Avaliação diagnóstica, alfabetização e volta ao presencial: os conteúdos mais lidos do Ensino Fundamental 1
Temas como avaliar o que os estudantes aprenderam, organizar uma volta segura e seguir alfabetizando na pandemia mobilizaram os professores do 1º ao 5º ano ao longo de 2021. Saiba mais
![Compilado de ilustrações para retrospectiva de conteúdos do Ensino Fundamental 1, em 2021.](https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4j4YdkeYqDFqcz8brZtk9upD6N4vsacEVpxR2MTjgbj26XbYHeNCCEfYQ9vX/ge20dez21-retrospectiva2021-diversos-c2-texto.jpg)
Será que vou conseguir alfabetizar meus alunos na pandemia? Quais as orientações para conduzir as avaliações diagnósticas em mais um ano atípico? Como planejar e organizar a volta às aulas presenciais com segurança e apoiar a aprendizagem da turma?
É possível que você – e milhares de professoras – tenha feito essas perguntas durante 2021, ano marcado por idas e vindas, lutos e perdas, mas também, pelo avanço da vacinação no Brasil e a retomada das aulas presenciais a partir – e do contato no dia a dia com os alunos – do segundo semestre.
A seguir, conheça ou relembre os conteúdos, temas e atividades que mais mobilizaram as professoras na etapa dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º) e que se destacaram ao longo do ano entre as leitoras do Nova Escola Box.
Avaliação Diagnóstica
![Ilustração de mesa com fotografias e folhas de papel usados para diagnosticar a situação das crianças no ensino do ano de 2020](https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xUbYUVnXrHGMgUEMFcmcVs79UpSTjDTYPdqHgad8dRjtdSMvWvyas5tDJm6M/ef1ef218jan21-preparesemanapedagogica-nathaliatakeyama-c3-texto.jpg)
Como avaliar os alunos após mais de um ano de pandemia
Após todos esses meses de pandemia, como retomar processos como a avaliação dos estudantes? Naquele momento – em que parte dos alunos ainda estava em casa e diante do ensino remoto emergencial –, a avaliação processual (isto é, não considerar apenas aquilo que o aluno faz em um movimento avaliativo, mas sim, como é o seu desenvolvimento ao longo de um processo) tornou-se ainda mais relevante.
“Avaliar é muito mais o professor entender onde precisa desenvolver aquela habilidade do aluno ou se já pode avançar um pouco mais. Por isso a avaliação processual é tão importante, porque você coleta evidências ao longo do processo de desenvolvimento do estudante, não deixando lacunas pedagógicas que dificultam a continuação da aprendizagem”, ressalta a educadora Renata Capovilla. Aprofunde-se, leia orientações práticas e saiba mais nos conteúdos da Caixa.
Leve o diagnóstico dos alunos para a Semana Pedagógica em 2021
Mapear – com a ajuda dos colegas professores e da coordenação pedagógica – o que os alunos conseguiram aprender, ou não, durante o isolamento e a pandemia foi essencial, mais do que nunca, para o planejamento do ano em 2021. Nesta Caixa, que contou com a consultoria da educadora Joice Lamb, você encontrará um roteiro de formação para a equipe, que pode ser compartilhado com os gestores escolares, e também dicas para flexibilizar, revisitar e tornar o processo de trocas e planejamento do ano mais relevante para todos.
Alfabetização
Como aproveitar o nome próprio na alfabetização
Usar o nome das crianças no processo de alfabetização em Língua Portuguesa pode ser uma estratégia poderosa. “O nome próprio é uma verdadeira porta de entrada para o universo da escrita, pois é a primeira referência que a criança tem da escrita convencional e que faz sentido para ela mesma. Este é, naturalmente, motivo de curiosidade”, comenta Selene Coletti, vice-diretora da EMEB Philomena Zupardo, em Itatiba (SP). Além de orientações de especialistas e educadores de escolas públicas, você encontra um banco de ideias para aproveitar o recurso, modelos para aplicar e uma entrevista com a especialista em alfabetização Silvia Colello.
Alfabetização: Como apoiar os alunos com dificuldades
Diante dos desafios do ensino remoto emergencial dos últimos dois anos, é importante acolher as dificuldades dos estudantes, em especial aqueles que estão na fase de alfabetização, com afeto e empatia. “Cabe ao professor ir ao encontro do aluno, falar muito com ele, estimulá-lo, dizer que é uma criança esperta, que vai aprender e que ele estará ao seu lado para colaborar com esse processo”, explica Mazé Nóbrega, formadora de professores em Língua Portuguesa. Aprofunde-se e reflita sobre o tema com os conteúdos do Nova Escola Box.
Retorno às aulas presenciais
Volta à vista: planejando o segundo semestre da escola
A partir do segundo semestre de 2021, com o avanço da vacinação no Brasil, pensar em voltar para a escola com alguma segurança tornou-se realidade na maior parte das redes de ensino. No entanto, não foram poucas as dúvidas, temores e desafios enfrentados pela comunidade escolar neste retorno. Saiba, nos conteúdos da Caixa, como foi esse período.
Que saudade! Histórias da volta das professoras à escola em 2021
Ainda que o abraço não fosse possível em muitos casos – já que as crianças ainda não estão vacinadas no Brasil –, houve muito amor, emoção e carinho quando elas voltaram para as salas de aula. “Às vezes é difícil dizer ‘não me abrace’ aos alunos. Mas para garantir a segurança sanitária de todos a gente precisa expressar a afetividade de outras formas: com o tom de voz, com mais atenção à fala das crianças. E assim a gente tenta contornar”, compartilhou Laís Bandeira, professora de classe multisseriada (2º e 3º ano), da Escola Municipal Professora Maria Lúcia de Macedo Leite, da cidade de Nísia Floresta (RN). Lá, a retomada aconteceu em setembro, com turmas comparecendo presencialmente em dias alternados. Quer conhecer outros relatos e experiências de educadoras públicas? Acesse o conteúdo completo no link do título.
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