Parceria:

Para baixar

E-Book: Segurança no trânsito para a comunidade escolar

Baixe um livro digital em PDF e confira informações sobre o tema para envolver toda a escola no debate

Ilustração animada de personagens dentro de um ônibus.
Ilustração: Nathalia Takeyama/NOVA ESCOLA

“No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. Este foi o tema das campanhas educativas de trânsito realizadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no ano passado. 

Qual é a responsabilidade da escola quando o assunto é este? “O trânsito faz parte da vida e pode ser trabalhado na escola como parte das competências gerais”, explica Stefania Alvise Marcelo, pedagoga, educadora de trânsito e observadora certificada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária.

Segundo Stefania, as crianças têm menos resistência a regras do que os adultos, o que pode fazer com que elas, com base em seus aprendizados na escola, ajudem na conscientização das famílias. Por outro lado, muitos adultos desobedecem às regras de segurança, não por negligência, e sim, por desconhecimento. Então, reforçar a formação deles no tema é essencial. 

“Recentemente, foram realizadas algumas alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), inclusive quanto ao uso da cadeirinha e ao transporte de crianças em motos. Muitos pais não sabem sobre isso e a escola pode ajudar a disseminar as novidades”, comenta Stefania. 

Com a ajuda da profissional, NOVA ESCOLA elaborou um e-book sobre qual a responsabilidade de cada ator da comunidade escolar para promover a Educação para o trânsito. Clique no botão a seguir e compartilhe com todos!

BAIXE O E-BOOK

Mais sobre esse tema