Para usar com as crianças

Com minhocas, com afeto - uma sugestão de atividade para sua turma

Construir, cuidar, observar, investigar, todas estas experiências são vivenciadas nos projetos de compostagem

Foto: Reprodução Vimeo

Os principais campos de experiência contemplados no projeto do minhocário e da composteira, das professoras Gabriella de Albuquerque Rodrigues Palma e Tamiris Ribeiro Caminato, na EMEI Tide Setúbal, em São Paulo, são Eu, o outro e o nós, Corpo, gestos e movimentos e Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

É de afeto que falamos aqui, do cuidar. Curiosidade, investigação, respeito a regras, entendimento de que tudo demanda certo tempo para acontecer e processos de transformação também são grandes aquisições resultantes desta experiência. As crianças puderam saber mais sobre o universo da minhoca e sua importância para as plantas, além de terem contato com o ciclo natural da matéria orgânica.

A partir do trabalho de Gabriella e Tamiris, vamos ver como fazer isso na prática?

Material: Três potes grandes ou baldes; minhocas californianas (que se adaptam melhor ao ambiente proposto); sobras de merenda, cascas de frutas e verduras, talos, cascas de ovos, legumes, alimentos cozidos; folhas secas ou serragem; uma torneira a ser colocada na caixa de base, por onde vai escorrer o fertilizante orgânico resultante da compostagem.

Espaço: a composteira, por ser maior, deve ser colocada de preferência na área externa da escola. Já o minhocário pode ficar numa área externa ou interna, mas sempre ao abrigo do sol.

PASSO A PASSO

Foto: Reprodução Vimeo

1. Conversa inicial. Tudo começa na sala de referência, com um levantamento sobre os conhecimentos que as crianças já têm sobre as minhocas. Pergunte a elas se sabem como vivem esses animais: O que eles comem? Fazem cocô? Dormem? Brincam? Procure saber também quais as noções das crianças sobre o corpo das minhocas: elas têm boca? Olhos? Pernas?

Ilustração de Rodrigo Damati mostra uma minhoca em um fundo azul
Ilustração: Rodrigo Damati

2. Pesquisa. Traga livros, fotos, vídeos e outros materiais que as crianças possam explorar para conhecer melhor as minhocas. Aqui, Nova Escola te dá uma forcinha: preparamos um pôster sobre o corpo das minhocas, que você pode apresentar para a turma. Clique no botão abaixo para baixar e imprimir ou projetar.

BAIXE O PDF

Foto: Reprodução Vimeo

3. Construção do minhocário. Providencie o material necessário e monte o minhocário, envolvendo as crianças, na medida do possível. Certas tarefas, como perfurar as caixas plásticas, devem ser feitas pelo adulto porque envolvem risco. Para saber como fazer um minhocário, você encontra, nesta caixa, um guia com todas as instruções. Introduza as minhocas no local e deixe que as crianças explorem sensorialmente os bichinhos e percebam seus movimentos e características físicas.

Foto: Reprodução Vimeo

4. Coleta de resíduos. Mobilize a turma para coletar restos de frutas, verduras e legumes que sobraram da merenda escolar.

Reprodução Vimeo

5. Cuidado permanente. Faça visitas periódicas ao minhocário e ajude as crianças a colocarem serragem e folhas secas, para manter o ambiente equilibrado. É importante também fazer a contagem das minhocas para verificar se o ambiente está adequado para a reprodução. A ideia é que o levantamento seja registrado em um gráfico.

Foto: Reprodução Vimeo

6. Volta à terra. O chorume produzido pelo minhocário deve ser diluído em água e borrifado na horta da escola. Já o húmus precisa ser misturado ao solo, como adubo.