Para usar com as crianças

Atividade: Produza um livro com as histórias familiares

Além de explorar o tema da construção da identidade pessoal, o livro funciona como um registro do desenvolvimento da turma

Ilustração abstrata de mãe e filha olhando para porta retrato com foto da avó segurando a mãe quando bebê.
Ilustração: Flavia Borges/NOVA ESCOLA

Imagina se hoje, na vida adulta, você se deparasse com um livro, feito por você mesmo quando criança, com histórias e mensagens escritas por seus pais, irmãos, tios e avós, repleto de desenhos, fotografias e recordações de momentos especiais vividos em família. Essa é a proposta desta atividade, sugerida pela professora Mara Mansani, e que segue a linha pedagógica de Celestin Freinet, na proposta O Livro da Vida.

“O objetivo é de que as crianças conheçam sua história de vida, a de sua família e a de seus amigos, a fim de desenvolverem uma imagem positiva de si, atuando de forma independente e confiante com relação às suas capacidades”, explica a educadora, que atua como formadora de professores da Educação Infantil na rede municipal de Salto de Pirapora (SP). Além disso, a proposta estimula o trabalho coletivo, a participação das famílias e desenvolve a linguagem das crianças. Confira o passo a passo:

Divisória de atividade

Minha família, meu tesouro

Nesta proposta, as crianças e seus familiares registram por meio de diferentes linguagens suas histórias e hábitos

Indicado para: Crianças da Educação Infantil

Material: Um caderno e material de artes

Na BNCC: EI03EO01 - Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.

EI03EO06 - Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

EI03ET06 - Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.

EI02EF01 - Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

1. Apresente a proposta para as crianças e seus familiares. Explique que a ideia é criar um livro de registro das histórias das famílias. Conte que a prática envolverá atividades de expressão oral e escrita, além de leituras e rodas de conversa – tudo explorando o tema da construção da identidade pessoal. “O livro funciona como registro do desenvolvimento da turma, em que as crianças se apropriam do processo de escrita antes de dominá-la convencionalmente”, explica Mara. Será ainda um importante instrumento de registro das descobertas, anseios e aprendizagens das crianças. Nessa proposta, você será o escriba da turma.

2. Proponha a leitura de um livro sobre o assunto. Para ajudar as crianças e as famílias a pensarem no que pode ser registrado, uma boa sugestão é a leitura do livro “No dia em que você nasceu”, de Ana Busch e Caio Vilela, com ilustrações de Joanna Mora. Caso a leitura para a turma ocorra na escola, organize uma roda e depois converse com as crianças sobre como esse conteúdo se relaciona com o livro que elas irão fazer com seus pais e responsáveis.

3. Solicite uma breve entrevista com os familiares. Você pode enviar algumas perguntas para os pais e responsáveis responderem sobre os filhos e os filhos responderem sobre os pais. Por exemplo: O que você gosta de fazer junto com seu filho? O que você gosta de fazer com seus pais? Qual a brincadeira que mais gostam de fazer juntos? Há uma música que sempre escutam em casa? Registre as perguntas e as respostas das famílias no livro de cada criança. “É papel fundamental da Educação Infantil promover experiências em que as crianças possam ampliar o acesso ao mundo da escrita, da qual ela já participa desde seu nascimento, ainda que com diferentes frequências”, explica Mara Mansani.

4. Peça que as crianças façam seus registros. A partir da entrevista, as crianças cada uma no seu livro fazem também seus registros como desenhos, pinturas, colagens e fotos, e acrescentam o que mais desejarem e que não foi contemplado pela entrevista, por exemplo, o prato que mais gostam de comer juntos.

5. Crie um mural digital com as histórias. Ao final da atividade, que pode durar semanas, crie um mural digital utilizando ferramentas como o Padlet com as histórias e hábitos das famílias de cada criança.

divisória de fechamento