PASSO A PASSO

Atividade: Roda de leitura com roda de capoeira

Nesta proposta, as crianças desvendam a expressão cultural pela leitura e pelo contato com seus instrumentos e movimentos

A partir do livro Capoeira, de Sonia Rosa, apresente a riqueza dessa manifestação cultural aos pequenos. Ilustração: Flavia Borges/NOVA ESCOLA

A capoeira traz lições que vão muito além dos movimentos corporais. Que tal apresentar às crianças uma das principais expressões culturais afro-brasileiras em um momento de contação de história? 

Produzida com a consultoria das professoras Ana Soares e Eliane Reis (Mestra Francesinha), ambas da Escola Municipal Dom João VI, no Rio de Janeiro, a sugestão de atividade abaixo inicia os pequenos no universo de uma das mais conhecidas expressões culturais afro-brasileiras por meio da obra Capoeira, de Sonia Rosa, e pela exploração de instrumentos e movimentos típicos. Confira:

ATIVIDADE: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COM CAPOEIRA

Apresente aos pequenos toda a força de uma das mais importantes expressões culturais afro-brasileiras


Indicado para: Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Materiais: Livro Capoeira, da escritora Sonia Rosa e instrumentos musicais (berimbau, caxixi, atabaque, agogôe pandeiro). Na ausência desses instrumentos, podem ser utilizados chocalhos feitos com copos descartáveis com arroz no lugar do caxixi; as palmas podem substituir o pandeiro; e a reprodução do som do berimbau pode ser feita com a voz. 

Na BNCC: 

EI03EO06 - Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida. 

EI03CG02 - Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias e atividades artísticas, entre outras possibilidades.


PASSO A PASSO

1. Convide as crianças a explorarem os sons dos instrumentos. Explique aos pequenos que os instrumentos são componentes essenciais na roda de capoeira, pois são eles que dão o ritmo que o jogo tomará. Mostre as diferenças de cada som utilizando a cantiga “A, E, I, O, U” (confira abaixo) como base rítmica e harmônica.

2. Mostre o livro Capoeira. Sente-se com as crianças em roda e apresente o livro Capoeira, da escritora Sonia Rosa (Pallas, 16 págs,, R$ 12). Mostre a capa, a contracapa e pergunte a elas quem escreveu, quem fez as ilustrações, quais são as cores da capa, o que está ocorrendo na capa. Esse é um bom momento para apresentar a autora e mostrar a foto dela. Inclusive, aproveite para apresentar, também, quem fez as ilustrações: Rosinha Campos. 

3. Leia a obra para os pequenos. Inicie a leitura do livro com uma entonação festiva, que gere curiosidade e mantenha a atenção das crianças. Após a leitura de duas frases, mostre as ilustrações e permita que todas as crianças apreciem com calma e vejam os detalhes. Continue dessa forma. Ao fim da leitura, abra um diálogo para que todas as crianças participem e façam comentários. Nesta dinâmica, permita que elas manuseiem o livro livremente. É importante que as crianças criem intimidade com o livro e o explorem completamente. 

4. Hora da roda de capoeira. Com as crianças dispostas em círculo, respeitando o distanciamento social, peça para que uma criança de cada vez ocupe o centro da roda e faça um ou outro movimento que aprenderam durante a contação de história. Pode ser interessante também mostrar alguns dos principais movimentos da capoeira, como no vídeo abaixo. Enquanto a criança realiza seus movimentos, peça para a turma cantar a cantiga A, E, I, O, U.

ADAPTAÇÃO PARA O ENSINO REMOTO

Utilize as ferramentas digitais de sua preferência para compartilhar as instruções de como as famílias podem ajudar nas atividades. Para a contação de história, você pode indicar o vídeo abaixo. 

Você pode organizar, ainda, uma atividade síncrona com as famílias pelo Google Meet ou Zoom para que elas participem com as crianças. Para a roda de capoeira, oriente os familiares sobre usar roupas leves para a prática dos movimentos e realizar a atividade em espaço amplo.

Mais sobre esse tema