Para baixar

Pôster para Educação Infantil: como as minhocas cavam buracos

Graças às estruturas musculares e à forma como elas controlam o líquido celomático no corpo é que o animal se movimenta. Não entendeu nada? A gente desenha a explicação – para você e para a sua turma

Ilustração de duas mãos segurando brotos e raízes de flores
Ilustração: Julia Coppa/NOVA ESCOLA

Quando a conversa é sobre minhocas, uma dúvida comum entre adultos e crianças é como elas conseguem cavar seus buracos. A explicação para que animais tão moles se locomovam por dentro da terra passa por diversas questões biológicas complexas sobre os anelídeos, filo ao qual as minhocas pertencem, mas pode ser simplificada para compreensão das crianças.

Paulo César de Paiva é professor titular do Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e explica que o movimento das minhocas é o resultado da deformação do corpo e do atrito. Para entender essa deformação, encha uma bexiga com água (se possível, um balão canudo, desses que são usados para criar esculturas, cuja forma se assemelha mais ao corpo da minhoca) e aperte uma de suas extremidades. Como a água não pode ser comprimida, a parte pressionada pela mão fará com que o líquido ocupe um espaço mais fino e longo. O mesmo acontece na minhoca, que é cheia de água em seu interior e tem músculos ao longo do corpo. “O músculo que está em volta dela contrai e a água é empurrada para os lados, ocasionando uma deformação. Assim ela “arremessa” o corpo para a frente e o escora no solo com suas cerdas bem pequenas. Depois, ela relaxa e puxa o resto do corpo”, explica o professor.

Se você e seus alunos também andam curiosos para saber mais sobre a vida das minhocas, NOVA ESCOLA vai te dar uma ajudazinha. Com a ajuda de Paulo, criamos um infográfico que explica como isso acontece. Você pode utilizar o material em uma explicação oral sobre o assunto, utilizando os textos e a ilustração como apoio.

BAIXE O PÔSTER

Gif animado de uma minhoca andando