Para usar com as crianças

Atividade para a volta às aulas: Investigando túneis de minhocas

Com esta sugestão inspirada no projeto da professora Chalimar da Rosa, você pode planejar a exploração na área externa da escola - ou mesmo adaptá-la ao ensino remoto

Ilustração abstrata de minhocas embaixo da terra
Ilustração: Julia Coppa/NOVA ESCOLA

Quando saíram para explorar o espaço do entorno da escola, a professora Chalimar da Rosa e sua turma não sabiam que encontrariam minhocas. Mas assim que isso aconteceu, ficou claro para a docente o grande interesse das crianças pelos bichinhos. Por isso, ela decidiu transformar essa curiosidade em um projeto. “Sempre fazemos algumas saídas exploratórias com as crianças pelo entorno da escola para que elas tenham contato com a natureza. Com isso, temos a intenção de elaborar projetos. E quem vai nos sugerir qual caminho seguir a não ser as próprias crianças?”, diz a professora.  

Com base no trabalho elaborado pela professora Chalimar, da EMEI Vó Olga, em Mato Leitão (RS), descrevemos abaixo um passo a passo de como realizar uma atividade de observação dos buracos de minhocas - e quais competências gerais da BNCC se relacionam com essa atividade. “[Perceber] O que as crianças querem saber é um excelente primeiro passo. Além disso, é importante respeitar as formas de conhecer das crianças e o que realmente elas querem descobrir. O mais importante, para além dos possíveis conhecimentos científicos, é a qualidade da experiência vivida por elas”, comenta Maria Paula Zurawski, doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP, formadora do Coletivo Curió e selecionadora do Prêmio Educador Nota 10. Portanto, também é possível adaptar essa sugestão de atividade para o objeto de interesse da sua turma.

divisória de atividade

ATIVIDADE: INVESTIGANDO TÚNEIS DE MINHOCAS

Leve a turma para caminhar ao redor da escola e em ambiente onde possam ter contato com a natureza


Indicado para: Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Materiais: Baldes, bacias, colheres, canos de PVC, lupa, água, papel craft, giz, carvão

Espaço: Área externa em que haja a presença de elementos naturais (terra, areia, árvores, flores, animais)

Na BNCC:

Campo de experiência principal: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
(EI02ET03) Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.


PASSO A PASSO

1. Conversa inicial: Uma das competências gerais da BNCC é o pensamento científico, crítico e criativo, e uma das etapas da pesquisa científica é o levantamento de hipóteses. Por isso, antes de sair da sala de aula, organize uma roda de conversa com todos, diga que farão um passeio exploratório e que você acredita que eles encontrarão minhocas naquele espaço. Pergunte o que elas já sabem sobre esses bichinhos e o que mais acham que vão encontrar pelo caminho. Oriente-os também sobre as regras de segurança. 

2. Caminhada: Explique que é muito importante que todos fiquem atentos a tudo que virem pelo caminho e peça que avisem aos colegas e a você caso encontrem algo interessante.

3. Observação: Chegando a um espaço com terra onde acredita-se que haja minhocas, oriente a turma a procurá-las. Distribua colheres e gravetos e oriente-os a cavarem com cuidado. Sempre que uma minhoca for encontrada, diga que todos devem observar com atenção o modo como ela se move e o caminho que faz pela terra. Faça perguntas instigadoras, como: será que existe aqui uma minhoca maior do que essa? Alguém consegue ver se ela tem patinhas?

PONTO DE ATENÇÃO: Cavar um buraco e encharcá-lo com bastante água fará com que as minhocas subam à superfície, uma vez que não podem respirar na água. Utilize essa estratégia caso esteja difícil encontrá-las.

4. Construção de túneis: Para que as crianças percebam o que é, de fato, um túnel, sugira que elas experimentem criar um. Diga que assim como as minhocas fazem, elas também construirão alguns túneis por dentro da terra utilizando canos de PVC. Nessa hora, estará bastante presente a competência Empatia e Cooperação, uma vez que elas precisam trabalhar juntas para planejar e construir um ou alguns túneis. Depois de prontos, peça que as crianças coloquem água em uma das entradas do cano e observem que ela segue o caminho até chegar ao outro lado. 

5. Registro: De volta à sala, peça que as crianças registrem o que viram e fizeram durante aquela exploração. Diferentes suportes e materiais podem ser utilizados, mas como se trata de uma atividade de exploração da natureza dê preferência a elementos como carvão e argila. Elas podem desenhar, modelar as minhocas e os túneis, fazer colagens etc.

6. Conversa: Em uma roda, peça que cada um fale sobre o seu desenho ou outra forma de registro e sua opinião sobre essa experiência. Ao falar e ouvir os colegas, as crianças estarão trabalhando com duas importantes competências gerais: Comunicação e Argumentação

7. Recolher minhocas: Caso a turma demonstre interesse em continuar essa pesquisa, retornem ao espaço onde as minhocas foram encontradas, coloquem algumas em um balde com terra e levem-nas para a sala. Daqui para a frente, você pode planejar outras atividades, como a construção de um minhocário, no qual as crianças poderão observá-las por mais tempo, cuidar delas e fazer pesquisas sobre seu desenvolvimento. Assim, as competências Conhecimento e Responsabilidade e Cidadania serão bem trabalhadas.


EM CASA

Se sua creche ainda não reabriu, sugira aos pais que levem a criança para visitar uma praça, parque ou horta comunitária perto de sua residência. É possível que a criança não encontre minhocas no local, mas a família deverá incentivá-la a ficar atenta a outros animais e tipos de vegetação presentes. Durante o passeio, os pais deverão fazer registros em fotos, vídeos e áudios (sem forçar as crianças) e enviar para o professor, que com base no que as crianças encontraram, poderá propor novas atividades.

divisor final

Essa sugestão de atividade foi feita com base no projeto "As surpresas dos buracos - vida e potência das minhocas", que ficou entre os 50 finalistas do Prêmio Educador Nota 10 - 2020.

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