Para usar com as crianças

Atividade: Construa um jogo de tabuleiro com a turma e as famílias

Confira uma proposta de atividade para integrar os momentos na escola com a rotina em casa

Ilustração de adulto e criança construindo um tabuleiro para jogar com a família.
Ilustração: Nathalia Takeyama/NOVA ESCOLA

Que tal convidar as crianças e seus familiares para se envolverem na criação e desenvolvimento de um jogo de tabuleiro, do começo ao fim? Essa é uma atividade que reúne diversas oportunidades de aprendizagem para a turma e pode ser potencializada com a participação da família. Em casa, a meninada pode contar com a ajuda de pais, avós, irmãos mais velhos, primos e até amigos para pensar no tema do jogo e ilustrar o tabuleiro, por exemplo. 

NOVA ESCOLA conversou com Fabiana Bechara da Fonseca, autora do plano de aula Planejando a construção de um jogo de tabuleiro e educadora no Colégio Miraflores, em Niterói (RJ), sobre como encaminhar a proposta de forma proveitosa e organizada, sem onerar a família. Confira o passo a passo:

divisória de atividade

Construindo um jogo de tabuleiro com a participação da família

Convide a garotada e as famílias para pensar e montar um passatempo para todos se divertirem juntos


Indicado para: Turmas da pré-escola

Material: Cartolina, lápis de cor, canetinha, cola, papel sulfite, caixa etc.

Espaço: Escola e casa

Na BNCC: EI03EO03 - Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

EI03EO04 - Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

EI03EF01 - Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

EI03TS02 - Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

EI03ET04 - Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

EI03ET07 - Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.


PASSO A PASSO

NA ESCOLA

1 - Pesquise sobre o tema. Selecione alguns jogos de tabuleiro para apresentar para a turma. É interessante também ler as regras e buscar saber um pouco mais sobre esse universo. Você pode, por exemplo, pesquisar em sites sobre essa temática e os diversos formatos de jogos possíveis. 

2 - Organize as informações e os materiais necessários. Liste os materiais que provavelmente serão necessários para confecção do jogo: cartolina, lápis de cor, canetinha, cola, papel sulfite, caixa etc. Outra providência é ter à mão o contato de cada família ou responsável para comunicar sobre a atividade. Escreva, por fim, uma carta (a ser enviada na mochila das crianças ou por WhatsApp), explicando a ideia e convidando todos a participar de forma voluntária. Envolva os adultos com um texto convidativo e divertido, explicando o quanto será bacana se engajarem na proposta para reforçarem os vínculos, apesar da distância.

3 - Desafie a turma. Convide as crianças a criarem um jogo de tabuleiro com a ajuda das pessoas que moram com elas. Explique que ele será construído a muitas mãos, ora na escola, ora na casa de cada um, e que depois todos serão convidados a jogar. Apresente os jogos que você selecionou e pergunte se os pequenos já jogaram algum deles ou outros. Como foi a experiência? Do que mais gostaram?

EM CASA

4 - Escolha do tema. Explique para a turma que é chegada a hora de escolher, com a ajuda da família ou responsáveis, o tema do jogo. Cada criança precisa, em casa, conversar sobre o tema e apresentá-lo aos colegas. Juntos, vão definir a temática. Lembre-se de enviar um bilhete aos familiares ou responsáveis, explicando sobre essa parte da atividade. Dê exemplos para estimular ideias - passeio no parque, aventura na selva, missão de super-heróis etc.

NA ESCOLA

5 - Definam juntos o formato, objetivos e regras do jogo. As crianças vão definir o tema do jogo considerando as possibilidades elencadas em casa (nos próximos passos, vamos exemplificar com a missão de super-heróis) e, com sua ajuda, estipular o objetivo. Elas podem decidir, por exemplo, que o modelo do jogo será percurso e, o objetivo, levar uma liga de heróis do esconderijo secreto até um planeta distante, onde vão salvar os alienígenas de um vilão. Definam também quais serão os personagens e os elementos do cenário do tabuleiro. Cada criança ficará responsável por ilustrar um herói, o vilão ou um alienígena e receberá materiais (papel de tamanho adequado e lápis de cor e/ou canetinha) para levar para casa. A depender do número de crianças na turma, pode ser necessário haver mais de um vilão, por exemplo, para que todos tenham o que ilustrar. No decorrer dos próximos passos a serem realizados na escola, organize-se para irem escrevendo as regras do jogo. Você será a escriba do texto ditado pelas crianças e deve ajudá-las a compor as frases da melhor forma possível, fazendo revisões sempre que necessário. 

