Para saber ainda mais

Livros, filmes e referências para sair de órbita

Veja as sugestões para instigar seus alunos a se aprofundarem no mundo da Astronomia

Conheça livros, filmes e séries - e até canais do Youtube! - para viajar na Astronomia com os seus alunos. Ilustração: Duda Oliva/Nova Escola

LIVROS

Rumo às Estrelas, de Alberto Delerue. Ed. Jorge Zahar

Para aprender a encontrar constelações, este guia celeste é ideal. Voltado para iniciantes, ele dispensa o uso de instrumentos de aumento para observação do céu. O livro também traz lendas e histórias antigas sobre as estrelas.

O Livro de Ouro do Universo, de Ronaldo Mourão - Ediouro

De maneira simples, o autor traz toda a história da formação do Universo, explicando o que são cometas, quarks e o buraco negro, e a evolução da Astronomia através dos séculos.

Uma Dobra no Tempo, de Madeleine L'engle - HarperCollins

Por meio desse romance de ficção científica, protagonizado por adolescentes, a autora conduz os leitores por uma viagem pelo espaço, apresentando conceitos científicos como pano de fundo da história. O livro também possui uma versão em filme.

Olhai pro Céu, Olhai pro Chão, vários autores - Museu de Astronomia e Ciências Afins

De forma resumida e lúdica, o livro apresenta como os vários povos indígenas brasileiros olhavam para o céu e segue contando a nossa história por meio de evidência encontradas no solo, unindo astronomia e arqueologia.

FILMES E SÉRIES

A Teoria de Tudo (2015)

Esse filme é a biografia do astrofísico Stephen Hawking, desde a descoberta de sua doença degenerativa até seus grandes estudos, que alteraram nossa visão sobre o espaço e o tempo.

Gravidade (2013)

Dois astronautas estão no espaço, quando são surpreendidos por uma chuva de meteoros e precisam lutar por suas vidas em um ambiente inóspito. A obra mostra as condições a que estão submetidos os humanos fora da Terra e faz uma metáfora da evolução da vida no nosso planeta.

Perdido em Marte (2015)

Em uma missão no Planeta Vermelho, um astronauta é deixado para trás. Recorrendo à ciência, ele começa a criar as condições necessárias para sua sobrevivência.

Interestelar (2014)

Esse filme aborda conceitos mais complexos sobre o Universo ao contar a história de astronautas que viajam através de um “buraco de minhoca” em busca de um novo lar para os seres humanos.

Estrelas Além do Tempo (2016)
Vencedor do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante e inspirado em fatos reais, o filme mostra a história de três cientistas negras que trabalharam na Nasa durante a corrida espacial nos anos 1960.

Os 100 (Netflix)

Após uma guerra nuclear mundial, a humanidade está vivendo no espaço, mas os recursos começam a se tornar escassos. Por isso, cem jovens são enviados de volta à Terra para descobrir se ela está habitável.

A Expansão (Netflix e Amazon Prime)

Em sua quarta temporada, a série explora um futuro em que a humanidade já colonizou planetas como Marte e explora comercialmente o Sistema Solar.

Cosmos

Nesse documentário em formato de série, o físico Neil deGrasse Tyson explica em 13 episódios conceitos fundamentais sobre o Universo, conceitos da Astronomia e Astrofísica e as relações humanas com os céus e as descobertas científicas.

CANAIS DO YOUTUBE

Para quem prefere o Youtube, os canais SpaceToday e Canal do Schwarza são recomendados, porque seus conteúdos são revisados por professores universitários de física e astronomia. Eles abordam temas relacionados à astronomia, como as missões espaciais atuais, tecnologia, as últimas pesquisas científicas, astrofísica e astronáutica.