Para usar com os alunos

Atividade: conhecendo as profissões dos familiares

No ensino remoto, é possível aproveitar a proximidade com pais e responsáveis para mostrar às crianças a diversidade de ocupações profissionais, independentemente de gênero

Ilustração de exposição de fotografias relacionadas às profissões.
Ilustração: Bárbara Quintino/NOVA ESCOLA

Falar sobre as profissões exercidas pelos familiares fornece elementos para as crianças compreenderem com mais detalhes o mundo ao seu redor. Foi com esse foco que a educadora Elizabeth Geralda Souza, de Belo Horizonte (MG), criou para NOVA ESCOLA uma sequência didática para trabalhar este tema com turmas de crianças pequenas.

Com a proposta de investigação das profissões, como descreve a autora, é possível colaborar para as crianças compreenderem as diferentes funções sociais de cada ofício, sua importância e quais conhecimentos e artefatos são inerentes a cada um deles. Nesse processo, elas vão, aos poucos, entender as relações de interdependência entre diferentes profissões e, assim, valorizar a função de cada um para a vida em sociedade, ampliando o conhecimento, o interesse e o respeito pelos diferentes modos de vida.

Conhecer as profissões da família também pode ser oportunidade para refletir, juntamente com as crianças, sobre o lugar das mulheres nos postos de trabalho. Como os pequenos compreendem os ofícios desempenhados por homens e por mulheres? Na visão deles, há profissões de homens e profissões de mulheres? Para eles há diferenças?

Para estimular a reflexão da turma, sugerimos uma atividade inspirada na prática da professora Elizabeth e adaptada para o ensino remoto. Como caberá aos pais e responsáveis a condução da atividade em casa, o professor pode pedir a eles que listem dúvidas e observações sobre questões de gênero que espontaneamente possam surgir ao longo das etapas. Assim, o educador poderá acolher e apoiar os familiares, oferecendo retornos e alternativas de falas para estimular uma abordagem ampla sobre o tema.

divisória de atividade

QUAL O TRABALHO DE QUEM VIVE COMIGO?

Incentive a conversa entre adultos e crianças sobre profissões e peça para os pequenos registrarem as descobertas em desenhos

Indicado para: Crianças pequenas

Material: Papéis diversos para desenho, lápis, canetinhas ou giz de cera. Aparelho celular para registro das produções das crianças.

Na BNCC: EI03EO04, EI03EF01 e EI03EO01

PASSO A PASSO

1. Envie a proposta às famílias: Dispare e-mail ou mensagem pelo Whatsapp para os familiares explicando a atividade. Diga que o objetivo é conhecer a profissão de pais, avós, irmãos, tios ou quem mais conviva com a criança. E explique a dinâmica: eles deverão contar às crianças qual a profissão deles e também alguma curiosidade sobre o trabalho que desempenham. Depois, a ideia é que as crianças e os adultos façam desenhos para ilustrar essas profissões. Para estimulá-los, conte das profissões de quem mora com você e também faça desenhos.

2. Apoie pais e responsáveis: Dê sugestões para os adultos conduzirem as conversa com as crianças. Eles podem contar detalhes do que fazem diariamente, de como é o local de trabalho e de como se adaptaram para trabalhar em casa, se for o caso. Também vale descrever o que usam para trabalhar (equipamentos, uniformes etc.). Essa conversa dará ideias para os desenhos.

3. Compartilhe as produções: Solicite aos pais e responsáveis que mandem as produções e monte apresentação ou vídeo com os desenhos recebidos. Compartilhe com os grupos de familiares e peça a eles para mostrarem às crianças os desenhos com todas as profissões agrupadas.

4. Peça registros das impressões das crianças: Após a apresentação da sequência de desenhos, oriente os familiares a perguntar à criança quais, dentre as profissões desenhadas, elas conhecem e quais não conhecem. Eles podem também anotar as profissões sobre a qual a criança tem mais curiosidade em saber mais. Peça retornos das respostas.

5. Conte mais sobre as profissões apontadas: Com base no que receber de devolutiva, prepare apresentação com informações extras e curiosas sobre as profissões que chamaram atenção das crianças e compartilhe com os pais. Esse material pode trazer informações pontuais sobre as questões de gênero, como citação de mulheres que desempenharam ao longo da história alguma das funções indicadas. O objetivo é mostrar que tanto homens quanto mulheres podem ocupar qualquer posto. Outra opção é colocar entrevistas breves com mulheres presentes no cotidiano de algumas das crianças da turma, que podem, inclusive, ser convidadas a fazer as perguntas. Essas mulheres devem contar como é o dia a dia na função que ocupam.

PONTO DE ATENÇÃO: Se sua escola estiver realizando videochamadas, é possível adaptar a última parte. Você pode promover um encontro virtual entre crianças e familiares e convidar alguns dos adultos a contarem curiosidades sobre suas profissões.

divisória de fechamento