para as vivências durante a pandemia. Nos conteúdos da Caixa, você pode conhecer (ou relembrar!) diferentes brincadeiras e atividades cujo objetivo é ajudar a desenvolver a linguagem e a expressão.
Volta à escola: o desafio de organizar a rotina das crianças
Na Educação Infantil, a rotina é ponto importante, que ajuda a dar segurança e organizar a sensação de tempo para as crianças. Neste ano, foi muito importante fazer essa organização de maneira coletiva, com o apoio e a participação dos familiares das crianças. Na escola da professora Adriana Abdon, em São Paulo, o mais importante não foi o volume de interações e propostas, mas a constância e a continuidade delas. “A rotina que importa para a criança é a do afeto”, compartilha a educadora.
Como resgatar o brincar espontâneo na pandemia
Mesmo ao longo do isolamento social e da suspensão dos encontros presenciais nas creches e pré-escolas, muitas professoras não pararam de planejar maneiras de continuar apoiando o desenvolvimento dos pequenos em casa. As brincadeiras e o lúdico, parte essencial da Educação Infantil, não ficaram de fora. Nos conteúdos da Caixa, você poderá conferir estratégias e ideias para resgatar o brincar espontâneo, em que o adulto abre espaço para que as crianças liderem o processo, no ambiente da casa.
Boitatá, mula sem cabeça e tantas outras lendas e histórias: o folclore é um dos assuntos que moram no coração – e ponto interessante para o trabalho no ambiente escolar desde a Educação Infantil. Em agosto, mês dedicado ao tema, preparamos conteúdos que podem (e devem) ser aproveitados o ano todo para explorar o potencial da cultura popular. Saiba mais acessando a caixa no link acima.
Os ambientes externos devem ser priorizados por conta dos protocolos sanitários da covid-19 – e isso pode abrir um mar de possibilidades de brincadeiras, atividades e interações para os pequenos.
Além de diminuir o risco de contágio, as experiências ao ar livre beneficiam as crianças em diversos aspectos: memória, imunidade, sono, sociabilidade, capacidade física e de aprendizado são alguns exemplos. É o que explica Paula Mendonça, assessora pedagógica do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana: “O contato com a natureza possibilita o desenvolvimento integral das crianças. Consideramos o espaço um terceiro educador, pois tem proposta e intencionalidade”, resume. Confira o conteúdo completo clicando no link.
No papel, no chão ou na parede: desenhar pode ser uma ferramenta poderosa para expressar ideias, sentimentos ou deixar a imaginação criar asas. Além disso, a atividade auxilia no desenvolvimento da motricidade e da visualidade dos pequenos. Para as professoras, a dica é prestar atenção nos registros das crianças e desenvolver um olhar interessado para as produções delas. Nos conteúdos da Caixa, você poderá se aprofundar no tema e saber pontos de atenção na hora de observar os desenhos feitos pelas crianças e também na hora de criar atividades para colocar o desenho em prática.
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