Para saber ainda mais

Fontes seguras para ficar longe das fake news

Sites, livros e filmes para entender tudo sobre o universo dos vírus

Ilustração: Rodrigo Damati

É batata: acontece algo importante no mundo e logo aparece uma enxurrada de notícias falsas. Não foi diferente quando o coronavírus chamou a atenção do mundo inteiro. Teve até quem espalhasse que as encomendas do AliExpress, famoso site de compras da China, viraram uma arma biológica capaz de empestear a casa de coronavírus. Tudo falso.

Nessas horas, é importante que você, professor, ajude seus alunos a desenvolver bons procedimentos de pesquisa, especialmente em relação à escolha de fontes. 

Para ajudar, NOVA ESCOLA separou 12 materiais de referência que podem ser usados sem medo de ser infectado pelo vírus das fake news. 


VÍDEOS

Drauzio Varella: Devo me preocupar com o coronavírus?

https://www.youtube.com/watch?v=BA9NE59SV_o

O médico, considerado uma referência no jornalismo sobre saúde e qualidade de vida, divulgou no YouTube um vídeo sobre a epidemia. O canal, aliás, é uma ótima fonte de informação para vários outros assuntos relacionados à saúde. 

SITES

Coronavírus e novo coronavírus: o que é, causas, sintomas, tratamento e prevenção

https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus

O Ministério da Saúde criou uma página com as principais perguntas e respostas sobre o tema. A página também é atualizada constantemente com os números atualizados de casos suspeitos e as medidas que o governo está tomando para impedir a disseminação do vírus no Brasil. 

Organização Mundial da Saúde

https://www.who.int/eportuguese/countries/bra/pt/

A Organização Mundial da Saúde (OMS) é o principal órgão que trata sobre as questões de saúde do mundo. Em seu site, por exemplo, todos os dias são publicados os boletins epidemiológicos sobre o coronavírus e outras doenças. Todas as informações são atualizadas diariamente. 

Fiocruz

https://portal.fiocruz.br/fundacao

Reconhecida por sua grande contribuição em pesquisa e desenvolvimento de vacinas, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é uma ótima fonte para assuntos relacionados à saúde.

Postal de Busca da USP

http://www.buscaintegrada.usp.br/primo_library/libweb/action/search.do

O Portal de Busca Integrada é um acervo da Universidade de São Paulo (USP) que reúne diversos materiais: desde acervos físicos a estudos feitos por pesquisadores da instituição. 

LIVROS

A virologia no Estado do Rio de Janeiro: uma visão global, de Hermann Schatzmayr e Maulori Cabral

Nessa obra, Hermann, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), e Maulori, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentam os impactos da gripe espanhola no Rio de Janeiro, a maior pandemia causada pelo vírus Influenza no Brasil.

Epidemias no Brasil Uma Abordagem Biológica e Social, de Rodolpho Telarolli Júnior

O professor universitário e médico traz em seu livro um histórico e explicações das principais doenças transmissíveis do Brasil. A produção leva o leitor a estudar sobre os problemas de saúde do país. 

FILMES

Vírus letal, 2012, Hong Kong - 122 min

O longa conta a corrida de um ex-agente da Comissão Internacional de Doenças que rouba uma cópia do vírus da varíola da Jordânia para transformá-lo em uma arma biológica.

Contágio, 2011, EUA/Emirados Árabes - 102 min

Depois de quase uma década de seu lançamento, o filme voltou a ganhar destaque após a divulgação do novo coronavírus. A obra cinematográfica mostra a rápida disseminação de um vírus letal, transmitido pelo ar e que mata em poucos dias. 

A gripe, 2013, Coreia do Sul - 117 min

É a história de uma cidade que mergulhou no caos por causa de um vírus desconhecido. A população não se previne e depois de algumas semanas, centenas de pessoas apresentam os sintomas. O filme também mostra a busca de um médico para realizar a vacina que irá combater o vírus.

93 dias, 2016, Nigéria - 118 min

Baseado em fatos reais, o filme mostra a corrida da comunidade médica para impedir o aumento do surto de Ebola. Se você não se lembra, teve uma epidemia do vírus em dezembro de 2013 na África Ocidental.

Pandemia, 2020, EUA - 6 episódios de 50 min

A série documental de seis episódios retrata o trabalho de médicos e cientistas contra um vírus da gripe. Pandemia discute sobre o movimento antivacina e suas consequências. 



Diante da pandemia do coronavírus, esse conteúdo está aberto para todos os nossos leitores. Outros temas do Nova Escola Box são exclusivos para assinantes, caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossos planos.

Quero Assinar!

Mais sobre esse tema