Para usar com as crianças

Crianças, já para fora: 4 projetos para se inspirar

Conheça iniciativas que incentivam o brincar ao ar livre e dão sugestões de atividades para fazer com as crianças

Crianças brincando na área externa da escola sob supervisão de professora. Mais a frente, temos duas crianças segurando algumas formigas.
Ilustração: Leticia Moreno/NOVA ESCOLA

Brincar ao ar livre possibilita o contato com a natureza e proporciona uma série de benefícios físicos, cognitivos, sociais e emocionais. Para auxiliar os educadores da Educação Infantil a pensarem propostas que dialoguem com os ambientes externos da escola e outros espaços do entorno, como praças e parques, listamos quatro projetos que abordam esta temática. Confira:

divisória

1. Na Pracinha

Na Pracinha é uma iniciativa de valorização das infâncias que busca ressignificar a relação entre as famílias, a cidade e a natureza. Com a premissa de que “a cidade é o nosso quintal”, o projeto incentiva brincadeiras ao ar livre e reúne uma série de atividades para as crianças, considerando diferentes idades e priorizando o contato com elementos da natureza. Além disso, promove encontros, disponibiliza conteúdos sobre o tema e ainda indica espaços ao ar livre, como praças e parques, para brincar com os pequenos.

2. Criança e Natureza

O projeto do Instituto Alana tem como objetivo criar condições favoráveis para que crianças cresçam e se desenvolvam em contato direto com ambientes naturais. Para isso, apresenta estudos, pesquisas e experiências que comprovam os benefícios dessa relação. No site do projeto é possível acessar uma série de conteúdos sobre o tema, desde um acervo de livros e vídeos até ferramentas para auxiliar educadores e familiares a conduzirem atividades ao ar livre, como a Cartilha “80 ideias para fazer lá fora”, com sugestões sobre como conectar os pequenos com a natureza. O projeto também desenvolveu o GPS da Natureza, um aplicativo que mapeia espaços como praças, parques e praças em todo o Brasil e sugere atividades e brincadeiras de acordo com o ambiente, clima e faixa etária.

3. Território do brincar

Coordenado pela educadora Renata Meirelles e pelo documentarista David Reeks, o Território do Brincar é um trabalho de pesquisa, documentação e sensibilização sobre a cultura da infância brasileira. A dupla viajou pelo país por dois anos e registrou a infância em diferentes lugares do território nacional. O resultado foram publicações, documentários e um acervo de brincadeiras brasileiras, que podem servir de inspiração para atividades ao ar livre com as crianças.

4. Apprendendo

Apprendendo é uma plataforma que apresenta sugestões de atividades simples para enriquecer as interações entre adultos e crianças de zero a 10 anos. O objeto é transformar situações do dia a dia em contextos potentes para o desenvolvimento infantil. A lista de atividades inclui momentos ao ar livre e de interação com o espaço público. Na versão app, disponível para sistemas Android e iOS, é possível registrar as atividades com imagens e texto, documentando o processo de aprendizagem da criança. A plataforma é uma iniciativa do Laboratório da Educação, organização que busca sensibilizar os adultos sobre sua importância no processo de aprendizagem das crianças.

divisória