Para usar com as crianças

Atividade: crie um mapa de um trajeto conhecido

Utilize a linguagem cartográfica para apresentar as novas regras de uso dos espaços da escola

Ilustração colorida de duas crianças crianças brincando com um mapa da escola.
Ilustração: Nathalia Takeyama/NOVA ESCOLA

Embora a linguagem cartográfica seja pouco desenvolvida na Educação Infantil, ela pode despertar muita curiosidade e envolvimento das crianças. Nesse momento de retomada das atividades presenciais em meio à pandemia, o recurso pode ser um aliado na hora de apresentar as mudanças na configuração e uso dos espaços da escola.

Inspirados na proposta Criando um mapa de um trajeto conhecido, da professora Sandra Bonotto, do time de autores de NOVA ESCOLA, apresentamos um passo a passo para investigar com as crianças um trajeto conhecido da escola, aproveitando para dialogar sobre as novas regras de cada ambiente.

Divisória de atividade

Compreendendo e representando em uma mapa novas regras de uso dos espaços

Além de se divertirem explorando a escola, as crianças terão mais um recurso para ajudá-las a seguir os combinados

Indicado para: 4 anos a 6 anos e 2 meses

Material: Papel, lápis de cor, lápis grafite, borracha e canetinhas. É interessante utilizar sulfite A3, graças ao tamanho maior, para ambientar as crianças no contexto da cartografia. Se não for possível, utilize papel A4 ou craft cortado em tamanho similar ao A3.

Na BNCC: EI03ET04 - Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

EI03EF09 - Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

EI03EO02 - Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

1. Introduza o tema dos mapas. Apresente alguns mapas de exemplo para as crianças e pergunte se elas já utilizaram esse meio em alguma situação. Instigue-as a comentarem sobre os caminhos, informações e o que mais puder ser observado ali para ajudar quem precisa se localizar em determinado lugar.

2. Apresente a atividade. Sugira que as crianças elaborem um mapa da sala de atividades até o parque ou outro local dentro ou próximo da escola, incluindo as novas regras e estruturas da escola por conta da pandemia. Assim, elas terão mais um recurso para ajudá-las a seguirem os combinados. Sugira que as crianças relembrem e narrem esse trajeto, citando locais e pontos de referência que passam para chegar até lá.

3. Reúna-os em duplas ou trios. Distribua o material de artes e inicie a atividade. Diga que, juntos, vão elaborar o mapa do trajeto que fazem da sala ao parque, e que, para isso, precisam conversar com o colega para decidirem o que vão representar no papel. A ideia é proporcionar uma reflexão coletiva na construção do mapa, sempre relembrando as novas regras e protocolos sanitários.

4. Observe os diálogos e registros. Veja se há algum desacordo em relação ao trajeto e como as crianças resolvem a situação. Caso as crianças peçam que você as ajude a construir o percurso, tenha o cuidado de não fornecer as respostas, mas de fazer perguntas que as ajudem a refletir sobre esse caminho.

5. Encaminhe para a conclusão. Ao verificar que a turma está finalizando os mapas, avise que em seguida vocês irão investigar os trajetos presencialmente. Pode ser que os mapas não representem realmente o caminho. Tenha isso em mente de forma a ajustar as expectativas: o objetivo essencial da atividade é que as crianças conheçam a função da ferramenta e assimilem as novas regras de uso do espaço por conta dos protocolos sanitários.

6. Convide-os a utilizarem o mapa. Tente chegar com a turma até o parque utilizando o mapa. Enquanto vocês transitam pelo espaço, oriente as crianças a terem atenção aos registros, comparando se as informações estão de acordo com o que estão vivenciando. O percurso é o mesmo? Os pontos de referência estão representados?

7. Finalize com uma reflexão sobre a atividade. Em roda, instigue os pequenos a compartilharem o que acharam da experiência: quais descobertas fizeram ao longo da vivência, quais foram as dificuldades, se ficou faltando acrescentar alguma informação, se contemplaram as novas regras de uso da escola e do parque etc. Se acharem necessário, acrescentem juntos o que ficou faltando evidenciar no mapa.