EM CASA

6 - É hora de soltar a imaginação. Familiares e responsáveis vão ajudar as crianças a se organizarem para fazer as ilustrações designadas para cada um. Você pode estimular que, juntos, eles pesquisem e pensem no traje dos heróis e do vilão, no corpo dos alienígenas etc. Os adultos podem ajudar a criar heróis ou desenhar os que já existem, inclusive, contando para os pequenos os personagens que faziam sucesso na infância deles.

PONTO DE ATENÇÃO: Em momento algum da atividade as famílias devem ficar responsáveis por ensinar alguma coisa à criança. Essa é uma competência da escola. Em casa, as tarefas devem estar relacionadas ao compartilhamento de experiências e momentos prazerosos.

NA ESCOLA

7- Desenhem o percurso. Ao receber as ilustrações feitas em casa, faça fotocópias delas para, futuramente, montarem a caixa do jogo. Depois, trace o percurso na cartolina, de forma a ligar o esconderijo secreto dos heróis ao planeta distante, deixando espaço para o número de cada casa. Convide as crianças para colar no tabuleiro os heróis, o vilão e os alienígenas, ilustrar o esconderijo secreto dos heróis, o planeta distante e o céu, que fará as vezes de fundo do jogo.

EM CASA

8 - Escrita de números. Oriente cada criança a escrever uma sequência numérica, de 1 a 20, por exemplo, se já tiverem trabalhado isso na escola. Envie para casa folhas de papel com as casas já demarcadas, lápis e um modelo para que os pequenos possam consultar sempre que necessário. Os registros serão usados para numerar o percurso e o dado. Reforce para os familiares ou responsáveis que a ideia é de que as crianças estão em fase de aprendizagem e, por isso, devem registrar os números da melhor forma que conseguirem. A depender dos saberes da turma, você pode solicitar que algumas crianças copiem textos como “VOLTE 1 CASA”, “AVANCE 3 CASAS”, “PERDE 1 VEZ”, “INÍCIO”, “FIM” para algumas casas do tabuleiro. Não se esqueça de enviar para casa modelos com esses textos também.

NA ESCOLA

9 - Construam o tabuleiro. De posse dos números e dos textos, peça ajuda das crianças para recortar e colá-los nas casas do percurso. Use os algarismos para colar em um cubo feito de papelão e funcionar como dado. É chegada a hora também de escrever o nome do jogo no tabuleiro. Realize essa tarefa coletivamente. Você será a escriba, apoiando a turma para escrever e revisar. Uma caixa de pizza limpa, uma caixa grande de calçados ou ainda uma pasta servirão de caixa para guardar o jogo. Use as fotocópias das ilustrações para decorá-la (ou convide a turma para ilustrar novamente) e, coletivamente, escrevam o nome do jogo na parte superior.

10 - Hora de jogar! Com o jogo pronto, reúna a turma para experimentar o passatempo. Vocês podem usar elementos pequenos, como brinquedos disponíveis na escola, para fazer as vezes dos peões. Depois, elejam, por sorteio, a ordem de nomes para levar o jogo para casa.

EM CASA

11 - Leve a diversão para toda a família. Proponha que familiares e responsáveis experimentem o jogo feito por todos vocês, juntos. Vale mandar um bilhete, relembrando o quão importante foi contar com a colaboração de todos, peça que tomem cuidado com o material e que devolvam a caixa na data marcada, para que outras crianças possam brincar também. Peça, se possível, para que registrem o momento do jogo em casa com fotos, escrevam sobre a experiência ou ainda gravem áudios, contando como foi a brincadeira.

divisória de fechamento

Mais sobre esse tema