Para baixar

E-book Mulheres que ensinam: Enedina Alves Marques, a primeira engenheira negra no Brasil

Foco e perseverança nos estudos ajudaram Enedina a driblar preconceitos e a trilhar carreira em ambiente majoritariamente masculino e branco

Retrato ilustrado de Enedina Alves Marques, a primeira engenheira negra do Brasil.
Ilustração: Bárbara Quintino/NOVA ESCOLA

Ela usava calças, circulava com altivez pelos canteiros de obra e carregava na cintura uma arma para impor respeito aos encarregados. A imagem registrada na memória por contemporâneos de Enedina Alves Marques, na década de 1950, mostra parte da personalidade forte e enérgica dessa mulher que entrou para a história como a primeira engenheira negra no Brasil e a primeira mulher a ter esse diploma no estado do Paraná. 

Filha de mãe doméstica e de pai ausente, Enedina contou com o apoio financeiro de benfeitores para pagar seus estudos e, após se formar como professora, investiu na carreira de engenheira, que não era vista como opção para as mulheres da época – nem mesmo para as brancas.

Entre trabalho doméstico, estudos da faculdade e aulas de alfabetização, Enedina conquistou seu diploma e conseguiu trilhar uma carreira sólida com contribuições muito importantes para a infraestrutura do sistema hidrelétrico do Paraná e para o espaço urbano curitibano, com a construção de prédios públicos hoje tombados pelo patrimônio histórico. 

Contamos mais sobre a história de vida e de luta de Enedina neste e-book. Apesar dos poucos registros sobre a sua trajetória, Enedina é figura importante da história de conquistas das mulheres brasileiras.

BAIXE O EBOOK

Mais sobre esse tema