Sugestão de atividade: Vamos construir um calendário?
Incentive a turma a confeccionar em casa este instrumento que ajuda a entender a passagem do tempo e pode ser trabalhado o ano inteiro
Ferramenta utilizada há milênios para medir o tempo, o calendário impresso pendurado na parede da cozinha ou da sala fez parte do cotidiano de muita criança. Por isso, Evandro Tortora, professor da CEI Tancredo Neves, em Campinas (SP), surpreendeu-se quando, ao sugerir uma atividade durante o ensino remoto, descobriu que a maioria de sua turma não tinha acesso a um calendário impresso. Ele, então, propôs às crianças: “Vamos construir um?”
O calendário ajuda as crianças a aprender o funcionamento dos números em um contexto específico e a entender a passagem do tempo, conforme elas compreendem os elementos que compõem esse instrumento (dia, semana, mês e ano) e a regularidade dessas medidas de tempo. É também uma ferramenta para ensinar a turma a organizar acontecimentos e compromissos comuns a todos, como datas de aniversários, de eventos ou de atividades.
Confira a seguir o passo a passo da proposta do professor Evandro, que prevê dois momentos: um para apresentar as características do calendário e outro para as crianças confeccionarem um. A sugestão considera o contexto de ensino remoto, mas pode ser adaptada para atividades presenciais.
Atividade: Confeccionando o próprio calendário
Apresente à turma a ferramenta de medição de tempo e incentive-a a elaborar uma em casa
Indicado para: Crianças pequenas
Material: Folhas de papel A4, lápis, canetinhas, régua e um calendário.
Na BNCC: EI03ET04 - Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
EI03ET06 - Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.
PASSO A PASSO
Momento 1: Conhecimento do calendário e suas características
1. Convide as famílias e as crianças a participarem da atividade: Chame as crianças e as famílias para explorarem um calendário. Produza um vídeo mostrando um calendário impresso. Conte se tratar de um instrumento usado para medir o tempo, que é composto pelos doze meses do ano e que cada mês tem até 31 dias. Destaque o mês em que se encontram e peça para as famílias compartilharem uma foto de um calendário que tenham em casa. Caso elas não tenham, pergunte como costumam acompanhar os dias do mês.
2. Explore os aniversários da turma: Peça para que as crianças pesquisem junto de suas famílias qual é o dia e o mês em que elas fazem aniversário e lhe informem para que você possa marcar no seu calendário e, ao chegar a data indicada, lembrar de dar-lhes os parabéns. Possivelmente, você já tem essas informações, porém, é importante instigar esse tipo de conversa com as crianças e pedir para elas, com apoio de pais e responsáveis, fazerem uma pesquisa no calendário. Elas podem enviar áudios informando os dados ou tirar a foto de um calendário com essa marcação.
3. Compartilhe as informações: Produza um novo vídeo mostrando as datas de todos os aniversariantes da turma em seu calendário. Comente um a um todos os meses do ano, inclusive aqueles em que não há aniversariantes. Não se esqueça de indicar o seu aniversário. Ao término do vídeo, diga que você gostaria de usar o calendário para registrar outros acontecimentos especiais para a turma (como envio de atividades, datas de conversas com o grupo etc.) e informe que vai pensar em como confeccionar um calendário com espaço para anotações.
Momento 2: Construção do calendário
4. Mostre o calendário que você fez: Em outro momento, envie um vídeo dizendo que você encontrou a solução para seu problema: precisar de um calendário com espaço para anotações diárias. Mostre às crianças o calendário que foi construído por você, semelhante à imagem a seguir:
Pontue as anotações feitas por você, como as indicações referentes aos aniversariantes da turma. Inclua opções de desenhos que podem ser feitos. Por exemplo, no dia 1º há um sorriso porque foi um dia em que aconteceu algo que te deixou muito feliz. Depois, convide as crianças a responderem algumas questões com a ajuda das famílias: no calendário (o que você fez e exibiu a elas), em quais dias há outras marcações?; O que há de importante no dia 10?; Em qual dia do mês estamos hoje? Etc. As perguntas podem variar de acordo com sua intencionalidade e as respostas podem vir por meio de áudios enviados pelas crianças.
PONTO DE ATENÇÃO: Quando estiver preparando o calendário que vai mostrar para a turma, não se esqueça de tirar algumas fotos do processo para utilizá-las no próximo passo.
5. Sugira às crianças que criem o próprio calendário: Convide as famílias a construírem um calendário mensal junto das crianças para que possam fazer as próprias marcações. Utilize as fotos do seu processo de confecção para mostrar o passo a passo.
É importante ressaltar que a elaboração do calendário do mês é feita pelo adulto, que desenha a tabela. Porém, a criança pode ajudar escrevendo os números, por exemplo. Você pode sugerir que, depois de observarem o adulto utilizando a régua, as crianças também façam uso desse instrumento para desenhar outro calendário mensal. Peça para que compartilhem as produções.
Veja, a seguir, as produções de algumas das crianças da turma do professor Evandro:
6. Consulte semanalmente o calendário: Após a construção do calendário, volte a ele periodicamente. Você pode, toda semana, prever momentos em que as crianças vão mostrar seus calendários e compartilhar as marcações que estão sendo feitas. Ele também pode ser um instrumento de consulta sempre que houver um acontecimento importante para a turma, como uma roda de conversa on-line. Ou algo especial para a criança, como o aniversário de alguém da família, o dia em que o pai ou responsável foi vacinado ou que ela ganhou um presente, por exemplo.
Mais sobre esse tema