Para usar com as crianças

Atividade: representando os movimentos do corpo por meio de produções artísticas

Confira uma proposta que combina música, dança, desenho e oralidade para fomentar as percepções e expressões infantis

Ilustração de objetos de pintura e desenho.
Ilustração: Renata Miwa/NOVA ESCOLA

Traços, cores, sons e movimentos: diferentes possibilidades de expressão. Quando colocamos em prática brincadeiras e atividades que envolvem várias linguagens, também estamos dando às crianças subsídios para que desenvolvam suas habilidades de diferentes formas. É o que garante Adamari Rodolfo Depetris, professora do Time de Autores de NOVA ESCOLA e especialista em Neuropsicologia.

A educadora, que trabalha com crianças de 4 e 5 anos na Escola Municipal Pró-Morar Barigui, em Curitiba (PR), explica que, ao se expressarem, as crianças estão criando, imaginando, se comunicando, descobrindo e se conhecendo. Pensando nisso, ela criou o plano de aula O desenho e o corpo, que combina música, dança, desenho e oralidade.

“Trabalhar várias linguagens na Educação Infantil possibilita uma diversidade de elementos para a criança criar. Dessa forma, ela se desenvolve e aprende valorizando o que mais gosta de fazer, a linguagem que mais chama atenção, além de ter a oportunidade de conhecer e se expressar de formas diferentes”, ressalta Adamari.

Para colocar a atividade em prática, seguindo os protocolos de segurança para este momento de pandemia, confira o passo a passo a seguir.

Divisória de atividade

O desenho e o corpo

Apresente às crianças obras que retratam os movimentos do corpo e as instigue a fazerem suas próprias produções


Indicado para: Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Material: Fotos das obras, corda e grampos para o varal, pedaços de fitas coloridas ou barbantes, folhas nos tamanhos A3 e A4, papel kraft, lápis grafite e caneta hidrográfica ponta grossa

Na BNCC: EI02EO02 - Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios. 

EI02EF09 - Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. 

EI02EF01 - Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.


PASSO A PASSO

1. Pesquise sobre o artista. Para desenvolver a atividade, escolha um artista que utilize os movimentos do corpo para criar suas obras. Uma sugestão é Heather Hansen, mas pode ser qualquer outro que você conheçaq e prefira.

2. Organize a turma em uma roda. Convide o grupo para se sentar e conte que eles vão apreciar imagens de um artista que usa os movimentos do corpo para criar várias obras de arte. Explique também que depois eles vão explorar os movimentos do próprio corpo utilizando fitas ou barbantes, para então desenhá-los.

PONTO DE ATENÇÃO: Se necessário, organize a turma em pequenos grupos, mantendo distanciamento entre as crianças para que se respeitem os protocolos de biossegurança, e realize a atividade com um grupo por vez. Você pode organizá-las na sala com a ajuda de tatames espaçados ou tapetes menores, ou ainda, marcando um X no chão para garantir a distância recomendada. Enquanto um grupo desenvolve a atividade, os demais podem brincar nos cantos fixos.

3. Prepare um varal de imagens. Coloque fotos das obras do artista escolhido em um varal na altura das crianças, na própria sala de atividades. Permita que elas se aproximem das imagens para apreciá-las. Para que não haja aglomerações, chame uma ou duas crianças por vez para observação. Se optar pela exploração manual das fotografias, estas devem estar plastificadas para serem higienizadas após o uso, a fim de que outras crianças possam manipulá-las. Se você usar a artista sugerida (Heather Hansen), o ideal é expor primeiro as obras finalizadas no varal, para que as crianças criem possibilidades e indagações sobre como foram feitas e, na sequência, as imagens da artista produzindo as obras com os movimentos do corpo. Assim, as crianças perceberão o processo que levou à produção.

Após acompanharem a sequência de imagens e conversarem entre si, incentive as crianças a perceberem a natureza do desenho da artista, as especificidades da sua produção, e a observarem questões como quais movimentos a artista faz para produzi-los, quais materiais ela usa para fazer suas obras etc. Faça registros dessa conversa, anotando o que vão expondo entre elas e para você.

4. Incentive as crianças a explorarem seus movimentos. Convide as crianças a dançarem e explorarem seus movimentos utilizando pedaços de fitas ou barbantes. Para isso, coloque uma música instrumental ou cantada. Varie o repertório introduzindo vários ritmos musicais para os pequenos dançarem enquanto exploram os gestos e os movimentos de seu corpo de diferentes formas e utilizando o material.

5. Convide os pequenos para desenharem. A proposta é de que representem no papel os movimentos que fizeram enquanto dançavam. Para isso, disponibilize folhas em branco de diferentes tamanhos, como A3 e A4, e papel Kraft. Eles podem querer fazer o desenho da mesma forma que a artista, isto é, no chão. Portanto, é interessante ter disponível o papel kraft ou outro que seja grande o suficiente. Peça que escolham entre o lápis grafite e a caneta hidrográfica de ponta grossa para fazer o desenho. Deixe-os livres para, se quiserem, colar os barbantes ou fitas que utilizaram nas danças em pedaços menores ou no tamanho real, para a sua representação.

6. Converse sobre as representações. Fale sobre o porquê dos materiais escolhidos e sobre as ideias que tiveram. Registre esse momento por meio de fotos ou vídeos curtos e aproveite para escrever relatos sobre o que as crianças vão expondo. Para se exprimirem, algumas vão priorizar expressões faciais e corporais em vez da fala, então esteja atento a todo tipo de comunicação para que elas possam se expressar livremente. 

7. Pendure as obras no mural. Na medida em que as crianças forem finalizando as produções, vá fixando, com a ajuda delas, as obras no mural previamente preparado para isso. É importante que este seja de fácil acesso às crianças e aos familiares, para que apreciem o trabalho. Com todas as produções expostas, peça para quem se sentir à vontade mostrar a sua e contar sobre ela (o que fez, como representou, qual material utilizou, por qual motivo etc.). Dê voz às crianças para que todas tenham a oportunidade de se expressar e se comunicar da forma que achar mais viável.

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