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Atividade de Educação para o trânsito: vamos experimentar um circuito com ruas e tráfego de bicicletas?

Confira um passo a passo com materiais simples para organizar uma dinâmica que conscientize os alunos a conhecerem e respeitarem regras para pedestres e veículos

Ilustração animada de atividade de educação para o trânsito: circuito com ruas e tráfego de bicicletas.
Ilustração: Nathalia Takeyama/NOVA ESCOLA

Além de explicar algumas regras de segurança no trânsito e conversar sobre elas, é interessante que a escola proponha situações nas quais os alunos possam experimentá-las. 

“A noção de regra desenvolve-se aos 7 anos de idade. Mas desde os 4 anos é possível explorar com os pequenos a segurança no trânsito. Algumas possibilidades são jogo da memória com a temática, maquete com carrinhos e bonecos e circuitos para as crianças explorarem”, comenta Stefania Alvise Marcelo, pedagoga, educadora de trânsito e observadora certificada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. 

No caso do circuito, segundo Stefania, o foco do trabalho deve ser sempre orientar as crianças do papel que elas mais desempenham no trânsito: o de pedestres. “É interessante fazer com que a criança vivencie essa situação com o corpo mais de uma vez. A Educação para o trânsito precisa ser um trabalho constante”, defende. 

Confira uma sugestão de atividade de circuito para você criar com ajuda da turma. Os materiais necessários são de fácil acesso e baixo custo.

divisória de atividade

Atividade: Circuito de trânsito na escola

Em um percurso com ruas e elementos como semáforos e faixas de pedestre, os alunos vão experimentar o comportamento de pedestre e refletir sobre segurança


Indicado para: Turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental

Espaço: Quadra esportiva ou pátio da escola

Materiais: Giz ou papel craft para criar o percurso no chão, cartolinas para fazer a sinalização e celular com câmera fotográfica para registrar a atividade.

Na BNCC: A Educação para o trânsito é um dos temas transversais da Base Nacional Comum Curricular


PASSO A PASSO

1. Fale das regras de trânsito. Na sala de aula, pergunte como as crianças se locomovem pela cidade. A pé, de carro, de ônibus, de transporte escolar, de bicicleta ou a bordo de outro veículo? Chame atenção para o fato de que todos somos pedestres em alguns momentos da rotina. Questione quais cuidados a turma precisa ter ao andar na rua e compartilhe algumas regras de trânsito para pedestres. Sugestão: o Departamento de Trânsito do Tocantins (Detranto) apresenta algumas normas que visam garantir a segurança no trânsito neste link

2. Converse dos perigos. Mostre dados e reportagens sobre ciclofaixas, ciclovias, acessibilidade e acidentes de trânsito envolvendo pedestres e bicicletas e converse com a turma. O intuito é de que as crianças compreendam que, quando pedestres, somos mais vulneráveis a fatores como velocidade e peso de veículos quando ocorrem acidentes. Relembre que há uma série de ações públicas (como a manutenção das placas de sinalização e a construção de faixas específicas para ciclistas) e individuais (atravessar na faixa de segurança) que ajudam a manter todos em segurança.

3. Criando um circuito. Convide os estudantes a realizarem uma pesquisa sobre os elementos relacionados ao trânsito local (ruas, avenidas, calçadas, praças, diferentes tipos de placas de sinalização, faixa de pedestre, semáforo, agentes de trânsito etc.). Com base nos elementos que eles apresentarem e em outros levantados por você, façam numa cartolina o rascunho de um circuito que simule uma cidade. Depois, esse rascunho deverá ser reproduzido no chão do pátio ou da quadra da escola: trace com giz ou demarque com papel craft as ruas, as faixas de segurança etc. Indiquem o lugar de semáforos e de placas no percurso, para orientar o trânsito. Estabeleçam pontos que demarquem lugares específicos – como escola, hospital, supermercado – e criem uma sinalização para eles. Depois, tudo deve ser recriado em tamanho maior para ser instalado no percurso no pátio ou na quadra. 

4. Como andar pela cidade. Combine com a criançada como o percurso será experimentado por todos. Definam uma lista e uma ordem de lugares que cada criança deve visitar. Estabeleça um rodízio entre os alunos para cuidar da mudança de sinalização dos semáforos (o que pode ser feito com cartões coloridos) e para representar elementos-surpresa, como uma ambulância que surge de repente (se um veículo de emergência com dispositivo de alarme sonoro estiver se aproximando, mesmo que o semáforo esteja aberto para pedestres, é preciso aguardar no passeio e só atravessar após a passagem dele). Juntos, também é importante que vocês estabeleçam algumas regras, como a de que a pessoa responsável por cometer alguma infração, como atravessar a rua fora da faixa de segurança, deve retornar para o início do percurso. Explique para o grupo que você vai desempenhar o papel de agente de trânsito e observar se todos seguem as regras de segurança no trajeto. 

5. Acrescente desafios. Verifique com a turma a possibilidade de que algumas crianças levem bicicletas e/ou patinetes para a escola. Enfatize que o ciclista desmontado, empurrando a bicicleta, equipara-se ao pedestre. Porém, quando estiver pedalando, ele precisa seguir outras recomendações (saiba aqui quais são elas). Com a inclusão desse elemento, observe como os ciclistas e os pedestres se comportam no circuito.

6. Registre a vivência. Faça registros fotográficos das crianças em movimento para serem discutidos depois da experimentação e tome nota ou filme o trânsito para analisar o comportamento da turma também.  

7. Conversa posterior. Convide a turma para uma roda de conversa sobre o que foi vivenciado no circuito. Apresente as fotos para que todos possam relembrar o que experimentaram e comentar. Incentive os alunos a falarem como foi se deslocar pelo espaço, peça que estabeleçam relações entre a atividade e a vida cotidiana e estimule que tirem dúvidas. Comente o que você, no papel de agente de trânsito, observou e relembre algumas regras de segurança.

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