Para usar com as crianças

Atividade: ensinando novos e velhos hábitos de higiene para as crianças

Uma proposta para as crianças compartilharem atitudes de cuidado umas com as outras

Ilustração de crianças sentadas em quadra conversando e higienizando as mãos com álcool em gel.
Ilustração: Leticia Moreno/NOVA ESCOLA

Estimular as crianças a incorporarem hábitos de higiene, especialmente aqueles relativos à prevenção da covid-19, também é papel da escola. Aliás, as crianças devem participar dessa construção permanente de combinados e cuidados protocolares.

Voltada para crianças bem pequenas, esta atividade, sugerida pela professora de Educação Infantil Leda Barbosa, da rede pública do Distrito Federal, pode ser feita após o manuseio de objetos ou de brincadeiras ao ar livre. A proposta tem por objetivo envolvê-las com o cuidado pessoal e é também um convite para que interajam de forma segura, compartilhando atitudes de cuidado umas com as outras. Confira:

divisória de atividade

Cuidados pessoais: higiene e cooperação

Estimule entre as crianças o hábito de lavarem as mãos e passarem álcool em gel

Indicado para: Crianças pequenas (de zero a 5 anos e 11 meses)

Material: Sabonetes, toalhas descartáveis, caixas plásticas

Espaço: Banheiro ou fraldário

Na BNCC: EI02EO01 - Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

EI02EO04 - Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

1. Planejando a atividade. Antecedendo um momento de alimentação ou após uma brincadeira com massa de modelar, argila, tinta etc., chame uma criança por vez até o local onde lavará as mãos. Explique a elas que nesta atividade vão cuidar da própria higiene e do corpo, além de prevenir a contaminação pelo coronavírus. Aproxime as caixas plásticas com os materiais de higiene e mostre os sabonetes e as toalhas que a criança vai utilizar. Aos poucos, nomeie os objetos para a criança: a torneira, a pia, o sabonete, a água.

2. Invista em uma abordagem lúdica. Convide as cfianças a abrirem as torneiras e iniciarem o momento da lavagem das mãos. Uma sugestão é utilizar a música Lavar as Mãos, de Arnaldo Antunes, enquanto apresenta aos bebês e crianças a proposta. Brinque com eles durante esse momento, cantando a música e lavando sua própria mão.

Possíveis falas: Vamos abrir a torneira? Como está a água? Fizemos algumas atividades com brinquedos e as mãos estão sujas, então vamos lavá-las? Quem sabe o que precisamos para que as mãos fiquem limpas? (Vá nomeando com elas a água, o sabonete, a toalha etc.)

3. Chame atenção para os detalhes. Possibilite que as crianças explorem esse momento descobrindo que o sabão faz espuma, a força necessária que deverão empregar para abrir e fechar a torneira, o volume de água que sai, a temperatura, a sensação de molhado. Sugira que brinquem com a espuma ou com sabonetes coloridos no momento da lavagem. Enquanto lavam as mãos, observe também como exploram os movimentos de abrir e fechar a torneira, de manusear o sabonete, como percebem as cores, os cheiros e texturas.

Perguntas para guiar as observações: Os bebês e as crianças demonstram curiosidade e interesse ao lavar as mãos? Experimentam diferentes possibilidades (colocam o sabonete antes da água, fazem espuma, enxáguam e esfregam as mãos)? Como os bebês se comunicam durante a proposta? Quais gestos, movimentos e expressões utilizam? Como os bebês experimentam as possibilidades corporais na brincadeira? Como participam desse momento de cuidado com o próprio corpo?

4. Favoreça as interações. Mescle momentos individuais e em dupla. Garanta que os menores tenham a oportunidade de participar também. Adapte o espaço de forma que eles se sintam acolhidos, por exemplo, pegando-os no colo e auxiliando-os na brincadeira com a espuma. A atividade também pode ser feita em grupos de dois ou de três. Tenha o cuidado de colocar juntas crianças com diferentes graus de autonomia para que, se preciso, uma ajude a outra.

5. Conclua a atividade. Algumas crianças podem se esquecer de fechar a torneira ou podem não ter familiaridade com a autonomia no momento da higiene. Sugira, então, os passos ou convide uma das crianças para que ela possa fechá-la. Faça com as crianças o processo de organização do local. Em uma caixa plástica, disponha as toalhas descartáveis para o secamento das mãos. Em outro momento, mostre também como usar o álcool em gel para higienizar as mãos e fale sobre a importância do seu uso.

6. Engaje as famílias. A atividade de cuidados pessoais na escola precisa também envolver as famílias. Faça um mural com fotos das crianças para que os responsáveis possam ver como é a arrumação do ambiente voltado para o cuidado de si, a lavagem das mãos ou o banho.

Essa sugestão de atividade foi adaptada do plano de aula Cuidados com o Corpo: Higiene e Cooperação, criado por Deborah Cristina Conceição Paiva.

divisória de fechamento