Para colocar em prática

5 dicas para deixar os espaços mais acolhedores

Confira estratégias para garantir ambientes convidativos e com as marcas dos pequenos

Ilustração de criança pintando sobre uma mesa enquanto outras crianças observam.
Ilustração: Nathalia Takeyama/NOVA ESCOLA

Para manter a escola como um lugar de investigação, troca e convivência, mesmo em tempos de pandemia, é necessário oferecer ambientes convidativos e acolhedores às crianças. Para Eliana Sisla e Maria Teresa de Carvalho, psicólogas e especialistas em Educação Infantil e formadoras do Instituto Avisa Lá, é importante que o ambiente tenha informações estéticas diversas que instiguem a curiosidade. “Os espaços devem ter as marcas das crianças e falar sobre elas”, pontuam.

Para colocar essa abordagem em prática, reunimos cinco estratégias que contribuem para um ambiente mais acolhedor na Educação Infantil. Confira:

1. Exponha murais com produções das crianças. Seja nas salas de atividade, corredores ou espaços externos, organize murais com as produções artísticas das crianças e registros dos seus processos. As especialistas explicam que essa é uma forma de valorizar os percursos, o modo como aprendem, seus pensamentos, suas teorias sobre as coisas e sobre os fenômenos. Além de ser uma maneira de deixar o ambiente “com a cara” delas.

2. Organize os espaços de forma convidativa. Ceila Luíza Pastório, diretora da creche Baroneza de Limeira, em São Paulo, acredita que transformar os lugares em espaços atrativos para as crianças é uma forma de acolher. Para isso, ela sugere organizar a sala em diferentes estações de interesse, possibilitando diversas formas de brincar. Assim, ao entrar no ambiente, a criança sente-se convidada a explorar e seguir na brincadeira.

3. Convide as crianças a intervirem no espaço. Para construir ambientes acolhedores, a participação ativa das crianças é essencial. Beatriz Goulart, arquiteta e pesquisadora de espaços educativos e urbanos, sugere a promoção de rodas de conversas por meio das quais os pequenos possam dizer o que acham dos brinquedos, das cores da escola, dos espaços, do que pode ser melhorado, dando ideias de intervenções e colocando a mão na massa.

4. Envolva as famílias e resgate lembranças de casa. A diretora Ceila explica que as crianças se sentem mais pertencentes aos espaços quando levam algo de casa para a escola – seja um desenho, seja um brinquedo ou até mesmo uma foto. “É interessante combinar com as famílias para que as crianças façam produções artísticas para que fiquem expostas na creche”, indica.

5. Utilize recursos do teatro. Que tal propor um dia em que crianças, educadores e demais funcionários vão fantasiados para a escola? Brincar com os recursos do teatro, como a possibilidade de interpretar um personagem, pode contribuir para a acolhida das crianças. “Quando ela se veste de alguma coisa, fica mais fácil participar de uma roda de conversa para decidir sobre uma questão a respeito do espaço, por exemplo, já que muitos perdem a timidez”, comenta a arquiteta Beatriz Goulart.

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