Para aprender sobre a prática

Por que ouvir histórias é um apoio emocional para as crianças

Perto de finais felizes e de pessoas que as amam, elas conseguem vislumbrar que os problemas têm solução e ampliar os horizontes da imaginação

 Ler para alguém é um ato de afeto e uma forma de apoio democional. Ilustração: Thiago Lopes/Estúdio Kiwi/NOVA ESCOLA

A menina de casaco e capuz vermelho segue pela floresta para levar bolo e doces para a avó, encontra um lobo no caminho, quase é devorada (!) por ele... mas consegue se salvar. Ufa! A narrativa da Chapeuzinho Vermelho, em suas variadas versões, é um clássico que continua provocando medo, suspense e alívio nas crianças. Esta possibilidade de transitar da instabilidade para o seguro, da ameaça para o conforto, é um dos papéis das histórias infantis. E, em tempos de incerteza provocada pela pandemia do novo coronavírus, revisitar finais felizes é boa estratégia para acalmar o coração durante o isolamento social. 

“As crianças que escutam uma boa história vivem essa travessia com os personagens, de passar pelo momento de angústia, quando as coisas ficam instáveis e muito ruins, para o conforto de tudo estar bem novamente”, conta Silvana Augusto, coordenadora da pós-graduação do Instituto Singularidades, em São Paulo (SP) e colaboradora do Instituto Avisa Lá. “Essa experiência se transmite como uma atitude de vida de saber que sofrimento e tristeza existem, mas que, apesar das intempéries, tudo dá certo”, completa. 

Cultivar a estabilidade no imaginário das crianças torna-se mais importante no contexto atual. “Em um tempo em que tudo está tão incerto e os próprios adultos estão inseguros, para uma criança pequena é motivo de segurança afetiva interna reconhecer que algumas coisas se estabilizam na vida”, explica Silvana. Por isso, é oportuno que a escola incentive os pais a aproveitarem, na medida do possível, o período em casa para ampliar o repertório das crianças por meio de contação de histórias. Valem aquelas transmitidas oralmente ou lidas.

Além da segurança, a contação de histórias trabalha com o afeto: a dedicação do adulto ao ler ou contar e se propor a entrar com a criança no universo da fantasia também é um apoio emocional para os pequenos. “A contação traz esse aconchego e bem-estar da troca, do cuidado, do tempo que é dado para o outro”, diz Ana Flavia Castanho, professora de Pedagogia no Instituto Vera Cruz e autora do curso Leitura para Bebês, de NOVA ESCOLA, que pode ser acessado gratuitamente aqui.  

E para além do aspecto emocional, o contato com as histórias contribui para o desenvolvimento cognitivo. É uma oportunidade para aprender a lidar com diferentes percepções e sentimentos, mas também, para ampliar o vocabulário, construir repertório cultural e desenvolver a escuta, a imaginação e a criatividade. “Tudo o que as crianças vão construindo na infância por meio das histórias, elas depois reapresentarão na brincadeira do faz de conta, no desenho e nos casos que elas contam”, diz Silvana.

Em relação às histórias lidas, é fundamental inserir as crianças no mundo da literatura desde cedo, o que contribui na construção de um comportamento leitor. “As histórias que são lidas ajudam a despertar o interesse por aprender a ler e escrever para desvendar os mistérios que a escrita guarda”, lembra Silvana. Aos poucos, a criança vai percebendo as diferenças entre as pausas e expressões das histórias transmitidas oralmente e daquelas lidas. Mais à frente, ela vai saber o que é uma marca gráfica e reconhecer a pausa como sendo vírgula e reticências e as emoções como reflexo de pontos de exclamação ou de interrogação, por exemplo. “A criança vai sendo informada, muito antes de conhecer as letras, sobre a linguagem escrita”, explica a coordenadora do Instituto Singularidades. 

Neste período de quarentena, a contação também é uma maneira de oferecer às crianças alternativas aos meios eletrônicos. “Temos de lembrar que a criança está em uma fase importante de desenvolvimento neurológico. É fundamental garantir o acesso a um repertório literário diverso para que ela não fique apenas exposta ao que está na televisão ou no celular”, diz Karine Ramos, doutora em Educação e orientadora pedagógica da área de Educação Infantil do Colégio Santa Maria, em São Paulo. 

Por tudo isso, escolas e professores devem incentivar as famílias a promoverem a contação de histórias em casa. Como orientá-las? Neste texto, apresentamos algumas sugestões.


Diante da pandemia do coronavírus, este conteúdo está aberto para todos os nossos leitores. Outros temas do Nova Escola Box são exclusivos para assinantes, caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossos planos :)

Quero Assinar!

Mais sobre esse tema