Para usar com as crianças

Atividade: Valorize a história dos pequenos por meio de objetos afetivos

Uma proposta para incentivar as crianças a falarem sobre as lembranças de suas vidas e os itens que fizeram ou fazem parte dessa história

Ilustração abstrata de criança mergulhando em objetos e lembranças de sua vida.
Ilustração: Flavia Borges/NOVA ESCOLA

A primeira roupa, o primeiro bichinho de pelúcia, um álbum de fotografias e até o cordão umbilical. Desde o nascimento, são muitos os itens que marcam uma vida e carregam em si um pouco da história de cada pessoa. Na retomada das aulas presenciais, que tal explorar um pouco das memórias afetivas das crianças e saber o que há por trás dos seus objetos pessoais favoritos? Afinal, valorizar a história dos pequenos é um aspecto essencial para a construção da identidade na Educação Infantil.

Pensando nisso, compartilhamos abaixo uma atividade baseada na proposta Baú de Memórias, da professora alfabetizadora Mara Mansani, cujos objetivos são de que a criança desenvolva a construção de uma identidade pessoal de maneira positiva, que conheça e respeite diferentes modos de vida e que possa se expressar e desenvolver sua oralidade.

“Fizemos essa prática na formação com as professoras [em 2018], isso foi emocionante. Apareceu de tudo: cordão umbilical do filho, primeira roupinha de criança, primeira boneca e outros objetos carregados de memórias e histórias incríveis. Confesso que chorei conhecendo a história de vida de minhas colegas”, lembra Mara, que atua como formadora de professores da Educação Infantil na rede municipal de Salto de Pirapora (SP) e é colunista de NOVA ESCOLA.

De acordo com a educadora, a atividade pode ser realizada com as crianças ao longo de uma semana e envolver ativamente as famílias. Confira a seguir o passo a passo.

Divisória de atividade

Baú de memórias

Nesta atividade, os pequenos contam suas histórias através das lembranças despertadas por objetos especiais para a família

Indicado para: Crianças da Educação Infantil

Material: Fotos dos itens escolhidos pelas crianças

Na BNCC: EI03EO01 - Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.

EI03EO06 - Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

EI03ET06 - Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.

EI02EF01 - Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

1. Apresente a proposta para as crianças e as famílias. Comece conversando com as crianças sobre as lembranças de suas vidas e os objetos que fizeram ou fazem parte dessa história. Depois, explique a atividade às famílias, sua importância e os objetivos de aprendizagem.

2. Peça para que as crianças escolham um objeto especial para elas. Aqui vale lembrar que este item pode ser qualquer coisa que faça parte de sua vida e tenha significado importante para compartilhar com os colegas em uma roda de conversa.

PONTO DE ATENÇÃO: Como os protocolos sanitários contra a covid-19 não aconselham que as crianças levem objetos de casa para a escola, você pode pedir, por exemplo, que as famílias enviem fotos dos itens para mostrar às crianças em uma apresentação.

3. Convide as famílias a participarem da experiência. Além do objeto, convide os pais e responsáveis para escreverem e enviarem um pequeno relato sobre a história do objeto escolhido pela criança. Dessa forma, as crianças vão vivenciar uma situação de aproximação da cultura escrita, na qual um membro da família é o escriba de parte da sua história.

4. Compartilhe as histórias com toda a turma. Na escola, peça para que as crianças contem aos colegas sua história por meio das lembranças e dos significados dados ao objeto trazido. Em seguida, leia o relato enviado pela família.

5. Organize uma exposição virtual. Ao final da experiência, reúna as imagens dos objetos enviados pelos familiares e organize uma exposição virtual com os relatos de cada família. Essa será a oportunidade de todas as famílias conhecerem e se encantarem com as histórias das crianças.

divisória de fechamento