Para usar com os alunos

Três brincadeiras para desenvolver a linguagem

Que tal ler uma história, montar uma caixa-surpresa musical ou brincar de rimar com as crianças? Confira as propostas

Ilustração instrumentos musicais e objetos para reprodução de sons.
Ilustração: Renata Miwa/NOVA ESCOLA

A leitura de uma história, uma caixa-surpresa musical e uma leitura de rimas. Essas são apenas três entre tantas brincadeiras que podem ser feitas com as crianças da Educação Infantil para desenvolver a linguagem e explorar Campos de Experiência da BNCC, tais como “Corpo, gestos e movimentos”,Escuta, fala, pensamento e imaginação” e “Traços, sons, cores e formas”.

Para te inspirar, compartilhamos abaixo as três propostas, criadas pela professora Talita Regina Marques, do Time de Autores de NOVA ESCOLA. Vale lembrar que as atividades devem respeitar os protocolos de biossegurança exigidos pela pandemia. Isto é, lembre-se de higienizar as mãos das crianças antes e depois das brincadeiras, fazer o uso da máscara de proteção, bem como de álcool gel. Brinquedos e objetos usados durante as atividades também devem ser higienizados antes e depois das interações.

divisória de atividade

Atividade 1: Leitura de histórias


Indicado para: Bebês

Material: Para começar, você precisará de uma história. Uma sugestão é Bruxa, Bruxa, Venha à Minha Festa, de Arden Druce; um aparelho para reproduzir o som (caso queira sonorizar o ambiente com música instrumental); almofadas ou travesseiros para montar o cantinho; máquina fotográfica ou celular para registro.

Como trabalhar: Converse com os bebês sobre a proposta que será realizada. Provoque a curiosidade e o encantamento deles por meio de perguntas como “o que será que acontecerá aqui hoje?” e se expresse corporalmente. Observe quais as reações iniciais dos bebês. 

Durante a leitura da história, os bebês estarão próximos a você. Leia a história exatamente como está no livro, sem trocar palavras. Treine a leitura antes para ler com ritmo e entonação instigante, despertando interesse e curiosidade nos bebês. Ofereça o livro e encoraje o bebê a contar a história também. Converse com eles e nomeie tudo o que acontece. Note como ocorre a interação dos bebês com você e quais suas reações no decorrer da história acerca dos acontecimentos narrados. Observe a exploração, expressão corporal, imitação das falas, gestos e quais os pontos de maior interesse do grupo.

Objetivos de aprendizagem da BNCC relacionados:
EI01EF03 - Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas).

EI01EF05 - Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar.

EI01CG01 - Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.

Plano de aula relacionado: Leitura de História

divisória de fechamento

Atividade 2: Caixa surpresa musical


Indicado para: Bebês

Materiais: Selecione canções que as crianças já conheçam como Dona Aranha, Borboletinha, Fui ao Mercado Comprar Café etc. Você pode pesquisar outras para cantar com o grupo. Se preferir, grave numa mídia para reproduzir no aparelho que tiver disponível em sua escola. Separe também figuras ou objetos que lembrem a canção, como, por exemplo, aranhas, borboletas e formigas e coloque-os em uma caixa. Separe pregadores e um varal (pode ser feito de barbante, corda, linha ou tecido).

Como trabalhar: Comece fazendo uma roda, mostrando a caixa e cantarolando uma das canções para envolver o grupo na proposta. Questione a turma sobre o que tem dentro daquela caixa. Chame atenção das crianças balançando-as e convidando-as para se sentarem próximo dela. Instigue a curiosidade dos pequenos ao retirar a primeira figura ou objeto que lembre a canção já conhecida pelos bebês e pergunte ao grupo todo: “Vejam o que encontramos dentro da nossa caixa! Quem sabe o que é?”

Nesse momento, os bebês estarão perto de você, cantando a canção. Entre na brincadeira com eles: deixe-os livres para continuarem suas iniciativas de exploração e interações. Note como acontece a exploração das figuras ou dos objetos que gradativamente estão sendo retirados da caixa-surpresa musical. Atente-se aos pontos de maior interesse das crianças. Continue na brincadeira, retire você também um objeto e faça boas intervenções a partir da ação dos bebês. Explore os gestos da música e imite as crianças.

Depois de explorar os objetos e as figuras de forma livre, verifique se algum bebê está próximo ao varal mexendo no barbante com os dedinhos. Valide a iniciativa e a descoberta, convidando as demais crianças para, em pequenos grupos, em duplas ou individualmente, acompanharem você até o varal e prender as imagens.

Objetivos de aprendizagem da BNCC relacionados:
EI01CG03 - Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.

EI01TS01 - Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.

EI01TS03 - Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

Plano de aula relacionado: Caixa-surpresa musical

divisória de fechamento

Atividade 3: Brincadeira com rimas


Indicado para: Bebês

Materiais: Utilize um livro de rimas para essa proposta. Boas sugestões são Você Troca ou Rima ou Combina? Você precisará de objetos presentes na história, de figuras impressas com velcro atrás (podem também ser plastificadas), para que possam ser coladas e descoladas no mural ou penduradas em um varal com prendedores de roupas.

Como trabalhar: Instigue a curiosidade das crianças apresentando o livro que será utilizado e o que vocês vão encontrar ao lê-lo. Converse com os bebês sendo recíproca às suas ações e nomeie o que acontece. Procure variar a entonação de sua voz sempre que contar uma rima. Isso chamará atenção deles. Em seguida, observe as reações e as possíveis imitações que poderão surgir. Observe como acontece a expressão corporal dos bebês ao fazer tentativas de pegar as figuras impressas ou ao manusear o mural de imagens. Atente-se aos pontos de maior interesse e a quais intervenções podem ser feitas, tais como brincar de querer trocar algo, imitar o som do personagem presente no livro etc.

No momento seguinte, disponibilize o livro para o manuseio das crianças. Observe se algum bebê faz tentativas de pegar as figuras também no livro e se ele imita a sua ação ao manuseá-lo, como, por exemplo, a forma de virar as páginas, ou se passa os dedinhos em cima das frases da história.

Objetivos de aprendizagem da BNCC relacionados:
EI01EF07 - Conhecer e manipular materiais impressos e audiovisuais em diferentes portadores (livro, revista, gibi, jornal, cartaz, CD, tablet etc.).

EI01EF05 - Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar.

EI01CG01 - Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.

Planos de aula relacionado: Brincadeiras com leitura de rimas

divisória de fechamento

Mais sobre esse tema