Para usar com as crianças

Atividade: Explorando materiais de largo alcance em casa

Veja quais itens escolher e como colaborar para o processo de aprendizagem da criançada

Por Ana Paula Bimbati

Com materiais fáceis de encontrar em casa é possível estimular a exploração. Foto: Ricardo Lima/NOVA ESCOLA

Explorar materiais não precisa se limitar à manipulação: é importante envolver todos os sentidos da criança e, além disso, estimular a criatividade, curiosidade e investigação. Por isso, atividades com materiais de largo alcance (também chamados de não estruturados) são interessantes nessa etapa. 

Lembre-se de que esse tipo de material é o que não tem uma definição, ou seja, capaz de oferecer uma série de possibilidades de criação. É diferente de uma boneca ou um carrinho de controle remoto, por exemplo, classificados como materiais estruturados. 

“Os materiais de largo alcance provocam que as crianças criem uma identidade para eles e que a partir daí criem suas funções”, explica Camila Bon, pedagoga e consultora pedagógica de Educação Infantil. Para orientar os pais em como fazer essa atividade em casa, preparamos o passo a passo com as orientações da Camila. Vamos lá?

Indicado para: crianças pequenas e bem pequenas
Material: materiais de largo alcance disponíveis em casa (caixa de papelão, pote plástico, garrafa PET, botões, tecidos, pedaços de madeira etc.).

PASSO A PASSO

1. Escolha os materiais. Com a quarentena, muitas famílias estão em casa. Então, oriente a escolha de materiais de largo alcance possivelmente disponíveis em suas residências, como caixas de alimentos, potes plásticos, botões, tecidos etc. A dica é escolher materiais diversos em tamanhos, formatos e texturas.

PONTO DE ATENÇÃO: A escolha dos materiais precisa ser cuidadosa e levar em conta a segurança: se a atividade será feita com bebês, evite objetos que não podem ser levados à boca, pois nessa faixa etária, a investigação é feita mordendo objetos. Também evite usar materiais pontiagudos ou cortantes para a segurança dos pequenos. 

2. Organize os materiais. Depois de escolher os itens, disponibilize-os de forma atrativa para a criança, empilhando os materiais ou dividindo-os em caixas. “O cuidado estético também é importante, porque é a forma que a criança será apresentada para aqueles materiais”, explica Camila.

3. Convide a criança para a exploração. A pedagoga também orienta que seja feito um convite para as crianças participarem da atividade. “Não é simplesmente jogar os materiais em um espaço, você precisa apresentar a brincadeira”, diz Camila. Proponha que elas observem e depois escolham uma das caixas para explorar.

Foto: Ricardo Lima/NOVA ESCOLA

4. Participe da atividade com a escuta ativa. Depois que os pequenos escolherem uma das “ilhas” de materiais para explorar, não interrompa ou faça intervenções. Deixe que a criança brinque, mexa e explore por completo cada material. Fique atento também para participar da brincadeira e manter a escuta ativa.

5. Faça anotações das percepções observadas. Enquanto as crianças interagem com os materiais, oriente os pais a fazerem anotações. Algumas perguntas que podem guiar o registro: quais as estratégias usadas pelas crianças para explorar os materiais? Consideraram o tamanho e outras características dos materiais para suas composições e brincadeiras? Como as crianças interagiram durante a brincadeira? Brincaram individualmente, chamaram o irmão ou os responsáveis para participar? De quais formas as crianças estão comunicando suas produções, ideias e explorações? Peça para que as anotações sejam enviadas para o professor.

6. Dê um tempo para guardar os materiais. Durante a observação, vá percebendo se as crianças já exploraram os materiais por completo e informe-as que a atividade será finalizada. Peça ajuda dos pequenos para guardar os itens ou jogar fora aqueles que não podem ser reutilizados. 

Ideias para inspirar, conteúdo para ensinar

Quer ler esse conteúdo? Assine o Nova Escola Box

O Nova Escola Box é um produto digital que auxilia o educador a preparar a sua aula com dicas práticas, materiais de apoio para a sala de aula e textos de formação para os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Toda semana, o assinante recebe uma caixa digital de conteúdo nova e surpreendente.

Já é assinante Nova Escola Box? Faça login aqui!

Leia os conteúdos do Nova Escola Box enquanto estão abertos e aproveite a oportunidade para assinar

ASSINE POR R$19,90/mês
Continue lendo sem assinar

É assinante Nova Escola Box?
Faça login aqui!

Ilustração de um computador e um celular