Para usar com as crianças

Atividade: Explorando materiais de largo alcance em casa

Veja quais itens escolher e como colaborar para o processo de aprendizagem da criançada

Com materiais fáceis de encontrar em casa é possível estimular a exploração. Foto: Ricardo Lima/NOVA ESCOLA

Explorar materiais não precisa se limitar à manipulação: é importante envolver todos os sentidos da criança e, além disso, estimular a criatividade, curiosidade e investigação. Por isso, atividades com materiais de largo alcance (também chamados de não estruturados) são interessantes nessa etapa.

Lembre-se de que esse tipo de material é o que não tem uma definição, ou seja, capaz de oferecer uma série de possibilidades de criação. É diferente de uma boneca ou um carrinho de controle remoto, por exemplo, classificados como materiais estruturados.

“Os materiais de largo alcance provocam que as crianças criem uma identidade para eles e que a partir daí criem suas funções”, explica Camila Bon, pedagoga e consultora pedagógica de Educação Infantil. Para orientar os pais em como fazer essa atividade em casa, preparamos o passo a passo com as orientações da Camila. Vamos lá?

Indicado para: crianças pequenas e bem pequenas
Material: materiais de largo alcance disponíveis em casa (caixa de papelão, pote plástico, garrafa PET, botões, tecidos, pedaços de madeira etc.).

1. Escolha os materiais. Com a quarentena, muitas famílias estão em casa. Então, oriente a escolha de materiais de largo alcance possivelmente disponíveis em suas residências, como caixas de alimentos, potes plásticos, botões, tecidos etc. A dica é escolher materiais diversos em tamanhos, formatos e texturas.

PONTO DE ATENÇÃO: A escolha dos materiais precisa ser cuidadosa e levar em conta a segurança: se a atividade será feita com bebês, evite objetos que não podem ser levados à boca, pois nessa faixa etária, a investigação é feita mordendo objetos. Também evite usar materiais pontiagudos ou cortantes para a segurança dos pequenos.

2. Organize os materiais. Depois de escolher os itens, disponibilize-os de forma atrativa para a criança, empilhando os materiais ou dividindo-os em caixas. “O cuidado estético também é importante, porque é a forma que a criança será apresentada para aqueles materiais”, explica Camila.

3. Convide a criança para a exploração. A pedagoga também orienta que seja feito um convite para as crianças participarem da atividade. “Não é simplesmente jogar os materiais em um espaço, você precisa apresentar a brincadeira”, diz Camila. Proponha que elas observem e depois escolham uma das caixas para explorar.

Foto: Ricardo Lima/NOVA ESCOLA

4. Participe da atividade com a escuta ativa. Depois que os pequenos escolherem uma das “ilhas” de materiais para explorar, não interrompa ou faça intervenções. Deixe que a criança brinque, mexa e explore por completo cada material. Fique atento também para participar da brincadeira e manter a escuta ativa.

5. Faça anotações das percepções observadas. Enquanto as crianças interagem com os materiais, oriente os pais a fazerem anotações. Algumas perguntas que podem guiar o registro: quais as estratégias usadas pelas crianças para explorar os materiais? Consideraram o tamanho e outras características dos materiais para suas composições e brincadeiras? Como as crianças interagiram durante a brincadeira? Brincaram individualmente, chamaram o irmão ou os responsáveis para participar? De quais formas as crianças estão comunicando suas produções, ideias e explorações? Peça para que as anotações sejam enviadas para o professor.

6. Dê um tempo para guardar os materiais. Durante a observação, vá percebendo se as crianças já exploraram os materiais por completo e informe-as que a atividade será finalizada. Peça ajuda dos pequenos para guardar os itens ou jogar fora aqueles que não podem ser reutilizados.