Parceria:

Para saber mais

7 livros e artigos para aprender mais sobre saúde mental

Confira as indicações para se aprofundar nas questões envolvidas no bem-estar

Livros e artigos são opções para saber mais sobre questões que envolvem a saúde mental. Julia Coppa | NOVA ESCOLA

A pandemia cerca toda a sociedade de incertezas sobre o futuro. Não sabemos quando nem mesmo se voltaremos à realidade anterior. Tudo isso pode intensificar fatores prejudiciais à saúde mental. Nesse mar de dúvidas, nada melhor do que garantir algumas “âncoras” de serenidade. Um caminho é se aprofundar no assunto. Confira abaixo indicações de livros e outros conteúdos:

Livros

Mal-Estar na Educação – O sofrimento psíquico de professores, de Rosana Márcia R. Aguiar e Sandra Francesca Conte de Almeida, Juruá Editora

As autoras reúnem e analisam diversas pesquisas que interligam psicanálise e educação para avaliar o sofrimento psíquico de professores no cotidiano escolar. O objetivo é compreender as causas e propor reflexões e ações com base na formação continuada dos docentes.

Educação e Saúde Mental – Reflexão a partir da Escola da Ponte em Portugal, de Cláudio Ferreira, Editora Barra Livros

O livro traz a experiência e as observações do autor ocorridas durante pesquisa de campo realizada na Escola da Ponte, em Portugal. Psicólogo, Cláudio Fonseca analisa a partir dessa perspectiva o trabalho feito na instituição, que se diferencia do modelo tradicional de ensino. Na Escola da Ponte não há divisão por séries, os alunos escolhem os próprios percursos, feitos por meio de projetos, e criam as regras de convivência no ambiente escolar, entre outros pontos. A escolha por colocar este livro nesta lista de indicações é uma provocação: o quanto o sistema de ensino tradicional interfere na saúde mental dos educadores? Estar inserido em outra realidade pode ser benéfico?

A Coragem de Ser Imperfeito, de Brené Brown e Joel Macedo, Editora Sextante

O subtítulo “Como aceitar a própria vulnerabilidade, vencer a vergonha e ousar ser quem você é” indica o caminho que o autor percorre ao longo da obra. Ele propõe reflexões sobre como lidamos com emoções como medo, mágoa e decepção e apresenta estratégias para que esses sentimentos não nos impeçam de chegar ao amor, à aceitação e à criatividade.

O Mal-Estar na Escola, de José Outeiral e Cleon Cereser, Editora Revinter

A obra aborda temas como a violência, a questão dos limites, as dificuldades presentes no ambiente educacional e outros pontos que envolvem a infância e a adolescência. A perspectiva dos autores parte de experiência clínica e teórica com professores.

Diálogos com Reggio Emilia – Escutar, investigar e aprender, de Carla Rinaldo, Editora Paz e Terra

Apresenta o registro de práticas e experiências avaliadas pela autora sobre a abordagem pedagógica utilizada em escolas da cidade de Reggio Emilia, no nordeste da Itália. Essas instituições baseiam-se na pedagogia da escuta, em que as crianças são colocadas como protagonistas na construção do próprio conhecimento. Também estimulam o uso de linguagem gráfica para explorar as diversas formas de a criança aprender e promovem uma gestão democrática, sem hierarquização. Este título entrou na lista seguindo o mesmo raciocínio exposto na dica sobre a Escola da Ponte: de reavaliar o quanto os modelos tradicionais de ensino têm reflexos na saúde mental dos educadores. Para conhecer experiências brasileiras inspiradas no trabalho realizado na Itália, leia aqui.

Na internet

Especial Saúde Mental – Hospital Albert Einstein

O especial apresentado no site do hospital traz informações sobre os fatores que podem influenciar negativamente a saúde mental, fala das diferenças entre transtorno e doença mental e oferece sugestões para lidar com a questão.

A Indiferença do Narcisista com o Outro, artigo de Silvana Rea

No artigo, a autora inicia com as palavras de Roland Barthes – “Como reconhecer o outro em sua diferença e humanidade, e de como viver junto” – e utiliza o mito do Narciso para tratar da importância das relações com o outro. Silvana é diretora científica da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.