Para usar com as crianças

Guia completo para construir um minhocário

Tanto esse equipamento quanto a composteira são projetos fáceis de desenvolver e exigem pouco material; baixe o arquivo e faça com os pequenos

Ilustração: Rodrigo Damati

Transformar matéria orgânica em adubo é uma atividade ecológica capaz de atrair e envolver os pequenos. As crianças se encantam com a possibilidade de acompanhar cada passo da “mágica” que é ver restos de frutas, verduras, legumes, cascas de ovo e outros alimentos destinados normalmente ao lixo serem armazenados e se transformar em adubo! Sim, construir um minhocário ou uma composteira dá aos pequenos a chance de compreender os ciclos da natureza e de mudar a forma de se relacionar com o lixo.

Mas é preciso ter alguns cuidados: nem todo resíduo orgânico faz bem para os bichinhos. Eles também não curtem muito o sol - preferem sombra e comida fresca. 

Para ajudar você e sua turma a construírem um minhocário, preparamos um guia com todas as instruções necessárias. Com essas informações, também  é possível, com algumas adaptações, fazer uma composteira, que pode receber qualquer tipo de resíduo.

BAIXE O E-BOOK

Mais sobre esse tema