Com o Jogo da Melancia, contar vira diversão
Confira o passo a passo da proposta direcionada às crianças bem pequenas e que permite à turma utilizar procedimentos de contagem e desenvolver o raciocínio lógico
Desde muito novas, as crianças aprendem a responder qual a idade delas. Algumas respondem a essa questão oralmente, outras representam seus anos de vida nos dedos e há quem faça as duas ações ao mesmo tempo. O gesto pode parecer simples, mas representa um modo de se reconhecer, de se expressar e de contar para o outro um dado importante sobre sua história. Mas como o professor pode fazer com que crianças bem pequenas se familiarizem com números além da sua idade?
A resposta passa por planejar atividades nas quais há necessidade de utilizar os números em diferentes contextos. Os jogos podem ser uma das estratégias. O da melancia é uma atividade interessante. Trata-se de um jogo de tabuleiro simples, no qual ganha quem tirar todas as sementes da melancia primeiro. “Isso ajuda o raciocínio lógico quando a criança percebe que precisa tirar o maior número de sementes possíveis, atrelado ao conhecimento matemático que diz qual número do dado é maior e mais vantajoso para essa situação”, conta Evandro Tortora, professor de Educação Infantil na rede municipal de Campinas (SP) e colunista de NOVA ESCOLA. “Se o professor também quer que as crianças comecem a reconhecer os numerais escritos, pode colocar dados que tenham o número escrito”, comenta. Para deixar o jogo mais complexo, basta utilizar mais sementes (de acordo com o conhecimento de contagem das crianças).
Confira o passo a passo da sugestão de atividade elaborada por Evandro e jogue com sua turma. Lembre-se: para que as crianças não pensem que o único objetivo é vencer, faça o número de rodadas necessário até que todos tenham concluído o jogo.
Atividade para crianças bem pequenas: contando sementes no Jogo da Melancia
Proposta trabalha o raciocínio lógico e o uso de procedimentos de contagem
Indicado para: Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
Materiais: Dado convencional de seis faces, tabuleiros em formato de melancia (confeccionados previamente) e pedaços de palito de sorvete pintados de preto para simular as sementes da melancia.
Na BNCC:
EI02EF07 - Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais.
EI02EF09 - Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
EI02ET07 - Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
PASSO A PASSO
1. Entenda as regras do jogo: É essencial que você se aproprie das regras para orientar e jogar com as crianças. Cada jogador, ou grupo, recebe um tabuleiro em formato de melancia e o mesmo número de sementes a serem posicionadas sobre ele. A cada rodada, um jogador, ou grupo, deve jogar o dado e retirar o número de sementes sorteado. Ganha quem conseguir retirar todas as sementes antes.
2. Prepare os materiais: Construa os tabuleiros para o jogo (aqui você encontra um modelo para imprimir). Fixe os tabuleiros em um papel-cartão ou em um papelão bem duro e plastifique-o para aumentar sua durabilidade. Confeccione as sementes de melancia com pequenos pedaços de madeira (pode ser palito de sorvete) pintados de preto. As crianças podem te ajudar a pintar os tabuleiros e confeccionar as sementes.
PONTO DE ATENÇÃO: Caso sua turma esteja no contexto remoto, envie um vídeo para as famílias explicando como confeccionar o tabuleiro. Sugira que elas utilizem os recursos disponíveis, como outros tipos de folhas de papel que permitam a elas desenhar, pintar e recortar. Para as sementes, outras opções são pedaços de massinha, bolinhas de papel, grãos diversos ou as próprias sementes de melancia.
3. Convide as crianças para conhecerem os materiais: Reúna as crianças para apresentar os materiais do jogo. Diga que trouxe uma novidade para turma e que se trata de um jogo com tabuleiros, algumas sementes e dados. Mostre para as crianças o tabuleiro do jogo e pergunte se elas reconhecem aquele formato. Em seguida, faça o mesmo com as sementes da melancia e com o dado. Possibilite um momento em que elas poderão manipular esses materiais. Não será preciso tê-los em quantidade suficiente para toda a turma, basta combinar um esquema de trabalho em pequenos grupos. Ou seja, enquanto algumas manipulam os objetos, as demais podem estar envolvidas em outras atividades. Se for realizar a mesma proposta com outro grupo, higienize todo o material.
4. Explore a função dos materiais: Acompanhe as crianças que estão explorando os materiais. Procure estimulá-las a contar as sementes de melancia, a identificar as características e o formato do dado, bem como perceber o número de faces que compõem esse objeto. Esse é um momento importante para que as crianças, após a exploração, possam dedicar-se apenas a entender as regras do jogo.
5. Jogue sem regras: Possibilite que as crianças realizem jogadas sem necessariamente seguirem as regras do jogo. Nesse caso, você pode sugerir que elas apenas coloquem as sementes nos tabuleiros, joguem os dados e retirem as sementes aleatoriamente, sem nenhuma conferência ou competição.
6. Jogue com regras: Auxilie as crianças dizendo quais são as regras do jogo e explique que, diferentemente do momento anterior, elas terão de aguardar a sua vez para jogar e que haverá uma competição: ganha aquele que primeiro retirar todas as sementes do tabuleiro. Deixe as crianças conversarem entre si sobre as regras para que estas fiquem claras para todas.
PONTO DE ATENÇÃO: Para o contexto remoto, envie vídeo para as famílias explicando as regras do jogo. Convide os adultos a observarem quais estratégias a criança usa para relacionar a quantidade sugerida pelo dado e a que ela precisa retirar do tabuleiro. Se ela pula números ou se é capaz de entender a representação numérica que aparece em cada face do dado. Peça para registrarem a atividade e compartilharem com você. Pode ser em vídeo, foto ou em áudio.
7. Registre o que estiver vendo: Nesse momento, observe como as crianças jogam e faça registros em vídeo ou em anotações em seu diário de bordo (ou pauta de observação). Diversos acontecimentos podem influenciar no andamento da atividade. Por exemplo, as crianças podem alterar as regras do jogo ou tentar burlá-las. Nesse caso, é fundamental que você dê suporte a elas para que possam diferenciar os dois acontecimentos: no primeiro, as regras novas precisam estar combinadas dentro do grupo; já no segundo, sugira que elas mesmas decidam o que vai ocorrer com quem não seguir as regras. Observe também as dificuldades das crianças ao jogar. Elas podem ter problemas relacionados à frustração ao perder uma partida ou alguma dificuldade com os conceitos que são pré-requisitos para participarem desse jogo. Esse também é o momento para avaliar se o desafio proposto pelo jogo é muito difícil ou muito fácil para a turma, o que sugere fazer alterações nas regras para uma próxima vez.
8. Deixe que as crianças brinquem com autonomia: Após terminar os registros e observar as crianças, deixe-as jogando com autonomia. A ideia é permitir que elas mesmas controlem a situação do jogo e, juntas, cheguem a soluções de problemas que podem surgir nesse momento. Ainda assim, coloque-se à disposição caso seja necessário solucionar algum conflito ou dificuldade com o jogo.
9. Avalie as aprendizagens: Após o jogo é importante sistematizar os conhecimentos e avaliar as aprendizagens das crianças. Organize um momento de conversa com a turma ou com aqueles que realizaram as jogadas e pergunte o que acharam do jogo e se tiveram alguma dificuldade. Questione também se todos respeitaram as regras, se elas gostariam de modificar alguma regra ou qualquer questão que você julgue necessário para entender o andamento da atividade. Vale lembrar a elas que o jogo ficará disponível para que possam jogá-lo com autonomia em outros momentos da rotina.
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