Para usar com as crianças

Atividade: Construa um circuito com as crianças

Explore o espaço externo da escola para desenvolver habilidades motoras e cognitivas

Ilustração de adulto e criança brincando em circuito de atividades em área externa.
Ilustração: Leticia Moreno/NOVA ESCOLA

Planejar circuitos e percursos ao ar livre é uma forma de aproveitar o ambiente externo da escola com intencionalidade pedagógica e promover o contato das crianças com a natureza de forma divertida e desafiadora.

Inspirado no plano de aula “Desvio de obstáculos”, de Adriana Mitiko do Nascimento Takeuti, professora integrante do Time de Autores de NOVA ESCOLA, elaboramos o passo a passo de uma atividade que coloca os pequenos para montarem e percorrerem um percurso de desvio de obstáculos. Confira:

divisória de atividade

Desvio de obstáculos

Utilize materiais de largo alcance para construir um percurso que instigue os pequenos a explorarem seu deslocamento no espaço

Indicado para: Crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses.

Material: Materiais de largo alcance (caixas, caixotes, potes de alumínio, rolos de papel etc.)

Espaço: Ambiente externo

Na BNCC: EI02EO01 - Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

EI02CG02 - Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.

EI02CG03 - Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.

PASSO A PASSO

1. Faça uma busca por materiais. Percorra com as crianças espaços da escola, reunindo materiais de largo alcance que possam ser empilhados para montar o circuito. É interessante buscar alguns itens que façam barulhos ao serem encostados ou derrubados. Com a ajuda delas, procurem também por elementos da natureza que possam ser incorporados como sementes para colocar dentro de latas.

PONTO DE ATENÇÃO: Ao recolher os materiais, tenha cuidado para não deixar que as crianças entrem em contato com farpas, rebarbas, pregos, resíduos tóxicos ou outros tipos nocivos de sujeira. Além disso, lembre-se de higienizar todos os itens seguindo os protocolos sanitários contra a covid-19.

2. Apresente a atividade. Em roda, diga às crianças que vocês vão brincar de fazer um caminho, construindo nele obstáculos com os materiais que reuniram anteriormente. Diga que o maior desafio será passar por ele sem encostar em nenhuma estrutura erguida, nem deixar elas se desmontarem e caírem no chão. Reserve aproximadamente 1 hora e meia para realizar a atividade.

3. Construa as estruturas. Em um espaço ao ar livre, solicite que as crianças construam as estruturas que serão os obstáculos do percurso. Nesse momento, é importante que as crianças façam as construções com liberdade de acordo com as hipóteses que fizerem sobre as possibilidades de uso de cada material. Mas considere fazer intervenções para que os obstáculos construídos sejam desafiantes e garantam a acessibilidade e a exploração de diferentes movimentos. Também é pertinente que as barreiras sejam construídas em diferentes tamanhos e que cada uma tenha ao menos um elemento que faça barulho ao ser encostado.

4. Comece o desafio. Assim que os obstáculos estiverem posicionados, convide as crianças a  sentarem-se e elejam uma para passar primeiro pelo caminho. Relembre a regra de não encostar nem derrubar nada. Incentive que os colegas observem e deem dicas de movimentos para passar por cada obstáculo. Ao encostar ou cair, a criança deve reconstruir a estrutura e ceder a vez para outra.

PONTO DE ATENÇÃO: Se notar que alguma criança não está engajada, converse com ela para saber quais são seus interesses. Convide-a para participar dos diferentes momentos da atividade, como na organização dos materiais, no apoio aos colegas e na travessia do caminho. É importante respeitar caso ela escolha não participar do desafio, mas ofereça a oportunidade de vivenciar a atividade a partir de outras perspectivas.

5. Finalize a atividade. Quando todas as crianças já tiverem passado pelo percurso, convide-as para auxiliar na organização do espaço, no ritmo delas. Você pode propor que elas decidam se querem desmanchar as estruturas com cuidado, tirando peça por peça; se preferem derrubar tudo de uma vez com seus corpos; ou se querem fazer das duas formas. Também é possível propor que elas guardem os materiais por grupos, inventando classificações como os pesados, os cilíndricos, os barulhentos etc.

divisória de fechamento