Avaliação diagnóstica, alfabetização e volta ao presencial: os conteúdos mais lidos do Ensino Fundamental 1
Temas como avaliar o que os estudantes aprenderam, organizar uma volta segura e seguir alfabetizando na pandemia mobilizaram os professores do 1º ao 5º ano ao longo de 2021. Saiba mais
Será que vou conseguir alfabetizar meus alunos na pandemia? Quais as orientações para conduzir as avaliações diagnósticas em mais um ano atípico? Como planejar e organizar a volta às aulas presenciais com segurança e apoiar a aprendizagem da turma?
É possível que você – e milhares de professoras – tenha feito essas perguntas durante 2021, ano marcado por idas e vindas, lutos e perdas, mas também, pelo avanço da vacinação no Brasil e a retomada das aulas presenciais a partir – e do contato no dia a dia com os alunos – do segundo semestre.
A seguir, conheça ou relembre os conteúdos, temas e atividades que mais mobilizaram as professoras na etapa dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º) e que se destacaram ao longo do ano entre as leitoras do Nova Escola Box.
Avaliação Diagnóstica
Como avaliar os alunos após mais de um ano de pandemia
Após todos esses meses de pandemia, como retomar processos como a avaliação dos estudantes? Naquele momento – em que parte dos alunos ainda estava em casa e diante do ensino remoto emergencial –, a avaliação processual (isto é, não considerar apenas aquilo que o aluno faz em um movimento avaliativo, mas sim, como é o seu desenvolvimento ao longo de um processo) tornou-se ainda mais relevante.
“Avaliar é muito mais o professor entender onde precisa desenvolver aquela habilidade do aluno ou se já pode avançar um pouco mais. Por isso a avaliação processual é tão importante, porque você coleta evidências ao longo do processo de desenvolvimento do estudante, não deixando lacunas pedagógicas que dificultam a continuação da aprendizagem”, ressalta a educadora Renata Capovilla. Aprofunde-se, leia orientações práticas e saiba mais nos conteúdos da Caixa.
Leve o diagnóstico dos alunos para a Semana Pedagógica em 2021
Mapear – com a ajuda dos colegas professores e da coordenação pedagógica – o que os alunos conseguiram aprender, ou não, durante o isolamento e a pandemia foi essencial, mais do que nunca, para o planejamento do ano em 2021. Nesta Caixa, que contou com a consultoria da educadora Joice Lamb, você encontrará um roteiro de formação para a equipe, que pode ser compartilhado com os gestores escolares, e também dicas para flexibilizar, revisitar e tornar o processo de trocas e planejamento do ano mais relevante para todos.
Alfabetização
Como aproveitar o nome próprio na alfabetização
Usar o nome das crianças no processo de alfabetização em Língua Portuguesa pode ser uma estratégia poderosa. “O nome próprio é uma verdadeira porta de entrada para o universo da escrita, pois é a primeira referência que a criança tem da escrita convencional e que faz sentido para ela mesma. Este é, naturalmente, motivo de curiosidade”, comenta Selene Coletti, vice-diretora da EMEB Philomena Zupardo, em Itatiba (SP). Além de orientações de especialistas e educadores de escolas públicas, você encontra um banco de ideias para aproveitar o recurso, modelos para aplicar e uma entrevista com a especialista em alfabetização Silvia Colello.
Alfabetização: Como apoiar os alunos com dificuldades
Diante dos desafios do ensino remoto emergencial dos últimos dois anos, é importante acolher as dificuldades dos estudantes, em especial aqueles que estão na fase de alfabetização, com afeto e empatia. “Cabe ao professor ir ao encontro do aluno, falar muito com ele, estimulá-lo, dizer que é uma criança esperta, que vai aprender e que ele estará ao seu lado para colaborar com esse processo”, explica Mazé Nóbrega, formadora de professores em Língua Portuguesa. Aprofunde-se e reflita sobre o tema com os conteúdos do Nova Escola Box.
Retorno às aulas presenciais
Volta à vista: planejando o segundo semestre da escola
A partir do segundo semestre de 2021, com o avanço da vacinação no Brasil, pensar em voltar para a escola com alguma segurança tornou-se realidade na maior parte das redes de ensino. No entanto, não foram poucas as dúvidas, temores e desafios enfrentados pela comunidade escolar neste retorno. Saiba, nos conteúdos da Caixa, como foi esse período.
Que saudade! Histórias da volta das professoras à escola em 2021
Ainda que o abraço não fosse possível em muitos casos – já que as crianças ainda não estão vacinadas no Brasil –, houve muito amor, emoção e carinho quando elas voltaram para as salas de aula. “Às vezes é difícil dizer ‘não me abrace’ aos alunos. Mas para garantir a segurança sanitária de todos a gente precisa expressar a afetividade de outras formas: com o tom de voz, com mais atenção à fala das crianças. E assim a gente tenta contornar”, compartilhou Laís Bandeira, professora de classe multisseriada (2º e 3º ano), da Escola Municipal Professora Maria Lúcia de Macedo Leite, da cidade de Nísia Floresta (RN). Lá, a retomada aconteceu em setembro, com turmas comparecendo presencialmente em dias alternados. Quer conhecer outros relatos e experiências de educadoras públicas? Acesse o conteúdo completo no link do título.
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