Para se inspirar

Três atividades que deixam a turma mais perto da natureza

Veja as sugestões da especialista Fernanda Pinho para instigar as crianças a investigar alguns fenômenos

O contato com os ciclos da natureza pode se dar por meio de diversas atividades. Como forma de inspiração para os professores, a especialista em Educação Infantil Fernanda Pinho sugere três temas: pão, água e horta.

1. Ciclo do pão

As crianças podem plantar, cuidar e colher o trigo, completando o ciclo até a produção da farinha e do pão. Esta é uma experiência que valoriza o processo todo, desde a planta até o produto final. Como resultado, os pequenos mudam o modo como se relacionam com o alimento, normalmente comprado pronto.

2. Horta


Plantar e colher verduras e legumes é outra experiência importante no campo do aprendizado do tempo, da transformação e do cuidado. Beterraba, cenoura e todo tipo de folhas são de fácil cultivo. E nada substitui o prazer de colher e poder levar à mesa um alimento produzido pelo grupo. 

3. Formatos da água


A brincadeira com a água ajuda os pequenos a compreender que as coisas se transformam. O gelo de repente some, virou água. Numa bacia cheia, peneira, funil e esponja, potinhos grandes e pequenos mostram o que segura a água e o que a deixa passar.

Mais sobre esse tema