Para usar com as crianças

Sugestão de atividade: leitura para bebês

Oriente os pais a escolherem um livro e criarem um ambiente aconchegante com o material disponível em casa

Por Rosi Rico

Crie um ambiente aconchegante para a leitura com bebês. Ilustração: Thiago Lopes/Estúdio Kiwi/NOVA ESCOLA

Não há limite de idade para começar a ler para as crianças, prática que beneficia mesmo os bebês. Apresentar os livros para eles é essencial para a construção da atenção e da sensibilidade para a leitura, além de permitir estreitar o vínculo com aquele que está lendo, uma vez que a criança percebe ser aquele um momento de atenção a ela. 

A aproximação com histórias diversas permite também que os bebês ampliem o vocabulário e enriqueçam o imaginário, conhecendo aventuras, ambientes e personagens os mais variados. E ao deixá-los pegarem, manusearem ou folhearem os livros – que, naturalmente, despertam a curiosidade das crianças –, o adulto contribui para a criação de uma relação de intimidade dos pequenos com esses objetos. 

A proposta da professora Bruna Bonfá Terra da Silva, do Time de Autores de NOVA ESCOLA, é criar um ambiente aconchegante para a leitura. Trata-se de uma atividade em que o docente pode indicar para as famílias fazerem em casa durante o período de isolamento, e mesmo depois que a quarentena acabar. 

Peça que selecionem um livro de história infantil que já possuem em casa. De preferência, uma obra que o bebê aprecia ou que tenha sido utilizada na escola. É também possível enviar uma lista de sugestões para aqueles com possibilidade de adquiri-los on-line ou aproveitar a seleção de histórias infantis em vídeo e texto contida nesta caixa (dá para baixar e enviar todo o material até no WhatsApp). É importante ter como referência para a curadoria a qualidade das ilustrações e da narrativa, para que ambas convidem o leitor a usar a imaginação e construir a história junto ao autor. Evite textos que apenas descrevem as ilustrações.

Oriente os pais a lerem o livro antes de apresentá-los aos bebês para que possam conduzir a leitura com tranquilidade e favorecer as interações das crianças com o enredo. Depois, sugira o passo a passo abaixo: 

Indicado para: Bebês (zero a 1 ano e 6 meses)
Objetivo: Promover a leitura para os bebês, aproximando-os do universo literário
Materiais: O livro escolhido para a leitura e materiais para acomodar confortavelmente os bebês, como: tapete, colchonete, rede, almofadas, pufes, travesseiros ou qualquer outro que você tenha disponível
Espaço: Local dentro de casa onde possa ser criado um ambiente aconchegante com os materiais sugeridos
Na BNCC: EI01EF03, EI01EF08, EI01EF06

PASSO A PASSO:

1. Faça o convite: Diga ao bebê que gostaria de apresentar o livro (fale o título) e pergunte se ele quer descobrir qual a história que a obra traz. Mostre o espaço preparado e convide-o a se deslocar até lá para apreciar a leitura. 

2. Proporcione a exploração: Antes de iniciar a leitura, deixe que o bebê investigue o ambiente, troque as almofadas de lugar, role pelo tapete ou folheie o livro. Fique atento aos gestos e movimentos do bebê para saber qual o momento de iniciar a leitura, que deve ser feita quando ele estiver tranquilo. Convide-o à leitura e acomode-o bem próximo a você, acolhendo-o no colo ou lado a lado, de modo que ele possa segurar o livro e virar as páginas (quando já consegue realizar essa ação) ou apenas visualizá-lo e tocá-lo. 

3. Comece a leitura: Apresente o título e explore os elementos da capa. Durante a leitura, pronuncie lentamente as palavras para que o bebê compreenda melhor a narrativa. Gesticule e use diferentes entonações de voz para representar o enredo e envolvê-lo na história. Incentive-o a participar ativamente da leitura, pedindo que nomeie os elementos figurativos presentes no livro ou que imite seu jeito de ler. Reconheça e valorize toda e qualquer forma de comunicação e expressão, como balbucios, palavras, gestos e movimentos. 

4. Finalize a atividade: Esteja atento e seja flexível para continuar ou interromper a leitura de acordo com as necessidades e desejos do bebê. Ao finalizar a atividade, deixe-o livre para interagir com o livro sem receio de eventuais danos ao objeto. 

O plano de aula completo da professora Bruna Bonfá Terra da Silva pode ser acessado aqui.


Diante da pandemia do coronavírus, este conteúdo está aberto para todos os nossos leitores. Outros temas do Nova Escola Box são exclusivos para assinantes, caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossos planos :)

Quero Assinar!

Ideias para inspirar, conteúdo para ensinar

Quer ler esse conteúdo? Assine o Nova Escola Box

O Nova Escola Box é um produto digital que auxilia o educador a preparar a sua aula com dicas práticas, materiais de apoio para a sala de aula e textos de formação para os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Toda semana, o assinante recebe uma caixa digital de conteúdo nova e surpreendente.

Já é assinante Nova Escola Box? Faça login aqui!

Leia os conteúdos do Nova Escola Box enquanto estão abertos e aproveite a oportunidade para assinar

ASSINE POR R$19,90/mês
Continue lendo sem assinar

É assinante Nova Escola Box?
Faça login aqui!

Ilustração de um computador e um celular